Filhos são o maior patrimônio de uma família. Mesmo que você vendesse seu filho ou sua filha por um altíssimo preço, de certa forma eles ainda continuariam sendo seus. Mais do que portadores de seu DNA, eles são uma expressão da continuidade de sua vida. Sim, os filhos são uma bênção de Deus. Medite neste post sobre como lidar bem com esses pequeninos tão preciosos.
Nas 3 últimas semanas antes da Páscoa 2021, fizemos um devocional com nossos filhos chamado Eu Amo Sua Palavra refletindo sobre o Salmo 119, o maior capítulo da Bíblia. Isso já é uma tradição em nossa casa ao nos prepararmos para a Páscoa, estudando as letras do alfabeto hebraico e meditando na Palavra de Deus.
Algo novo para esse ano foi o questionamento sobre a aplicação das letras hebraicas em cada trecho ou estância daquele salmo. Como um poema acróstico, O Salmo 119 apresenta cada uma das 22 letras do alfabeto hebraico acompanhada de 8 versos exaltando a Palavra de Deus. Nossa filha disse que não estava enxergando a correlação de cada letra à sua respectiva estrofe – em outras palavras, é claro.
E minha resposta foi: vamos orar pedindo ao Espírito Santo maior entendimento e, especialmente, revelação em nossos corações. Se eu tivesse a resposta, poderia lhe explicar a conexão de cada letra com a porção relacionada, mas isso também estava bastante obscuro para mim. Desde aquela noite, recebemos revelações profundas que, muito mais do que garantir melhor compreensão do texto bíblico, nos deram maior clareza sobre nosso propósito de vida e também em nosso relacionamento com Deus.
Veja que o lidar com nossos filhos nos garante a oportunidade única de crescermos em nosso relacionamento com Deus. Se você não tem filhos biológicos, pode experimentar esse benefício ao empenhar sua vida nas crianças ou jovens que o cercam. O apóstolo Paulo, por exemplo, foi um homem cercado de filhos espirituais, rapazes com quem compartilhou seu tempo, tesouros e talentos (1Tm 1:2; Tt 1:4; Fm 1:10).
1. Ativo Mais Precioso
Falando de Páscoa, vale lembrar que Deus enviou 10 pragas sobre o Egito com o intuito de libertar o povo de Israel da escravidão e conduzí-los para Canaã, a terra prometida aos seus patriarcas. Os israelitas estavam sofrendo tanto que clamaram a Deus, que os ouviu e decidiu enviar seu servo Moisés como um facilitador do êxodo. Diante do coração endurecido de Faraó, o Senhor Deus enviou seguidas afrontas ao deuses egípcios, culminando com a morte de todos os primogênitos, tanto dos homens quanto dos animais (Ex 12:23).
Mas foi a perda dos filhos que deu o basta, o ponto final, daquela situação. Nem mesmo a própria vida do Faraó ou de qualquer egípcio significaria tanto. E conosco é assim também. De tudo o que podemos conquistar, nossos filhos são nosso ativo mais precioso, nosso maior patrimônio. A Bíblia diz que os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos. Ou seja, hoje e na sua velhice, serão os filhos o grande motivo de honra e legado de sua vida.
Por essas e outras precisamos aprimorar constantemente o modo como lidamos com nossos pequeninos. Você não deve falar palavras de maldição sobre seus filhos, ignorá-los (cuidado especial com o celular) nem mesmo irritá-los (Ef 6:1-4). Mesmo quando eles estiverem passando do limite em qualquer aspecto, sua atitude deve ser de amor para com eles. E o amor corrige, não é displicente. Você precisa vigiar seus filhos, orar por eles – e com eles – todos os dias, instruí-los no caminho em que devem andar e gastar tempo juntos, pois você é a Bíblia que eles lêem frequentemente.
A criação de filhos exige sabedoria e atitude firme. Quando o rei Salomão ainda era novo no trono, foi-lhe trazida a seguinte questão: duas mulheres disputavam um bebê vivo após outro bebê morrer na mesma maternidade. Cada uma exigia diante do rei o menino saudável. Como ele não podia comprovar quem falava a verdade, ordenou que o bebê fosse cortado ao meio, e cada uma recebesse uma metade. Imediatamente a mãe verdadeira abriu mão de seu direito e clamou ao rei que deixasse a outra mulher ficar com a criança. E o rei deu a ela mesma seu filho, sem dúvida de que ela demonstrara compaixão materna (1Re 3:16…).
Quando você percebe que seus filhos são seu maior patrimônio, você manifestará sabedoria de forma natural, altruísta e recompensadora. Mesmo que não se sinta muito capacitado, você já é um pai, uma mãe, o que basta. E a isso, acrescente virtude na maneira como lida com seus filhos constantemente (2Pe 1:5-8).
Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos, e os pais são o orgulho dos seus filhos.
Provérbios 17:6
2. Bênção
A Bíblia também diz que os filhos são uma bênção do Senhor. Outras traduções dizem “presente” ou ainda “herança”. De qualquer forma, eles vêm de Deus para nós. Carregam nosso DNA, semelhanças impressionantes de comportamento além de traços físicos do pai e da mãe. Mas não apenas isso, eles também trazem uma realidade do céu para a família que os recebe (Sl 127:3-5).
Aprendemos isso quando nosso primogênito nasceu e fomos visitados por uma amiga de nossa família. Ela nos disse: “esse bebê traz algo direto do céu, de Deus, para vocês”. Nunca tínhamos pensado nisso, mas é verdade!
E com isso recebemos também a responsabilidade de sermos “mordomos” de um tesouro precioso. Independente da idade de seus filhos, sejam ainda bebezinhos ou já adolescentes, eles foram confiados a você até que se tornem adultos. E diante de Deus você tem a atribuição de cuidar bem deles e torná-los bem sucedidos. Ouvi certa vez que não existe sucesso sem um sucessor bem-sucedido. Ou seja, o resultado de sua própria vida está diretamente relacionado ao futuro de seus filhos (Pv 10:1; 17:21-25; 19:13)
Creio que por isso o termo “filho” esteja entre as 7 palavras mais citadas na Bíblia. Esse assunto é relevante para o Espírito Santo que ao inspirar as Escrituras lembrou-se dele muitas vezes. E continua a se importar. Por isso peça ajuda ao Espírito Santo sobre como lidar melhor com seus filhos, como demonstrar amor de forma mais efetiva e ser para eles uma verdadeira bênção – como eles são para você.
Os filhos são um presente do Senhor; eles são uma verdadeira bênção.
Salmo 127:3
3. Continuidade de Vida
Por último, os filhos são aqueles que levarão seu nome adiante. Toda pessoa verdadeiramente próspera tem uma visão de longo prazo. Ela não se importa apenas com o agora, ou com os próximos anos, mas com as próximas décadas e as gerações seguintes. Por isso é importante você entender que os filhos são uma expressão real de continuidade de vida (Sl 127:3-5).
Não adianta você querer economizar energia agora enquanto seus filhos são pequenos, pois o gasto ali na frente será muito maior. Enquanto seus pequenos estão em casa, você tem a oportunidade de pagar o preço de ser bom exemplo para eles, treiná-los para a vida – o que exige firmeza e paciência ao mesmo tempo – e principalmente orientá-los no temor do Senhor. Só assim você terá a recompensa de uma vida cheia de paz e alegria, tanto no presente quanto no futuro.
Eu não sei qual foi sua motivação para ter um filho. Mas você escolheu ter um filho, não foi o seu filho que escolheu ter um pai ou uma mãe. E isso naturalmente traz a bênção de um legado e também a responsabilidade de um investimento de alto risco. Por isso todos os pais precisam da ajuda do Espírito Santo tanto para nutrir seu casamento quanto para criar seus filhos no temor do Senhor. Larry Titus diz que é impossível construir uma família bem-sucedida sem a ajuda do Espírito Santo.
E quanto antes reconhecer isso, mais vantagem você terá em todos os aspectos. Meu chamado ao encerrar este post é que você reflita na necessidade da ajuda de Deus para estabelecer um lar saudável que lhe garantirá o futuro que você deseja. Ele enviou Jesus, seu próprio filho, para nos reconciliar com ele garantindo-nos uma vida abundante. Não importa se você é um cristão ou não.
Hoje é o tempo de decidir como sua vida continuará daqui em diante. Não engane a si mesmo. Avalie bem seu coração e inicie agora mesmo uma revolução rumo à vida abundante. Você deseja viver como uma criatura qualquer ou como herdeiro do que Deus tem preparado de melhor para você e sua família? (Gl 4:7)
Todo o que nega o Filho também não tem o Pai; quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai. Quanto a vocês, cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.
1João 2:23-25
Conclusão
É um privilégio ser pai ou mãe. Nossos filhos são a maior recompensa que podemos ter na vida. Eles são uma verdadeira bênção de Deus e também a expressão da continuidade de nossa própria existência. O Senhor disse a Abraão que através dele, ou seja de sua descendência, todas as famílias da terra serão abençoadas. E Jesus é o filho que cumpre essa promessa.
Assim cada família precisa da ajuda de Deus para nutrir um casamento saudável e instruir seus filhos no temor do Senhor. Se falharmos nessa questão, nada fará sentido na vida. Então abra seu coração e aceite a ajuda do Espírito Santo para avançar, apesar das circunstâncias, rumo ao melhor que está preparado para você e seus filhos.
Estão chegando os dias, declara o Senhor, o Soberano, em que enviarei fome a toda esta terra; não fome de comida nem sede de água, mas fome e sede de ouvir as palavras do Senhor.
Amós 8:11
Oração: Deus, muito obrigado por seu amor e pelos filhos que o Senhor me dá. Minha oração é por sabedoria para ser um bom pai, uma boa mãe, e instruir meus filhos no temor do Senhor para a sua glória, em nome de Jesus. Amém.
O que o Espírito Santo está falando com você?
Deixe abaixo seu comentário
Escute nossa conversa sobre esse e outros assuntos no Podcast Família & Fé:
Comments
One response to “Pais e Filhos: Como Lidarmos com Nossos Pequeninos Tão Preciosos”
[…] Leia em Português […]