Sejam muito bem-vindos à Cerimônia de Formatura do Christ For The Nations Institute, em um ano incomum, 2020. Aproveite também para conferir no post abaixo os 10 principais aprendizados que eu e minha família temos a compartilhar desse período, desde que nos mudamos para Dallas – TX em um tempo de capacitação no CFNI.
Leitura: 5″
Read in English
Cerimônia de Formatura – CFNI 2020
Para assistir no Youtube: https://www.youtube.com/c/ChristForTheNationsInc/videos
Aprendizados em 3 Anos no CFNI
Nossa mudança para Dallas – TX em dezembro de 2017 foi um novo passo de fé rumo ao chamado de Deus para nossa família. Não viemos para passear nem mesmo porque gostávamos da cidade, onde nunca tínhamos pisado antes. E avançamos com novos aprendizados, que com alegria compartilhamos com vocês abaixo:
1. Relacionamentos: Amigos são presentes de Deus
Deus guia minha agenda – e meus relacionamentos – quando confio nele. Por isso não convém investir esforços para cultivar amizades. Antes devo valorizar ao máximo as pessoas que o Senhor traz à minha vida, inclusive em momentos de transição. Assim evito frustrações e amarguras. Que minha disposição para servir seja uma marca em cada um de meus relacionamentos, de perto de longe, a curto e a longo prazo.
“Os que olham para ele estão radiantes de alegria; seu rosto jamais mostrará decepção.”
Rei Davi, Salmos 34:5
Que a porta do seu coração seja sempre uma porta giratória, que permita as pessoas entrarem e permita as pessoas saírem.
John Hollar, in memoriam
2. Mordomia: Se eu fizer a minha parte, Deus certamente fará a dele
Deus sempre provê mais do que eu preciso e antes de eu precisar. Ele ama abençoar todas as pessoas. E à medida em que sou fiel sobre o pouco, Ele me coloca sobre o muito. Sou abençoado para abençoar outras pessoas. Pois tudo pertence a Deus, e eu sou seu mordomo.
“A bênção do Senhor traz riqueza e não inclui dor alguma.”
Salomão, Provérbios 10:22
Você nunca ganhará de Deus.
Robert Morris
3. Oração: A importância de priorizar Deus todas as manhãs
Não há nada mais importante para o sucesso pessoal do que priorizar oração a cada manhã. Quanto mais complexo for o momento e quanto mais ocupado eu estiver, mais eu priorizarei meu tempo a sós (incluindo meu cônjuge) com Deus. E este não deve ser um tempo em silêncio, mas um período para declarar em voz alta a palavra de Deus, adorar e orar no Espírito.
“De manhã ouves, Senhor, o meu clamor; de manhã te apresento a minha oração e aguardo com esperança.”
Rei Davi, Salmos 5:3
Oração e refeição é a maneira correta de contratar pessoas e de ser contratado, não uma entrevista.
Mike Massa
4. Compromisso: Gasto menos energia para tomar melhores decisões porque honro os meus compromissos
Se eu assumo um compromisso hoje, certamente não vou desfazê-lo em seguida. Deveria ser sempre assim, mas infelizmente não era. Por algum motivo, nossa família tinha o terrível hábito de cancelar agendas por um motivo ou outro. E mudamos neste sentido. Hoje gastamos menos energia para tomar melhores decisões porque entendemos que a única maneira de sermos pessoas confiáveis é honrando os compromissos firmados.
Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno.
Jesus, Mateus 5:37
5. Coincidências: Não existem coincidências
Em algum momento nestes últimos 3 anos, percebi que eu, um homem de fé, acreditava em coincidências. E isso abalava minha confiança em Deus. Após experimentarmos tantos milagres, ainda permitíamos ansiedade nos atormentar diante de novos desafios. Mas descobri que coincidências não existem. Deus, que sempre cuida de nossas vidas, é bom e fiel. E com isso, uma nova verdade passou a ser valor para nossa família: Não haverá impossíveis!
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.
Apostolo Paulo, Filipenses 4:6-7
6. Humildade: Como me tornar uma pessoa mais humilde para honrar mais Jesus?
E a resposta é “ouvindo melhor a pessoa diante de mim”. Eu tinha o hábito de interromper as pessoas ou, pelo menos, pensar em alguma resposta enquanto mal a ouvia. É cultura americana não interromper enquanto o outro fala, e isso me ajudou. Mas também o hábito de não julgar o próximo me surpreende com uma maior compreensão da realidade.
Antes da sua queda o coração do homem se envaidece, mas a humildade antecede a honra.
Salomão, Provérbios 18:12
7. Israel: A igreja nunca substituiu Israel como povo escolhido de Deus
A estratégia de salvação para toda a humanidade escolhida por Deus antes da fundação do mundo passa por uma família, o povo de Israel (Gn 12:3). John Knox, Martinho Lutero e até Wesley tinham uma compreensível dificuldade para enxergar Israel restaurado como nação. Mas um grande milagre aconteceu em 1948 quando o Senhor trouxe Israel de volta ao mapa. Outra grande lição que herdamos de Israel é o conceito de descanso semanal, embora este princípio tenha sido estabelecido por Deus muito antes da existência de Israel.
Irmãos, o desejo do meu coração e a minha oração a Deus pelos israelitas é que eles sejam salvos.
Apóstolo Paulo, Romanos 10:1
Uma teologia saudável afirma a escolha de Israel, confirma a adição dos gentios à salvação, e defende a imparcialidade com distinção.
Nic Lesmeister
8. Segurança: Quem anda com integridade anda em segurança
Resumindo em poucas palavras tantos aprendizados com um time muito especial com o qual trabalhei no Departamento de Segurança do CFNI nos últimos anos. Preciso manter a visão do todo, e isso inclui dar a volta pelo maior ângulo de visão e nunca me apressar. O inimigo é sempre covarde. O mais importante não é a arma que você carrega mas a maneira como você vive.
Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto.
Salomão, Provérbios 10:9
Deus não tem armas mas habita em luz inacessível. O importante não é a arma que você carrega mas a maneira como você vive.
Felix Tabe
9. Mentoria: “Espere, espere, espere… pegue!
Desde as primeiras semanas aqui em Dallas, eu e a Rapha conversamos e oramos sobre a necessidade de mentores pessoais, próximos e muito mais experientes do que nós mesmos. Esperamos o primeiro ano, o segundo ano e no final do terceiro ano Deus nos presenteou com um casal além de nossas expectativas. Mentores são necessários, garantem alívio e economia de anos de sofrimento, mas nunca devem ser escolhidos com pressa. Eles são preciosos presentes de Deus.
O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá.
Provérbios 11:25
Espere, espere, espere… pegue!
Larry Titus
10. “É uma questão do coração”
Essa frase do Dr. Dennis Lindsay simplifica muitas questões e me ajuda a me proteger na caminhada da fé. Origem, identidade, propósito, responsabilidades e destino. Na verdade, é tudo uma questão do coração.
Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.
Provérbios 4:23
Conclusão
Esse post não serve como uma receita de sucesso porque exclui muitos princípios que já cultivávamos anteriormente e, principalmente, temos muito ainda a aprender. Mas essas 10 lições são preciosos aprendizados que somamos nos últimos 3 anos. Agradeço a você que orou por nossa família e celebra conosco a chegada de uma nova estação. Amamos vocês!
Oração: Deus, muito obrigado por seu amor e fidelidade. Peço que me ajude a conhecer e prosseguir em conhecer o Senhor a cada novo dia. Eu viverei todos os seus planos para minha vida e família para a sua glória, em nome de Jesus. Amém.
O que o Espírito Santo está falando com você?
Deixe abaixo seu comentário
Comments
One response to “O Que Aprendi no CFNI”
Muito bom.. sempre me edifico com esses ensinamentos vindo de vcs.