Casa: Lugar de Família e Fé

CASA

Alguns dias atrás compramos uma barraca e a montamos dentro da sala de nossa casa. Estamos planejando um camping aqui no Texas há tempo! E as crianças se divertiram muito só com a ideia de testarmos a tenda, e até dormiram dentro dela na primeira noite. Veja neste post o profundo significado que as Escrituras nos ensinam sobre família e também fé a partir de sua própria casa.

Read in English

A Casa nas Escrituras

No princípio (hb. berishith) criou Deus os céus e a terra. Essa é a frase que inaugura as Escrituras. E a primeira letra hebraica utilizada é bet. Cada letra hebraica relaciona-se com uma figura (desenho, imagem) e carrega um significado (conceito, valor). A figura para bet é uma tenda. E seu significado é relacionado ao conceito de casa, família, e dentro. Além dessa letra, existe um termo muito utilizado nas Escrituras para o mesmo conceito, que é beit (Gn 6:14, 12:1; Ex 1:1; Lv 10:6; Nm 1:2; Dt 6:7).

Por alguns meses nossa família planejava comprar uma barraca de camping. Moramos atualmente no Texas, onde é bastante seguro acampar, mas ainda não tínhamos vivido essa experiência com nossos filhos. Na semana passada a escola deles promoveu uma feira com produtos novos que foram doados e seriam vendidos para arrecadar renda para a escola. Foi aí que compramos uma ótima barraca por cerca de 10% do seu valor de mercado!

Logo em seguida montamos essa tenda dentro da sala de nossa casa. E ali as crianças se divertiram com seus amiguinhos. Nossos filhos até dormiram na barraca na primeira noite e, então, a guardamos até irmos acampar em breve.

1. Beit

Antigamente era comum famílias viverem como nômades, seja em barracas, em cavernas e até em barcos – uma tendência que ressurge com a globalização. Em Gênesis 6:14, quando o Senhor ordena a Noé que construa uma grande barca de madeira e a revista com piche por dentro e por fora, o termo dentro no hebraico é beit (hb. 1004 = família, casa, interior). Essa é sua primeira menção nas Escrituras.

Observe que ali dentro dessa arca é que a família de Noé seria salva do dilúvio que destruiria toda forma de vida na terra. Muitos zombaram dele enquanto trabalhava na construção de um barco nunca visto antes. Deus lhe deu as instruções com detalhes que exigiram fé para serem executados. E todos fora daquela arca sofreram a consequência do dilúvio e morreram sem qualquer esperança (Hb 11:7; 1Pe 3:18-22).

Jesus disse algo muito interessante sobre isso: acontecerá nos últimos dias exatamente como foi nos dias de Noé. Ou seja, as pessoas estarão comendo e bebendo, casando-se e vivendo independente de Deus. E o fim chegará. Ninguém sabe o dia nem a hora (Mt 24:37; Mc 13:32; Lc 17:26).

Assim, somente aqueles que tiverem dentro de sua casa um lugar de fé sincera viverão com esperança e desfrutarão o melhor que Deus lhes tem preparado. Não existe qualquer lugar na terra tão propício para a vivência da fé, para comunhão com Deus e com as pessoas, como a sua própria casa. Assim como você viaja para um destino maravilhoso e, após alguns dias, tudo o que deseja é retornar para a sua casa, é também ali no aconchego do seu lugar que Deus deseja encontrar-se com sua família. E mais do que isso, revelar-se ao mundo através de cada um de nós, a partir de nossa “tenda”, do interior das nossas casas.

Você, porém, fará uma arca de madeira de cipreste; divida-a em compartimentos e revista-a de piche por dentro e por fora.

Gênesis 6:14

2. Oikos

Semelhantemente no Novo Testamento, Jesus investiu seu tempo de ministério para discipular homens e mulheres a partir de um relacionamento próximo com eles. Isso incluiu poucos encontros com multidões – quando ele lhes dava comida – e vários encontros menores de casa em casa. Uma leitura atenciosa dos Evangelhos sinóticos dão a entender que aquela casa que foi destelhada para a cura de um paralítico era a residência da família de Jesus (Jo 6:26; Mt 9:6-10; Mc 2:1; Lc 5:18).

O que estou tentando lhe mostrar é que a sua casa é o melhor lugar para você se encontrar com Jesus e desenvolver um relacionamento com ele e também com sua igreja. Você pode ter uma experiência com Deus em absolutamente qualquer lugar do universo. Mas o que tenho aprendido em minha experiência e a partir das Escrituras é que a casa é o lugar onde o Senhor deseja relacionar-se com você (Ap 3:20).

Jesus estava sempre em refeições, momentos de descanso e festas nas casas de pessoas que o recebiam (Mt 26:6; Mc 1:33; Lc 10:5). Paulo, antes de se converter, perseguia a igreja indo de casa em casa, pois esse era o foco das reuniões. Após se encontrar com Jesus, Paulo passou a servir a igreja, ensinando de casa em casa. Assim também a igreja iniciou-se, fortaleceu-se e cresceu (At 1:13; At 2:2; At 8:3; At 20:20).

Conheço cristãos que valorizam sua aparência e, às vezes, sua posição de liderança na igreja exige isso. Não significa que eles têm um coração mal, mas simplesmente valorizam mais o status público do que com um sincero relacionamento com Deus e com sua família. Mas a Bíblia nos ensina que, antes de tratar do assunto fé, é necessário tratarmos da própria família. E tanto essa quanto aquela são nutridas em serviço amoroso dentro do lar (1 Co 11:17-22; 1Tm 3:5-13).

Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.

Apocalipse 3:20

Conclusão

A casa é o lugar da família e da fé. Vemos isso do início ao fim das Escrituras que nos ensinam a importância de nossos lares para a comunhão e o desenvolvimento saudável da fé. Desde sua primeira letra, a Palavra de Deus aponta o valor da casa como um lugar de intimidade com Deus.

Assim como o seu coração está dentro de seu peito, é dentro de sua casa que Deus se encontrará com você e sua família. Dentro é lugar de sinceridade, de intimidade e de relacionamento duradouro. É por isso que Jesus está batendo à porta de nossos corações: Ele nos convida a o recebermos dentro de nossas casas e fazer delas uma arca para a salvação nossa e de muitos outros através de nós.


O que o Espírito Santo está falando com você?
Deixe abaixo seu comentário


Escute nossa conversa sobre esse e outros assuntos no Podcast Família & Fé:

Podcast Família & Fé | Faça já seu download

Contribuir


“Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem.
Por meio de você, todas as famílias da terra serão abençoadas.” Gênesis 12:3

*****

Show Buttons
Hide Buttons