Nao ao adulterio

Diga Não ao Adultério e Seja Fiel às Suas Alianças

Adultério significa engano, traição, e falsificação. Essa é uma prática extremamente danosa à família. Veja neste post como proteger seu coração do adultério e também o caminho para o perdão e restauração de seu lar.

Leitura: 5″
Read in English

Este post é uma sequência da série Os 10 Mandamentos da Família em que tratamos do 7º princípio “Não adulterarás”. Comumente o termo adultério é relacionado à sexualidade, mas a Bíblia o associa à intenção do coração de enganar, e nos orienta a prevenirmos nossas vidas contra essa prática. Isso evitará muito sofrimento.

Não adulterarás.

Êxodo 20:14

Como se Proteger Contra o Adultério

A Bíblia diz que é o Mandamento, a Palavra do Senhor, que protege o homem da mulher imoral. Você certamente não deseja falhar em seu casamento nem destruir sua família. Por isso considere as 3 medidas a seguir:

1. Defina Sua Visão de Longo Prazo

Ninguém se casa hoje para se separar amanhã. Sempre que uma situação de adultério acontece e ameaça uma família é porque um acidente ocorreu no percurso. E geralmente sua principal causa é a falta de visão de longo prazo.

Quando eu e a Rapha ainda éramos amigos, e começamos a conversar sobre namoro, eu lhe disse que meu plano era termos 2 anos de namoro seguidos de 2 anos de noivado. E nos casaríamos em seguida para permanecermos juntos por toda a vida. Ela aceitou. E assim seguimos. Nosso relacionamento só melhora a cada dia.

Existem alguns relacionamentos que não escolhemos. Mas ao decidir iniciar um relacionamento por vontade própria, eu preciso de uma visão para o futuro. É claro que relacionamentos são sempre uma aventura, mas eu preciso escolher para onde estou indo, e não deixar a vida me levar. Por isso defina sua visão de longo prazo com seu cônjuge.

2. Pratique Prestação de Contas

Em seguida, é necessário que eu preste contas às pessoas de confiança que o Senhor trouxer à minha vida. Sempre existe alguém em quem posso confiar, alguém que está adiante de mim. Mesmo que ele não seja uma inspiração espiritual, profissional ou em qualquer outra área da vida, se ele é fiel e tem um casamento saudável, então preciso reconhecer que essa pessoa é um presente de Deus para minha vida.

Posso contar com pessoas diferentes em diferentes momento da vida para compartilhar como está meu coração, meu casamento e também as dificuldades que tenho enfrentado. Prestação de contas servirá como um espelho retrovisor para garantir segurança ao longo do caminho. Preste contas com sinceridade e frequência.

3. Respeite Os Limites Necessários

E por último, respeite os limites necessários. Você descobrirá esses limites dentro de seu próprio contexto. Não adianta eu compartilhar os meus ou sugerir outros. Cada pessoa precisa identificar de acordo com sua realidade quais são as áreas de fraqueza que exigem seu cuidado.

Mas posso dizer sem dúvida que o relacionamento com o sexo oposto exige uma atenção especial. A Bíblia nos orienta sobre isso. Existe um provérbio que diz que o preço de uma prostituta é um pedaço de pão mas ela caça vidas preciosas (Pv 6:26).

Enquanto morávamos em São José dos Campos desenvolvemos um projeto de evangelização de profissionais do sexo, que levou o carinho e amor de Deus a muitas pessoas. E naquela época descobri que não apenas mulheres mas também homens de toda classe social tem sofrido nesse engano de vender o próprio corpo por um preço super barato, mas causando enormes prejuízos a muitas famílias.

E esses prejuízos serão evitados se você identificar logo quais são os limites necessários e os compartilhar com sua família. Deixe inclusive seus filhos saberem quais são esses acordos, como por exemplo “não dar carona para o sexo oposto se estiver sozinho”. Respeite os limites necessários e você estará bem protegidos contra a tentação do adultério.

Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’. Mas eu digo: Qualquer que olhar para uma mulher e desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.

Jesus, Mateus 5:28

Caminho do Perdão e Restauração em Caso de Adultério

Se você acabou se envolvendo com a prática do adultério, você precisa gritar por socorro! Não pense que sua família acabou, nem considere o divórcio como sendo a solução pois não se resolve um problema criando outro. A solução para problemas complexos é sempre simples. Mas exige sua coragem para tratar esse assunto da maneira adequada e com o auxílio de uma pessoa de confiança.

O que a Bíblia fala sobre a pessoa que comete adultério não é nem um pouco encorajador. Então, o melhor que tenho a lhe dizer é que há esperança, mas você precisa gritar por socorro. E Deus trará a pessoa certa e lhe dará a graça necessária para superar esse “acidente de percurso” que não deve se repetir nunca mais.

Mas o homem que comete adultério não tem juízo;
todo aquele que assim procede a si mesmo se destrói.

Provérbios 6:32
  1. Ore pedindo perdão a Deus, em primeiro lugar. Reconheça que você errou. Peça a Deus que lhe dê a graça necessária para não errar novamente e lhe dê um coração sincero e constante em fidelidade. O Senhor lhe dará a graça necessária;
  2. Peça ajuda de alguém de sua confiança, uma pessoa do mesmo sexo, que possa lhe ouvir e aconselhar;
  3. Encare com coragem a necessidade de confessar seu erro e assumir as consequências, sejam elas quais forem. Não tenha medo de perder sua família. A única forma de mantê-la de maneira saudável é sendo sincero e, ao longo do tempo, você terá oportunidade de demonstrar seu amor sincero e fiel.

As consequências que você experimentará não serão fruto das escolhas de seu cônjuge nem qualquer outra pessoa, mas de suas próprias decisões. E assim, seu caminho de perdão e restauração certamente o preparará para um relacionamento mais saudável com sua família, bem como para ajudar outras pessoas que atravessem o mesmo tipo de dificuldade no futuro.

Conclusão

O adultério é uma prática extremamente danosa à família. E a maneira como você pode se proteger é definindo uma visão de longo prazo para sua família, praticando prestação de contas regularmente, e respeitando os limites necessários de acordo com sua própria realidade.

Se você se envolveu em adultério, grite por socorro. Há esperança para você. O Senhor Deus lhe dará a graça necessária para superar essa crise e o conduzirá por um caminho de perdão e restauração, pois Ele é o maior interessado no sucesso de sua família.

Oração: Deus, muito obrigado por seu amor eterno. Eu te peço que me dê a sua graça para guardar meu coração alinhado com o seu, em amor e fidelidade todos os dias da minha vida, em nome de Jesus. Amém.


O que o Espírito Santo está falando com você?
Deixe abaixo seu comentário


Podcast Família & Fé | Faça já seu download

Posted

in

by

Comments

One response to “Diga Não ao Adultério e Seja Fiel às Suas Alianças”

  1. […] Reading: 5″Leia em Português […]

Show Buttons
Hide Buttons