shabbat gift of time

Valorize o Shabbat Como Dia de Descanso Semanal

Shabbat é um presente de tempo que Deus entregou à humanidade desde o princípio. Mas é somente através da fé que podemos desfrutar do descanso oferecido pelo Criador às nossas famílias.

Leitura: 7″
Read in English

Dando sequência à série Os 10 Mandamentos da Família, veremos que o Shabbat é sagrado para Deus e como praticar a disciplina de descanso semanal com nossa família.

Shabbat

Shabbat é o segredo para evitar a fadiga. E seu benefício vai muito além de recarregar sua energia, mas serve como uma oportunidade para glorificar Deus em sua família. Isso é o mais importante na vida de todo ser humano. Tudo o que você fizer para glorificar Deus o ajudará muito, trará bem estar e bênçãos sobre sua família.

A fadiga constante e o baixo rendimento do tempo são os primeiros sintomas para aqueles que não descansam regularmente. Observo pessoas dizerem que é impossível separar um dia inteiro por semana para apenas descansar. Mas não é. Eu pratico essa disciplina há vários anos desde que observei que isso é uma clara ordenança de Deus para o homem. Amo trabalhar seis dias na semana mas o sétimo é meu favorito!

Esse dia semanal para descanso é chamado na Bíblia de sábado. Essa palavra vem do hebraico Shabbat que significa cessar, parar completamente. Preste atenção que o importante aqui não é o dia da semana que chamamos sábado, entre sexta e domingo, mas o conceito de um dia exclusivo para repouso após seis dias de trabalho concluído.

“Se você vigiar seus pés para não profanar o sábado e para não fazer o que bem quiser em meu santo dia; se você chamar delícia o sábado e honroso o santo dia do Senhor, e se honrá-lo, deixando de seguir seu próprio caminho, de fazer o que bem quiser e de falar futilidades, então você terá no Senhor a sua alegria, e eu farei com que você cavalgue nos altos da terra e se banqueteie com a herança de Jacó, seu pai.” É o Senhor quem fala.

Isaías 58:13-14

Descanso: sagrado ou comum?

mesa descanso rest table
Shabbat é tudo sobre família

John Wesley escreveu que “o sábado e o casamento foram as duas ordenanças instituídas em inocência, o primeiro para a preservação da igreja, o último para a preservação da humanidade.”

Note que a prática do descanso é apresentada na Bíblia antes da instituição da família e do casamento, no início do capítulo 2 de Gênesis. Da mesma maneira que o casamento deve ser valorizado na família, igualmente o descanso semanal. Na verdade, ambos são fundamentais para a preservação da vida, tanto no aspecto individual quanto coletivo.

No sétimo dia Deus acabou de fazer todas as coisas e descansou de todo o trabalho que havia feito. Então abençoou o sétimo dia e o separou como um dia sagrado, pois nesse dia ele acabou de fazer todas as coisas e descansou.

Gênesis 2:2-3

Não Apenas Para os Israelitas, mas Para Todos

Isso não é uma sugestão mas uma ordenança para o homem descansar após seis dias de trabalho concluído. Por isso é um grande engano considerar o dia de descanso semanal uma prática exclusiva para o povo de Israel. Assim como Deus descansou, ele ordenou que o homem fizesse o mesmo. Nesse momento, Israel ainda não existia como povo. Não havia a lei mosaica, que futuramente lembraria esse princípio (Êxodo 20:8-11). Adão e Eva não eram israelitas. Logo, o sábado não foi feito para Israel apenas, mas para toda a humanidade. Jesus reafirmou esse princípio para toda humanidade:

E então lhes disse: “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim, pois, o Filho do homem é Senhor até mesmo do sábado”.

Jesus, Evangelho de Marcos 2:27-28

A palavra grega anthropon encontrada no original desse texto significa o ser humano, deixando claro que o sábado não é apenas para os israelitas mas para toda gente. Deus santificou o Shabbat e nele descansou. Agora, se Ele mesmo descansou, por que você não descansaria? Certamente Deus não precisava do descanso. Mas o praticou para mostrar sua importância à humanidade, e desfrutar o resultado de seu trabalho.

“Será que vocês não sabem? Será que nunca ouviram falar disso? O Senhor é o Deus Eterno, ele criou o mundo inteiro. Ele não se cansa, não fica fatigado; ninguém pode medir a sua sabedoria.”

‭‭Isaías‬ ‭40:28‬

Senhor do Tempo

Assim como o profeta Isaías escreveu que Deus não se cansa, Jesus disse que o sábado foi feito para o homem. E ele também se apresentou como o Senhor do sábado. Jesus não é senhor do pecado, nem da doença ou de qualquer coisa ruim. Assim, é claro que quando Jesus se proclama Senhor do sábado, ele está reafirmando o valor do dia de descanso semanal.

Pois o Filho do homem é Senhor do sábado

Jesus em Mateus 12:8

Jesus foi criticado por ministrar curas no sábado por causa da inveja e incansável perseguição de líderes religiosos. Ele deixou claro que o sábado não é um dia comum para trabalho, assim como não deve ser motivo para uma pessoa julgar a agenda de outra. O apóstolo Paulo também citou esse assunto:

Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado.

Apóstolo Paulo, carta aos Colossenses 2:16

Em nossa primeira viagem a Israel a Rapha foi advertida em um elevador por pressionar o botão, escolhendo nosso andar no hotel, ao invés de esperar o elevador que pararia em todos os andares por ser sábado. Não se importe com o julgamento de outras pessoas nem julgue os outros. Entenda quais são os valores de sua família e pratique-os com a consciência tranquila.

Embora eu prefira iniciar meu descanso na tarde de sexta para sábado, muitas vezes eu preciso trabalhar nos finais de semana, e descanso um dia durante a semana. Isso é cada vez mais comum na sociedade contemporânea. Cada um deve cuidar da sua própria agenda. Na verdade, a ideia do sábado nunca foi um vigiar o outro mas cada um zelar bem pelo seu próprio tempo.

Tempo é Mais Importante do que Coisas ou Lugares

Deus está acima do conceito de tempo, mas ele escolheu o tempo para se revelar à humanidade e também mostrar-nos os limites estabelecidos nesse relacionamento. Por toda a Bíblia, você verá que homens e mulheres em sua caminhada com Deus sempre se mudaram de uma localidade para outra. Mas a revelação de Deus e os compromissos entre ele e a humanidade sempre estão relacionadas ao conceito do tempo, não a lugares. Observamos isso nas festas bíblicas marcando ocasiões especiais, por exemplo.

Abraham Joshua Heschel, um rabino austro-americano, observou muito bem que tempo é mais importante para Deus do que coisas ou lugares. Preste atenção nisso. Quando você abre a Bíblia no início de Gênesis, tudo começa “no princípio” apontando para um tempo de início. No final do Apocalipse, temos o próprio Deus se apresentando como o “Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim”, remetendo novamente à ideia do tempo.

Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.

Apocalipse 22:13

Templos e cidades são destruídos. Mas Deus escolheu um conceito abstrato como roteiro para nosso relacionamento com ele, o tempo. E nesse contexto, o dia de descanso tem um destaque especial. Muitos, porém, tocam sua vida simplesmente ignorando a oportunidade de descanso, e sofrendo imensuráveis prejuízos por isso.

Um presente de Tempo

Shabbat é um presente de tempo para sua família

Bonnie Saul Wilks, em seu excelente livro “Sabbath, a gift of time” (“Sábado, um presente de tempo”) chama o sábado “um presente de tempo”. O que alguns chamam de prática supersticiosa da preguiça é mostrada por Bonnie como um link que une gerações bem sucedidas. Ela também destaca três propósitos para a observância do Shabbat:

  1. Uma celebração cerimonial para os judeus relembrarem sua redenção da escravidão no Egito (Êxodo 13:1-16);
  2. Uma celebração cerimonial honrando Deus como o Criador do Universo em seis dias e seu descanso no sétimo (Gênesis 2:1-3);
  3. Um vislumbre da “Era por Vir” (Ezequiel 36:16-38)

Destaco de maneira prática o segundo item. O Shabbat vai além do benefício de recarregar sua energia, mas serve como uma oportunidade para glorificar Deus. Isso é o mais importante na vida de todo ser humano. Tudo o que você fizer para glorificar Deus te ajudará muito, trará bem estar e bênçãos sobre sua família.

Como Praticar a Disciplina do Descanso Semanal

mãos juntas para oração e descanso
Shabbat é parar por um dia na semana e ver o que Deus fará nos outros seis

Veja abaixo como pôr em prática essa disciplina com sua família. Lembre-se de que você deve dar os primeiros passos e os próximos serão facilitados. Como qualquer disciplina, é importante você entender que pequenos hábitos criarão caminho para que sejam mais constantes no futuro. Espere os resultados com a prática consistente ao longo do tempo. E aí você desfrutará os benefícios do descanso semanal.

  1. Prepare-se para o dia de descanso semanal. Vá ao mercado e faça uma compra, limpe e organize sua casa, prepare a comida, tire o lixo, e…
  2. Conclua o seu trabalho. Não existe descanso semanal sem trabalho concluído. Boa parte do valor do shabbat está em concluir o que você precisa concluir. E se você não o fizer, não conseguirá descansar. Não existe nada pior do que o peso na consciência por uma responsabilidade ignorada. Por último…
  3. Não permita que outros ditem sua agenda. Novamente, não se importe com aqueles que possam criticar seus valores. Em breve, eles serão inspirados por sua disciplina e os resultados dela para sua família. Sentem todos à mesa, orem em família, comam juntos. Desfrutem o Shabbat como um presente de tempo para sua família.

Um Ritual Sagrado

O pai tem um papel de maior destaque nessa responsabilidade. Ele deve aprender o caminho dessa disciplina. E sendo exemplo, terá oportunidade de ministrar sobre sua esposa e filhos palavras de bênçãos e empoderamento para cada nova semana.

Existe uma tímida mas real conscientização sobre o valor do Shabbat ressurgindo ao redor do mundo. Esse ritual sagrado para a família consolidará valores e maximizará seu tempo e sua energia. Por isso, te convido a dar os primeiros passos e começar a praticar a disciplina do Shabbat com sua família.

Conclusão

Os 10 Mandamentos da Família servem como uma orientação para você identificar os valores que sua família deve observar regularmente para cumprirem com sucesso sua missão. E aceitar o dia de descanso semanal que Deus entrega a sua família exige uma atitude de fé da sua parte. Decida de hoje em diante honrar o Senhor Deus praticando com sua família o dia de descanso semanal. Você experimentará bençãos sobrenaturais conforme a promessa da Palavra do Senhor.

Oração: Deus, muito obrigado por me presentear com um dia de descanso para cada seis dias de trabalho. Eu reconheço sua bondade e amor ao me instruir para uma vida de bem estar para mim e minha família. Por favor me ajude a me preparar e praticar a disciplina do descanso semanal de hoje em diante, em nome de Jesus. Amém.


O que o Espírito Santo está falando com você?
Deixe abaixo seu comentário



Posted

in

by

Comments

One response to “Valorize o Shabbat Como Dia de Descanso Semanal”

  1. […] Reading: 7″Leia em Português […]

Show Buttons
Hide Buttons