Um período de crise é o melhor momento para você reavaliar seus valores e decidir onde investir seus esforços. Dando sequência à série Tempo de Crise: Qual é a Sua Perspectiva, este post é um alerta para que você invista seus esforços com assertividade e paz em seu coração daqui em diante.
Leitura: 3”
Read in English
Muito Esforço
O que você vai ganhar com todo o seu esforço? O Rei Salomão, autor de Eclesiastes, após nos lembrar de forma tão bela que para tudo há uma ocasião certa e um tempo para cada propósito debaixo do céu, passa para essa questão.
Nada merece nossa atenção, nosso tempo e nossos esforços mais do que aquilo que recebemos das mãos de Deus de graça. Nosso empenho em produzir satisfação é desperdício.
Tive um sonho em que via 2 homens correndo para um destino. Era início da noite e, quando me aproximei deles, começou a chover. Eles, então, começaram a correr mais rápido. E eu percebia que mesmo assim eles chegariam atrasados ao destino. O esforço deles era grande e inútil. E é assim que muitos têm vivido.
“Tenho visto o fardo que Deus impôs aos homens. Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim ele não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.”
Eclesiastes 3:11 NVI
Um Fardo Leve
Existe um fardo comum a todo ser humano, imposto por Deus. E a verdade é que esse fardo é bom, leve, é um presente da graça de Deus. Ele criou tudo simples, mas o homem pode complicar.
Não estou dizendo que podemos viver isentos de dificuldades. É claro que sofremos por razões que não escolhemos. Mas podemos limitar nossas aflições a esses fatores externos, evitando criar nossos próprios problemas.
Jesus nos convida a irmos à sua pessoa para descanso. Ele disse que pela fé podemos compartilhar o mesmo fardo. E esse fardo é leve. Podemos entender esse fardo como um porção da graça de Deus em Jesus. O problema é quando decidimos administrar mal a graça de Deus e adicionar outros pesos.
Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Mateus 11:28-30
Criador e Mordomos
Além disso, esse fardo é como um presente, gratuito e precioso. Não fomos criados para produzir algo, mas para administrar aquilo que nos é dado individualmente. Tudo o que Deus requer de nós Ele mesmo nos capacita para cumprirmos com facilidade.
O apóstolo Pedro referiu-se a esse nosso papel como mordomos da graça de Deus. Recebemos um dom, e nosso papel é administrá-lo bem. Se você percebe que tem um dom como animar outros, ensinar ou liderar, invista nesse dom. Se você tem filhos, ame-os, treine-os para a vida, curta tempo com eles.
“Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.”
1 Pedro 4:10 NVI
Somente o esforço realizado para administrar o que recebemos de Deus vale à pena. Isso inclui nosso serviço mas o foco são as pessoas próximas de nós. Mais cedo ou mais tarde, você concluirá que o verdadeiro valor da vida está apenas na graça de Deus recebida. Absolutamente nada pode ser acrescentado ou retirado do que Ele faz.
Deus é o criador. Nós somos mordomos. Por isso tudo muda a partir do momento em que escolhemos receber da graça de Deus e viver priorizando o que Ele tem confiado a nós. Todo esforço investido para cuidar dos presentes que Deus tem nos dado vale à pena.
Conclusão
Não conseguimos entender tudo o que Deus faz, as circunstâncias ao nosso redor nem o que nos aguarda ali na frente. Mas refletir em que investir nosso esforço direciona nossa vida no sentido que vale à pena.
Por isso, lembre-se de que Deus é bom e tudo o que Ele faz é bom. Decida eliminar tudo o que é distração de sua vida e gastar suas energias administrando bem a graça que Deus lhe concede a cada novo dia. (Continua na próxima semana)
Oração: Deus, eu te louvo por sua graça diária sobre minha vida, por minha família e por seu cuidado sobre nós. O Senhor é bom e tudo o que o Senhor faz é bom. Eu te peço que me ajude a eliminar toda distração de minha vida, e dedicar meus esforços para ser um bom mordomo de sua graça, em nome de Jesus. Amém.
O que o Espírito Santo está falando com você?
Deixe abaixo seu comentário
Comments
One response to “Tempo de Crise: Qual é a Sua Perspectiva? – {Parte 2/3}”
[…] Reading: 3”Leia em Português […]