Um assunto que é interesse de todos os pais e mães é criação de filhos e filhas. Quais são os principais cuidados a serem considerados quando os pequeninos chegam ao nosso lar? Como lidar com eles durante seu crescimento? E quando considerar que cresceram o suficiente para se tornarem independentes? Nesse post compartilhamos o que a Palavra de Deus nos ensina sobre o assunto e como temos aplicado esses princípios em nossa família.
Leitura: 5″
Read in English
3 Principais Recursos para Investir na Criação de Seus Filhos e Filhas
Filhos são uma bênção do Senhor para os pais. E se você também deseja ser uma bênção para seus filhos, é necessário investir esses 3 recursos no seu relacionamento com eles:
Ser Firme
Pais precisam ser firmes no trato com seus filhos. Só assim o compromisso de um verdadeiro amor estará presente no relacionamento entre eles. Os filhos, mesmo quando pequenos estão sempre atentos à coerência com que seus pais os tratam. Eles desejam – e precisam – ser corrigidos, instruídos e afirmados para que cresçam e se tornem adultos bem sucedidos.
A Bíblia diz que a insensatez está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a livrará dela (Pv 22:15) . Eles ainda não estão prontos para lidar com as diferentes situações do cotidiano. Por isso, nós precisamos estar sempre atentos ao comportamento de nossos filhos, e aproveitar bem cada oportunidade para corrigir suas ações e motivações. Desde pequenas as crianças precisam ser corrigidas. E assim ao longo dos anos, poderemos cultivar valores nobres em seus corações.
Robert Morris afirma que crianças devem ser treinadas, adolescentes devem ser ensinados, e adultos devem ser confiados. Vemos essa clara distinção de fases na Palavra de Deus, e cada momento exige dos pais um tipo de abordagem apropriada.
Quando Micael e Sara eram menores, usávamos chinelo de borracha no traseiro deles quando necessário, principalmente pelo barulho que causa. Hoje com 8 e 7 anos, respectivamente, não levam mais chineladas. Ao invés disso, nós os corrigimos conversando com mais seriedade e privando-os de benefícios por algumas horas, como TV e brincar fora com os amigos. Mais tarde, vamos apenas respeitar as decisões deles, pois serão adultos com direito às suas próprias escolhas.
Ensine seus filhos no caminho certo,
Provérbios 22:6
e, mesmo quando envelhecerem, não se desviarão dele.
Expressar Amor
Pais precisam expressar seu amor aos filhos consistentemente. Em um mundo tão permeado de maldade e indiferença, nossos lares são o único ambiente onde podemos garantir que amor verdadeiro seja entregue aos nossos filhos. Mas nem sempre eles percebem o amor sincero que existe em nossos corações, porque falhamos em expressar nossas intenções apropriadamente.
Por isso algo que praticamos em nossa família é comunicar amor de formas variadas. Aprendemos com Gary Chapman que existem diferentes maneiras como o amor é percebido, variando de pessoa para pessoa. Ele cita 5 principais expressões de amor, que são: palavras de afirmação, atos de serviço, tempo de qualidade, toque físico e presentes. Nós costumamos distribuir amor uns aos outros equilibrando essas diferentes formas de expressão e, então, repetindo-as constantemente.
Um exemplo disso é o que chamamos de passeio dos meninos, quando eu levo o Micael para uma volta só comigo. Nessas ocasiões, conversamos bastante, fazemos alguma tarefa, gastamos tempo juntos, nos abraçamos e sempre que possível lhe dou uma simples lembrancinha de presente. Outra forma simples mas super importante de expressão de amor é o hábito que temos de ler a Bíblia e orar com nossos filhos todas as noites. Impomos nossas mãos sobre as suas cabeças e os afirmamos, criando o futuro deles com palavras de bênçãos.
E não tenha dúvida de que a maior expressão de amor pelos seus filhos é a correção. Eles esperam por sua correção, pois precisam de alguém, diferente da média, que realmente se importe com eles. Alguém que não ofereça doces apenas, mas também os leve ao dentista. No futuro seus filhos serão uma honra para você se você pagar o preço da disciplina enquanto crescem.
Quem se nega a castigar seu filho não o ama;
Provérbios 13:24
quem o ama não hesita em discipliná-lo.
Dar exemplo
Pais precisam educar pelo próprio exemplo. A maneira como agimos influencia mais o comportamento de nossos filhos do que nossas palavras. E ambos são importantes. Eles precisam observar nossas atitudes coerentes com nosso discurso.
Há um ditado que diz “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço“. Isso simplesmente não funciona bem. Muito mais do que suas palavras apenas, é o somatório palavras mais prática que molda a cultura de sua família. E assim seus filhos desenvolvem hábitos que os acompanharão provavelmente por todo o restante de suas vidas.
Por isso, nunca considere que seus filhos não entendem ainda, ou não estão atentos. Eles sempre estão olhando para você, pois é a referência em que podem confiar. Se você deseja criar seus filhos para serem adultos bem-sucedidos comece ajustando em sua rotina as atitudes necessárias para que eles tenham um bom exemplo a seguir.
“O homem justo leva uma vida íntegra;
Provérbios 20:7
como são felizes os seus filhos!”
Conclusão
Você estará criando seus filhos e filhas para serem adultos bem sucedidos ao ser para eles o exemplo de que precisam, expressando seu amor de forma que o percebam bem, e em tudo sendo firme no trato com eles. Ser firme não é opcional. Por isso permaneça firme na maneira como fala com seus filhos e filhas, como os corrige e os ama consistentemente.
Ao concluir a leitura desse texto, o que você precisa ajustar na maneira como se relaciona com seus filhos e filhas? Qual atitude prática você percebe ser necessária para a aprimorar a educação deles? Comece hoje mesmo a investir melhor no futuro deles. E em breve você será recompensado por ser uma bênção nas vidas de seus filhos e filhas.
Oração: Deus, muito obrigado por meus filhos e filhas. Reconheço que eles são uma bênção do Senhor para nossa família. E minha oração sincera é para que o Senhor me ajude a ser também uma bênção para meus filhos e filhas. Por favor ajude-me a ser constante e firme na maneira como os amo e preparo para um futuro bem sucedido, em nome de Jesus. Amém.
O que o Espírito Santo está falando com você?
Deixe abaixo seu comentário
Comments
One response to “Criando Filhos e Filhas para Serem Adultos Bem-Sucedidos”
[…] Reading: 5″Leia em Português […]