Mordomia é um assunto que precisa ser constantemente destacado em nosso lar, criando uma cultura de boa administração e generosidade. Todas as coisas pertencem ao Senhor, e nós somos seus mordomos. Por isso aquele que é fiel sobre o pouco será colocado sobre o muito.
Leitura: 4″
Read in English
Este post dá sequência à série Os 10 Mandamentos da Família em que chamamos sua atenção para valores que devem estar presentes em seu lar para alcançarem com sucesso a linda missão que o Senhor lhes confiou. Chegamos ao oitavo princípio que é “Não Roubarás”. E a maneira como exploramos esse tema é indo ao cerne da questão, que é a mordomia.
Não furtarás.
Êxodo 20:15
Mordomia e Confiança
O Senhor sempre provê mais do que precisamos e antes de precisarmos. Ele é fiel sempre e sabe de nossas necessidades antes mesmo de as conhecermos. Mas nosso coração demonstra dificuldade para confiar nEle e precisa aprender essa atitude de fé.
Lembro-me de quando meu pai me disse que há pessoas que retêm tanto em suas mãos que vaza entre os dedos. É assim que alguns vivem, somando, acumulando e desejando mais e mais. Outros são tão liberais que desperdiçam facilmente o que lhes exigiu tanto esforço para conquistar. Mas existe um modo de vida melhor do que esses.
Quando comecei a trabalhar, uma das minhas primeiras compras foi uma câmera fotográfica que queria muito. Poucas semanas depois fui a praia com a Rapha e nos sentamos na areia à beira-mar para conversar com nossa mochila ao nosso lado. De repente uma onda mais forte veio até nós e molhou a mochila com a câmera lá dentro. Ela nunca mais ligou.
Essa foi a primeira vez que me despertei para a necessidade de aprender como ser um bom mordomo do que o Senhor tem confiado a mim. E existem 2 conceitos que resumem bem como praticarmos boa mordomia com generosidade.
De que serve o dinheiro na mão do tolo,
Provérbios 17:16
já que ele não quer obter sabedoria?
Não Compre Agora Para Pagar Depois
Robert Morris diz que comprar agora para pagar depois é roubar de seu futuro. Isso acontece toda vez que uma pessoa usa seu cartão de crédito para fazer uma compra porque não tem dinheiro no momento. É o mesmo que pegar dinheiro emprestado. Não roube de seu futuro!
Veja que roubar não significa apenas se apossar de algo que pertence a outra pessoa. Também se aplica a tomar algo próprio do futuro, antes do momento apropriado.
À medida em que administramos o que Deus tem nos confiado no presente com cuidado e generosidade, não haverá necessidade de antecipar gastos, nem de ganhos desonestos. Não tome o que é do seu futuro.
“Ele respondeu: ‘Eu digo a vocês que a quem tem, mais será dado, mas a quem não tem, até o que tiver lhe será tirado.”
Jesus, Lucas 19:26
Creia que Você Terá Hoje o Que É Bom Para o Amanhã
Mike Massa ensina que o pão nosso de cada dia na oração do Pai Nosso significa receber hoje o que é bom para o amanhã. Por isso Jesus nos orienta a pedirmos para hoje o nosso pão de cada dia, ou o pão do amanhã. Isso é exatamente o oposto de gastar antes para pagar depois.
É como um planejamento estratégico em que você se prepara para receber hoje o que vai precisar amanhã. Muitas vezes recebemos recursos de que não precisamos no momento. Mas chegará a oportunidade. E se você aprender a reservar o que não precisa hoje para o amanhã, você sempre terá mais do que o suficiente. Isso é verdadeira prosperidade.
E esse é o plano do Senhor para sua família. Confie no Senhor e você terá ainda hoje o que é bom para o seu amanhã.
Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”.
Hebreus 13:5
Conclusão
Não roubar significa mais do que não pegar aquilo que pertence a outros. Também inclui não tomar recursos próprios do seu futuro para usar no presente. E à medida em que você entende que todas as coisas pertencem ao Senhor e você é um mordomo, você começa a ser fiel sobre o pouco e o Senhor o colocará sobre o muito.
Oração: Deus, muito obrigado por seu amor fiel e provisão mais do que suficiente para minha vida. Mesmo que eu não tenha todas minhas vontades satisfeitas, reconheço que o Senhor sempre provê mais do que preciso e antes de eu precisar. Por isso lhe peço que me ajude a ser um bom mordomo daquilo o Senhor confia a mim para a sua glória, em nome de Jesus. Amém.
O que o Espírito Santo está falando com você?
Deixe abaixo seu comentário
Comments
2 responses to “Mordomia: Seja um Bom Mordomo e Generoso”
[…] Reading: 4″Leia em Português […]
[…] 8º Mandamento: Não Roube, mas Prefira Ser Bom Mordomo e Generoso […]