Ídolos não combinam com uma família abençoada por Deus. Eles estão presentes nas sociedades desde os primórdios. Mas quando Deus entregou os 10 Mandamentos ao povo de Israel, a segunda ordenança foi uma das maiores, mais detalhadas e mais destacadas porque o Senhor se apresenta como Deus zeloso que não aceita nenhum tipo de ídolo entre seu povo.
Leitura: 5″
Read in English
Dando sequência à série Os 10 Mandamentos da Família, vamos refletir sobre o que é um ídolo e as consequências para uma família que se envolve com ele. Também veremos como uma família pode se livrar de um ídolo e viver sua espiritualidade saudável conforme a Palavra de Deus nos orienta.
Um Ídolo Tenta Tomar o Lugar que é Somente de Deus
Deus é incomparável, o Eterno que nos ama infinitamente. E tudo aquilo que tenta roubar o lugar de Deus em uma família é um ídolo. Pode ser uma imagem de qualquer material, dinheiro, carreira, a natureza e até o próprio ego. A Índia possui atualmente mais de 33 milhões de “deuses”. E em todo mundo mundo, cada vez mais, o ser humano tem sido focado como uma espécie de deus ou ídolo para si mesmo.
A. W. Tozer disse que “a essência da idolatria é o entretenimento de pensamentos sobre Deus que são indignos dele”. Ou seja, a tentativa de substituir quem Deus é por qualquer outra coisa é o que caracteriza um ídolo. Cabe a nós buscar descobrir quem Deus realmente é, de alguma maneira sincera, pois em sua graça Ele está sempre pronto a se revelar a nós.
Lembro-me que um amigo japonês da minha infância tinha em sua casa uma espécie de altar para um ídolo de sua avó. Meus avós também tinham diferentes tipos de imagens sagradas, e eu nunca consegui entender o motivo de uma família cultivar deuses ou recorrer a outros “mediadores” ao invés de se comunicar com o próprio Deus, que está sempre disposto a se relacionar diretamente conosco.
Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo.
1Timóteo 2:5
Qual o Problema de uma Família Ter o Próprio Ídolo?
Sempre que uma pessoa ou família estabelece qualquer tipo de ídolo está preparando uma armadilha para si mesma. Considerando que Deus está sempre em busca de uma relacionamento pessoal conosco, ao voltarmos as costas para ele em busca de um ídolo tomamos um caminho rumo ao engano. E cada vez será mais difícil sair desse embaraço. Existem famílias presas à idolatria e maldição há séculos. E o pior é que nem mesmo percebem essa triste realidade.
Prestaram culto aos seus ídolos, que se tornaram uma armadilha para eles.
Salmo 106:36
Um Ídolo é um Engano para os Homens
Deus é o Criador de todas as coisas. E desde o princípio Ele sempre advertiu os homens que se mantivessem longe dos ídolos. A Palavra de Deus nos ensina que ídolos são um engano criado pelo próprio homem para si. Mas eles sempre estiveram presentes nas mais diferentes culturas de todos os tempos porque algumas pessoas simplesmente os escolhem para si. Decidem obter um ídolo e não abrir mão dele por nada.
De que vale uma imagem feita por um escultor? Ou um ídolo de metal que ensina mentiras? Pois aquele que o faz confia em sua própria criação, fazendo ídolos incapazes de falar.
Habacuque 2:18
Por Que um Ídolo não é Algo Neutro, mas Sim Maligno?
A questão mais séria sobre ídolos é que atrás de todo ídolo existe ação de demônios. A Bíblia é muito clara sobre isso em diversas passagens. Ou seja, um ídolo nunca é algo neutro, mas sim uma conexão direta com espíritos malignos. E a consequência para a família que aceita um ídolo é destruição a longo prazo, porque demônios vêm apenas para roubar, matar e destruir. Qualquer forma de idolatria está sempre associada a demônios na Palavra de Deus.
O restante da humanidade que não morreu por essas pragas nem assim se arrependeu das obras das suas mãos; eles não pararam de adorar os demônios e os ídolos de ouro, prata, bronze, pedra e madeira, ídolos que não podem ver, nem ouvir, nem andar.
Apocalipse 9:20
Um Ídolo é uma Abominação para Deus
O Senhor é Deus zeloso e deseja sempre nos abençoar. Por isso Ele se opõe radicalmente a tudo aquilo que não nos favorece. Ele diz claramente em sua Palavra que um ídolo é uma abominação, e de nenhuma forma deve ser aceito em nossas casas.
Eu lhes retribuirei em dobro pela sua impiedade e pelo seu pecado, porque contaminaram a minha terra com as carcaças de seus ídolos detestáveis e encheram a minha herança com as suas abominações”.
Jeremias 16:18
Como Saber se Sua Família Possui Ídolos e Como Se Livrar Deles?
É muito provável que sua família teve ídolos em algum momento do passado. Apesar do Senhor Deus ter orientado a humanidade contra o engano e as más consequências da idolatria, essa prática sempre foi muito comum até que certo indivíduo decidisse se arrepender pessoalmente.
Por isso você precisa avaliar sua vida de forma sincera em oração. Peça ao Espírito Santo que lhe mostre se existe algum ídolo em sua vida, ou na história de sua família, que precisa ser rejeitado.
E a maneira de se livrar de qualquer forma de idolatria é declarando com suas próprias palavras que você renuncia aqueles ídolos e entrega seu coração exclusivamente ao Senhor Jesus. O Espírito Santo certamente o conduzirá por um caminho de ajustes e novos hábitos se você sinceramente se arrepender e aceitar o bom plano que ele tem para você e sua família.
Prestaram culto a ídolos, embora o Senhor houvesse dito: “Não façam isso”.
2Reis 17:12
Conclusão
Para sua família viver uma espiritualidade saudável é fundamental que você decida avaliar seu coração com sinceridade e rejeitar toda forma de idolatria. Ao pedir ajuda ao Espírito Santo de Deus para lhe mostrar ídolos que precisam ser rejeitados de sua vida, Ele certamente te conduzirá por uma libertação completa. E o resultado para sua família será paz e prosperidade verdadeiras em seu lar.
Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos.
Êxodo 20:4-6
Oração: Deus, eu reconheço que não há coisa alguma que se compare ao Senhor Criador de todas as coisas. Pelo seu amor, eu rejeito todo orgulho, todo medo, toda idolatria e toda maldição que exista sobre minha vida. E eu declaro que toda minha vida pertence ao Senhor Deus apenas, e viverei todos os seus planos para a minha vida, em nome do Senhor Jesus. Amém.
O que o Espírito Santo está falando com você?
Deixe abaixo seu comentário