Valorizar o nome de Deus em sua família significa representá-lo bem. Medite neste post e veja de que maneiras práticas podemos glorificar Deus, e assim evitar usar seu nome em vão.
Leitura: 4″
Read in English
Este é o terceiro post da série Os 10 Mandamentos da Família, em que aprofundamos a aplicação dos Dez Mandamentos no contexto da família. Esses mandamentos apontam os valores inegociáveis para que sua família cumpra o lindo propósito que Deus tem para vocês.
Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.
Êxodo 20:7
O Nome Que Recebemos
Quando Deus criou o ser humano Ele lhes deu a capacidade de o temerem conforme Ele merece. Mais tarde Moisés entregou os 10 Mandamentos ao povo de Israel, e aquelas ordenanças foram reafirmadas por Jesus e seus apóstolos para todos nós. Entre eles encontramos o terceiro comando “Não usem o nome do Senhor em vão”.
O nome do Senhor representa sua pessoa. Ele é usado em vão sempre que nossa pessoa representa mal a pessoa do nosso Criador. Assim sendo, usar o nome do Senhor em vão significa muito mais do que apenas brincar com o nome de Deus ou citar o termo “deus” em momento inapropriado.
Quando alguém usa sua própria vida, seus talentos e a autoridade que recebeu do Senhor para o representar inadequadamente, o nome do Senhor é usado em vão. Quando uma pessoa usa a religião, incluindo a igreja e a Bíblia, ou sua posição de liderança para exercer controle sobre outras pessoas, o nome do Senhor é usado em vão.
De quem é esta imagem?
Há uma história citada nos 3 evangelhos sinóticos, praticamente com as mesmas palavras. Isso nos mostra quão importante foi essa conversa.
Jesus é interrogado por alguns fariseus e herodianos sobre o tributo pago a Cézar. Percebendo a má intenção deles, Jesus pede que lhe mostrem a moeda que era usada para pagar aquele imposto. O denário era uma moeda de prata de valor equivalente à remuneração diária de um trabalhador braçal.
Assim como aquela moeda tinha a impressão da imagem e do nome de Cézar, cada ser humano carrega em si a imagem e o nome de Deus. Jesus, então, diz aqueles homens que entreguem a Cézar o que pertence a Cézar, e entreguem a Deus o que pertence a Deus.
Jesus faz referência à criação, quando Deus formou o ser humano à sua imagem e conforme a sua semelhança para o glorificar. Ele mostra que não estava preocupado com as questões políticas, financeiras ou religiosas que tomavam todo o tempo daqueles homens.
Mostrem-me a moeda usada para pagar o imposto”. Eles lhe mostraram um denário, e ele lhes perguntou: “De quem é esta imagem e esta inscrição?” “De César”, responderam eles.E ele lhes disse: “Então, deem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”.
Jesus, Evangelho de Mateus 22:19-21
Vivendo no Nome do Senhor
E ele deixa claro que o Criador formou o ser humano para servir a Deus, para o representar aqui na terra cumprindo o seu propósito. Deus os criou macho e fêmea. Qualquer variação de gênero não representa Deus, é o mesmo que usar seu nome em vão. Ele criou o homem para ser cabeça da família e dominar sobre a criação. Qualquer posição que o homem assuma diferente dessa não representa bem o Criador, é o mesmo que usar seu nome em vão. Ele criou a mulher para ser uma auxiliadora essencial e valiosa para o homem. Qualquer papel diferente desse não o representa bem, é o mesmo que usar seu nome em vão.
Ele criou o ser humano para viver em sua presença, em santidade e obediência à sua palavra. Qualquer outro modo de vida não o glorifica, também é o mesmo que usar seu nome em vão. Deus criou a família para ser uma representação de sua pessoa na terra. E a maneira de não usarmos seu nome em vão é simplesmente vivermos de maneira digna do propósito que nos deu.
Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade, a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória.
Apóstolo Paulo, carta aos Efésios 1:11-12
Conclusão
O nome do Senhor representa sua pessoa. Toda família que decide representar bem a pessoa de Deus aqui na terra não usará seu nome em vão. Por isso escolha viver com sua família de modo que o nome do Criador seja glorificado onde vocês estiverem e em tudo o que fizerem, seja em palavras ou em ações. E assim vocês não usarão o nome de Deus em vão, mas serão bem-sucedidos em tudo, cumprindo bem o propósito dEle para sua família.
“Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.”
Apóstolo Paulo, carta aos Colossenses 3:17
Oração: Deus, muito obrigado por seu amor e pelo nobre propósito que o Senhor deu à minha família. Por favor ajude-nos a representar bem o Senhor aqui na terra e por toda eternidade. Eu escolho viver seus planos para minha vida e família, hoje e sempre, em nome de Jesus. Amém.
O que o Espírito Santo está falando com você?
Deixe abaixo seu comentário