Todos temos algo a aprender sobre finanças. E todos podemos aprimorar a maneira como lidamos com nossos recursos financeiros. O objetivo deste post é despertá-lo para o conhecimento e prática de hábitos que resultarão em maior sucesso em suas finanças e, consequentemente, saúde para seu casamento e convívio familiar.
Finanças na Família
Deus nos instrui em sua Palavra sobre finanças mais do que muitos outros assuntos que você possa imaginar. Esse é um conteúdo necessário. Finanças destacam-se entre as 3 principais causas de crise conjugal e familiar, seguidas com a dificuldade de comunicação e problemas relacionados à sexualidade.
Essas são áreas em que todo homem precisa crescer continuamente. E não apenas eles mas também as mulheres e até as crianças. Todos são beneficiados quando um lar lida bem com o dinheiro. Não existem finanças do marido ou da esposa, pois a família inteira é afetada pelo modo como administra seu dinheiro.
Quando eu era criança, costumava achar que meu pai possuía mais dinheiro do que ele de fato ele tinha. Não tínhamos carro durante minha infância e, sempre que meu pai considerava a possibilidade de adquirir um veículo, eu pensava que ele desistia da compra por qualquer motivo menos a falta de recursos.
Por isso quando comecei a trabalhar e ter meu próprio dinheiro, logo comecei a gastar mais do que eu podia. Eu queria satisfazer pelo menos uma pequena lista de desejos (não necessidades, continue lendo) e isso resultou em problemas financeiros com poucos meses de conta bancária. Veja que de um modo ou de outro, para o bem ou para o mal, o modelo de finanças praticado em nosso lar gera resultados tangíveis.
O Shemá e Nossas Finanças
Isso é muito sério, e a Palavra de Deus nos instrui a vivermos para o glorificarmos com toda nossa vida, o que inclui e depende de nossas finanças. Quando você decide amar o Senhor de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças, você precisa colocar suas finanças em ordem. Somente assim sua vida, seu lar e toda sua família o glorificarão.
Os judeus consideram Deuteronômio capítulo 6 um de seus textos mais sagrados. Ali encontramos o Shemá Israel (Ouve, ó Israel), que pode ser aplicado ao contexto das finanças. Veja abaixo as 3 atitudes de acordo com o Shemá para o sucesso nas finanças de sua família a partir de sua decisão de honrar o Senhor com toda sua vida.
Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.
Deuteronômio 6:4
1. Ame o Senhor Deus de todo o seu coração
A maneira como lidamos com o dinheiro revela nosso temor a Deus e o futuro de nossos filhos (Deut 6:2). Não podemos servir a Deus e ao dinheiro simultaneamente. Mamom, a entidade relacionada ao dinheiro, promete segurança, felicidade, liberdade e o sucesso que apenas Deus pode nos garantir verdadeiramente. Mas como descobrir a quem nosso coração tem servido?
O primeiro teste para verificar essa decisão é a entrega dos dízimos. Reconhecemos nossa dependência de Deus mediante a entrega de 10% de nossos rendimentos. A entrega dos dízimos flui de um coração cheio de gratidão e fé. Você encontrará muitas razões para não o fazer. Mas jamais encontrará uma pessoa fiel na entrega dos dízimos que não testemunhe da bondade e fidelidade de Deus. Há um mandamento bíblico e muitas promessas de bênçãos para o seu bem (Ml 3:10-12).
Quando Jesus disse ao diabo que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus, ele estava citando o texto de Deuteronômio. Isso nos mostra que antes da provisão material de que necessitamos diariamente está a sábia decisão do coração humano de obedecer o que a palavra de Deus nos orienta claramente.
Em nossa casa priorizamos entregar os dízimos de todo recurso financeiro que recebemos. Nossos filhos observam isso e também já o praticam. Muitas vezes são pequenas moedas, mas eles honram o Senhor com seus dízimos. E juntos temos presenciado verdadeiros milagres da fidelidade de Deus nos provendo sempre mais do que o necessário e antes do necessário. Mais do que as finanças, a saúde, a proteção, a plenitude de graça é derramada sobre a família que honra o Senhor com a entrega dos dízimos.
Isso é o que o texto de Deuteronômio orienta, que nossos filhos sejam ensinados desde a manhã até o final do dia, ao caminharmos, ao dirigirmos o carro, durante as refeições e em todos os momentos. Observe que sucesso na família, bem como nas finanças, exige visão de longo prazo. Assim, sua família e as próximas gerações serão abençoadas quando você dispuser seu coração para honrar o Senhor a partir da fidelidade nos dízimos.
Assim, ele os humilhou e os deixou passar fome. Mas depois os sustentou com maná, que nem vocês nem os seus antepassados conheciam, para mostrar a vocês que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor.
Deuteronômio 8:3 (Veja também Deut 6:3-4, Mt 4:4, Mt 6:24)
2. Ame o Senhor Deus de toda a sua alma
A maneira como lidamos com o dinheiro também determina a dimensão e qualidade de vida da nossa família (Deut 6:2). O grande problema quando se trata de finanças não são as necessidades de uma família, mas sim os seus desejos atendidos fora de hora. Nesse sentido, o aprendizado necessário é que nossas decisões, inclusive sobre dinheiro, não devem jamais ser feitas na alma.
A alma é o conjunto de seus pensamentos, vontades e emoções (sentimentos como surpresa, empolgação, tristeza, raiva e medo). Esse somatório resulta em problema certo para suas finanças, pois é lá que Mamom age através do engano de suas falsas promessas. Você pode reconhecer a influência de Mamom através dos seguintes sintomas relacionados a finanças:
- Ansiedade: preocupação constante sobre dinheiro;
- Descontrole: falta de noção dos gastos;
- Perdas constantes: “Se eu apenas tivesse mais dinheiro…”
- Mentalidade de pobreza: “Eu não posso comprar…”
- Compulsividade para compras: compras desnecessárias;
- Mesquinhez: mão fechada ou pão-duro;
- Ganância: desejo doentio de possuir mais e mais;
- Insatisfação: posses ou conquistas como fonte de alegria;
- Débito constante: principal meio de Mamom para aprisionar pessoas;
- Excesso de conversa sobre dinheiro: sempre menciona dinheiro.
Somente a partir de genuíno arrependimento com a ajuda de Jesus, você poderá viver acima dessas armadilhas. A partir do momento em que você não gastar um único centavo a partir das escolhas da sua alma, mas sim por uma decisão inteligente a partir das suas necessidades, você terá paz em suas finanças (Fp 4:19).
O que ajuda nesse sentido é o planejamento das finanças. E o orçamento é a única ferramenta que conheço e posso lhe indicar para o controle de seu dinheiro (veja abaixo como criar um orçamento em 5 passos). Deus deseja abençoar mais sua vida e família no futuro, e isso depende de sua habilidade de lidar bem com o presente (Deut 6:3,24). Se você for fiel sobre o pouco, ele o colocará sobre o muito (Mt 25:14-30)
Quando o diabo tentou Jesus a se jogar do alto do templo se era o Filho de Deus, a resposta foi “não ponha à prova o Senhor, o seu Deus”. Assim também, você será tentado a acreditar que pode gastar um pouquinho mais do que possui, afinal Deus é o seu provedor. E sua resposta deve ser conforme as Escrituras “não ponha à prova o Senhor, o seu Deus”. Assim você honrará o Senhor em suas finanças e ele suprirá todas as suas necessidades no tempo apropriado.
Você encontra neste link abaixo 5 passos para planejar suas finanças com um orçamento. Se você fizer a sua parte, Deus certamente fará a dele.
💰 5 Passos para Planejar Suas Finanças Com um Orçamento 💰
Não ponham à prova o Senhor, o seu Deus…
Deuteronômio 6:16 (Veja também Mt 4:5-7, Lc 14:28-33, Fp 4:19)
3. Ame o Senhor Deus de todas as suas forças
Além disso, a maneira como lidamos com dinheiro é influenciada por nossos relacionamentos. Você precisa honrar as pessoas que Deus tem lhe dado hoje em sua vida para que ele – o próprio Deus – possa apurar suas amizades. Sua prosperidade está em seus relacionamentos atuais bem como nos futuros.
A Bíblia diz que tudo o que vier às suas mãos, isso inclui amizades e convites, você deve lidar conforme as suas forças (Ec 9:7-10). Ou seja, ame o seu próximo com o seu melhor, com seu tempo, seus tesouros e seus talentos. Não vá além de sua capacidade, nem tampouco deixe de servir conforme está em seu alcance. E à medida em que você desfruta as oportunidades que Deus lhe concede hoje, você descobrirá a verdadeira prosperidade.
Quando Jesus foi tentado pela terceira vez pelo diabo, Jesus afirmou o que está escrito “tema o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto”. Mas como podemos amar a Deus sem amar o nosso próximo? Jesus agora está no céu, e não precisa de compartilhar seu alimento, suas roupas ou que você lhe abra uma porta. Mas quando você servir o seu próximo de alguma maneira, seja seu amigo, parente ou vizinho, você o estará fazendo a Deus.
Se você fizer a sua parte, Deus certamente fará a dele. E essas são apenas algumas maneiras de servir o Senhor com todas as suas forças:
- Dízimos: Um compromisso pessoal com o Senhor;
- Orçamento: Planejamento de suas finanças;
- Ofertas: Doações para a expansão do Reino de Deus;
- Poupança: Não significa ausência de fé, é bíblico;
- Investimentos: Para necessidades futuras, não para depender das riquezas (Ec 11:1-2);
- Trabalho: Sustento vem de Deus, e nosso trabalho o glorifica (Mt 5:16);
- Quitação de Dívidas: Primeira meta para o sucesso financeiro;
- Empréstimos: Você emprestará mas não tomará emprestado;
- Integridade: Honestidade na condução de seus negócios;
- Fiança: Atenção especial aqui! A Bíblia claramente nos orienta a não servirmos como fiador, sem excessão. Veja Pv 6:1-5; Pv 11:15; Pv 17:18.
Isso é mordomia cristã. Não seja como muitos que, mesmo dentro da igreja, estão dedicando suas vidas para servir Mamom. Você não pode servir a Deus e a Mamom ao mesmo tempo (Mt 6:24). Pois agradará a um, ou ao outro. Rejeite o amor ao dinheiro e seu egoísmo. Aceite as pessoas e oportunidades que Deus tem trazido à sua vida, sabendo que sua prosperidade está em seus relacionamentos.
Temam o Senhor, o seu Deus e só a ele prestem culto…
Deuteronômio 6:13 (Veja também Mt 4:8-10, 6:24)
Conclusão
Somos convidados a amar o Senhor Deus de todo o nosso coração, de toda a nossa alma e de todas as nossas forças. E isso inclui nossas finanças. Minha oração é para que você conclua a leitura desse texto disposto a entregar a Deus áreas de sua vida que ainda não rendeu a ele. Confie ao Senhor seus relacionamentos, suas próprias vontades e todo seu coração para que você e sua família experimentem a bênção de Deus, que enriquece e não traz dores.
Oração: Deus, muito obrigado por sempre me amar e suprir todas as minhas necessidades. Eu rejeito todo controle de Mamom e, voluntariamente, recebo o senhorio de Jesus em minhas finanças e toda minha vida. Eu peço e te agradeço, em nome do Senhor Jesus. Amém.
O que o Espírito Santo está falando com você?
Deixe abaixo seu comentário
Escute nossa conversa sobre esse assunto no Podcast Família & Fé:
Comments
One response to “3 Atitudes de Sucesso Para as Finanças de Sua Família”
[…] Reading: 10″Leia em Português […]