Toda família tem uma missão única. Mas existem alguns valores que toda família precisa reconhecer como fundamentais para que possam viver com alegria sua missão. Neste post introduzimos o que chamamos Os 10 Mandamentos da Família, que estaremos detalhando um a um nos posts das próximas semanas.
Leitura: 5″
Read in English
A Importância dos 10 Mandamentos para a Definição de Valores em Sua Família
Os 10 Mandamentos não passaram. Cada um deles é reafirmado por Jesus e seus apóstolos, pavimentando o caminho para uma vida bem-sucedida. Nossas famílias podem se beneficiar imensamente dos valores que cada um desses mandamentos transmitem. Convidamos você a buscar entender, e escrever, quais são os valores de sua família, que são suas crenças e seus atitudes inegociáveis.
Para isso os 10 Mandamentos da Família servirão como um “norte”, não porque são leis a serem obedecidas mas sim porque eles sumarizam valores essenciais para os nossos lares.
A seguir apresentamos os 10 Mandamentos da Família através de perguntas e respostas breves, e cada um destes mandamentos serão explorados em uma série de posts ao longo das próximas semanas:
1º Mandamento: Adore a Deus e Só a Ele Preste Culto
Deus existe? Questionar a existência de Deus é algo natural da insensibilidade humana. Prova disso é que essa pergunta é uma das mais comuns de todos os tempos. Mas desde a antiguidade sabe-se que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Tudo começa e termina nele. O Senhor é o criador de todas as coisas, inclusive da família. Por isso toda família bem-sucedida reconhece a existência, e mais do que isso, o temor do Senhor sobre suas vidas. Ele é eterno, bom, fiel e santo. Desde sempre e para sempre, ele é. Seu caráter e plano de amor são revelados a todos aqueles que o buscam sinceramente. Você e sua família precisam ler a Bíblia juntos, pedindo a Deus que se revele a vocês. Não perca tempo. Afirme com sua família “Só o Senhor é o nosso Deus!” e busquem juntos conhecê-lo mais e mais.
“Não terás outros deuses além de mim.”
Êxodo 20:3
2º Mandamento: Não Aceite Ídolos
O que é um ídolo? Um ídolo é tudo aquilo que busca tomar o lugar de Deus em sua vida. Pode ser uma outra pessoa, dinheiro, uma imagem de metal, barro, madeira, etc. Um ídolo é algo abominável para Deus. Infelizmente muitas pessoas, por não conhecerem a Palavra de Deus, se envolvem com ídolos e trazem maldições a longo prazo sobre sua família. Atrás de todo ídolo existe uma ação de demônios. Por isso, rejeite todo ídolo e não permita que qualquer mentira roube a glória de Deus de sua casa.
“Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos.”
Êxodo 20:4-6
3º Mandamento: Não Use o Nome de Deus para Interesses Próprios
O que significa usar o nome de Deus em vão? O nome de Deus representa sua pessoa. Assim, usar o nome de Deus em vão significa justificar um interesse pessoal, e egoísta, como se fosse a pedido de Deus. Um bom exemplo é um ministro ou uma igreja que falam em nome de Deus para obter benefícios próprios. Essa questão vai muito além do simples pronunciar o nome do Senhor em conversas impróprias. Usar o nome de Deus em vão é desprezar sua graça, agir com maldade, e acumular punição para o futuro de sua própria família. Que o nome do Senhor seja glorificado por sua família através de uma vida de verdadeiro amor, serviço voluntário e sinceridade todos os dias.
“Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.”
Êxodo 20:7
4º Mandamento: Valorize o Shabbat Como Dia de Descanso Semanal
Qual é a diferença entre o Sábado e o Domingo na Bíblia? O sábado foi separado por Deus como um dia de descanso semanal para o benefício de toda humanidade. O domingo foi escolhido pelos homens para celebrar a Deus pela morte e ressurreição de Jesus. Sua família fará bem ao valorizar o domingo como um dia especial de celebração, mas não pode deixar de separar um dia semanal de descanso.
O Shabbat é um dia para cessar, descansar, não realizar quaisquer tarefas nem mesmo atividades religiosas. Ele é muito mais destacado na Bíblia e valorizado pela Palavra de Deus do que o domingo (68 x 8 no Novo Testamento). Esse dia de descanso pode ser o sábado, entre sexta e domingo, ou qualquer outro dia, desde que seja praticado regularmente a cada 6 dias trabalhados. Existem promessas e benefícios indispensáveis para as famílias que se lembrarem do dia do sábado.
“Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.”
Êxodo 20:8-11
5º Mandamento: Honre Seu Pai e Sua Mãe
Como posso honrar meu pai e minha mãe? Pra sermos bem práticos, podemos honrar nossos pais afirmando a eles nosso sincero amor e gratidão, servindo-os com tarefas práticas, investindo tempo com eles regularmente, conversando, abraçando-os, beijando-os, dando-lhes presentes, e especialmente vivendo com integridade. Pais precisam treinar e ensinar seus filhos sobre o valor da honra desde pequenos, e filhos precisam lembrar-se constantemente de honrar seus pais de forma prática. O benefício será para toda a família. Esse é um mandamento com promessa de vida próspera. Isso significa mais do que viver muito, significa viver com qualidade. Então, honre seu pai e sua mãe, e faça dessa prática uma cultura em seu lar.
“Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.”
Êxodo 20:12
6º Mandamento: Não Escolha a Morte, mas Viva Guiado por Paz
Por que a realidade da morte nunca é benéfica ou agradável? O ser humano simplesmente não foi criado para morrer, mas para viver eternamente. Por isso nossa família precisa se opor a toda influência de morte, trevas, isolamento ou comunicação com os mortos, cada vez mais comum em nossa sociedade. Videogames, filmes e até músicas têm explorado o tema da morte como algo atraente, e o resultado nunca é bom para as famílias. Por isso cultive valores de vida, de paz e de comunhão em sua casa, e o resultado será mais vida e paz para sua família.
“Não matarás.”
Êxodo 20:13
7º Mandamento: Não Adultere, mas Seja Fiel às Suas Alianças
O que significa adultério? Adultério significa engano, traição, e falsificação. Essa prática é extremamente danosa à família. Comumente o termo adultério é relacionado à sexualidade, mas a Bíblia o associa à intenção do coração de enganar, e nos orienta a prevenirmos nossas vidas contra essa prática. Se sua família valorizar o compromisso de alianças estabelecidas, muito sofrimento será evitado e o resultado será prosperidade de longo prazo.
“Não adulterarás.”
Êxodo 20:14
8º Mandamento: Não Roube, mas Prefira Ser Bom Mordomo e Generoso
Como eu posso evitar a prática do roubo em minha família? A melhor maneira de eliminar qualquer tipo de prática de roubo por membros de nossa família é criando uma cultura de mordomia. A Bíblia nos ensina claramente que todas as coisas pertencem ao Senhor, e nós somos seus mordomos. Aquele que é fiel sobre o pouco será colocado sobre o muito. E à medida em que administramos tudo o que Deus tem nos confiado com graça e generosidade, não haverá necessidade de ganhos desonestos. Uma boa prática também é evitar tocar, não apenas fisicamente mas até em conversas, em assuntos ou objetos que não nos pertençam.
“Não furtarás.”
Êxodo 20:15
9º Mandamento: Não Fale Mentira, mas Fale a Verdade com Graça
Qual o problema de uma mentira se não for prejudicar meu próximo? O ditado diz que a mentira tem perna curta, curtíssima. E o mais importante que ensinamos à nossa família é que Jesus afirmou que o pai da mentira é o diabo. Todo aquele que fala mentira põe-se em acordo com o diabo. A Bíblia diz repetidamente que a testemunha falsa não ficará sem castigo. Embora no Brasil, o falso testemunho seja um crime com pena de apenas 2 a 4 anos de prisão mais multa, as consequências na vida de uma pessoa que mente vão muito além disso, destruindo sua integridade diante da família. Uma mentira pode até não prejudicar uma outra pessoa, mas sempre prejudicará aquele que a falou. Por isso que a cultura de sua família seja de graça e verdade sempre.
“Não darás falso testemunho contra o teu próximo.”
Êxodo 20:16
10º Mandamento: Não Cobice, mas Viva Com Satisfação
E por último, qual a diferença entre desejar e cobiçar? O problema da cobiça é o fato de focar em algo que pertence a outra pessoa, e não a mim mesmo. Assim, cobiça é um tipo de desejo, de má qualidade. A cobiça é necessariamente contrária à alegria, à satisfação e à intimidade verdadeira. Deus tem tantos recursos e promessas para a sua vida que toda a eternidade será pouco para desfrutá-los. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre (1Jo 2:17).
“Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença”.”
Êxodo 20:17
Conclusão
Há uma missão única para você e sua família. E essa missão requer valores de altíssimo nível a serem considerados, que devem ser norteados pelos mandamentos da Palavra de Deus. Quanto antes você entender essa missão e os valores que Deus tem para sua família, mais rápido vocês poderão se alinhar com esse propósito e desfrutar um caminho cheio de alegria e sucesso com a bênção de Deus.
Oração: Deus, muito obrigado por seu amor fiel e pelas instruções que a sua Palavra me dá. Eu te peço que me livre de todo embaraço e me ajude a viver com sucesso tudo o que o Senhor tem preparado para mim e minha família, em nome de Jesus. Amém.
O que o Espírito Santo está falando com você?
Deixe abaixo seu comentário