porta fechada para oração

Oração: Conceito, prática e resultados para uma pessoa que ora

Oração é um conceito presente na humanidade desde o princípio. Vemos essa prática em igrejas, nos filmes, nas capas de livros e até em piadas. Isso a faz comum e ignorada ao mesmo tempo. Você se lembra da primeira vez quando você fez uma oração?

Tempo de leitura: 5 min
English Version

O objetivo deste post é explorar um recurso capaz de ampliar exponencialmente seus resultados. Isso é na verdade um convite para uma vida de oração que exige seu próprio interesse para uma compreensão mais profunda desse assunto. Eu oro para que você seja despertado nesse sentido.

Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.

Apóstolo Paulo, carta aos Filipenses 4:6

O que significa orar?

Oração é toda frase com sentido completo e um verbo. Essa é a definição gramatical. Mas representa exatamente o que é a oração no contexto espiritual. Quando uma pessoa se aproxima de Deus, a oração é esse meio de comunicação que inclui sentido e ação ao mesmo tempo.

Quando pensamos em sentido, percebemos que toda oração de verdade inclui uma mensagem. Ela permite que uma expressão do coração de uma pessoa chegue a Deus. Por mais simples que seja essa pessoa, ela pode acessar Deus a qualquer momento através de uma oração.

Além disso, a ação sempre está presente em uma verdadeira oração. Naturalmente, uma pessoa não deseja orar. É necessário algum tipo de movimento, intenção ou esforço para que uma oração saia da boca de uma pessoa em direção ao céu. O mundo espiritual é um ambiente isento de inércia, sendo mais real do que o mundo físico.

Dessa maneira, sempre que uma pessoa se aproxima de Deus, ela está se dedicando a um compromisso sério e que gera consequências reais. A melhor metáfora para isso é um relacionamento saudável entre um pai e um filho.

Pai Nosso…

Deus é um bom pai. Suas intenções são sempre as melhores a nosso respeito. Por isso podemos considerar muito inconveniente iniciar uma oração com pedidos. Pior ainda seria com uma reclamação. Agora que sou adulto e também sou pai, evito pedir qualquer coisa ao meu pai. Muito menos chego a ele para reclamar sobre algo.

Isso não significa que a oração não deva expressar meus desejos. Obviamente ela deve incluir pedidos conforme Jesus nos ensinou. Mas uma oração inteligente e honrosa sempre se inicia com ações de graças:

Portanto, orem assim: “Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo.

Jesus, Evangelho de Mateus 6:9

Acesse neste link o ensino de Jesus sobre oração, quando foi questionado por seus discípulos: A Oração do Pai Nosso

Você usa o tom de voz e as palavras que usaria com seu pai para orar a Deus? Você fala com Deus em oração como falaria com seu amigo? Ou, ao invés disso, impõe um tom diferente e busca palavras fora do seu vocabulário cotidiano? Relaxe! Seja sincero e pessoal quando orar.

E à medida em que você perceber que a oração não é apenas uma prática religiosa ou um meio de obter respostas, você poderá orar de maneira a beneficiar sua vida e dar graças a Deus. A oração, de fato, é o recurso mais poderoso para gerar resultados em sua vida. Mas observe que resultados são diferentes de respostas. Há pessoas que sem descobrir o valor da oração buscam nela apenas uma resposta, o receber algo. Mas muito acima disso, a oração gera resultados que são o alinhamento da vida da pessoa na direção certa.

Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.

Tiago 5:16

Além de um coração agradecido para o início de uma oração, pelo menos 50% de seu tempo e palavras devem glorificar a Deus. Essa é aproximadamente a proporção que Jesus nos ensinou na oração conhecida como Pai Nosso. Não desperdice seu tempo apenas pedindo. Mas inicie e encerre sua conversa com Deus em adoração e gratidão. Ele é um bom pai e está sempre em seu favor.

Como orar de acordo com a Palavra de Deus?

E quanto ao pedidos que eu apresento a Deus em oração regularmente tenho realizado um grande ajuste, substituindo motivos mesquinhos por outros nobres. Abaixo apresento uma lista de assuntos que encontro na palavra de Deus nos instruindo especificamente sobre o que pedirmos.

Você pode observar que os motivos de oração mais comuns entre as pessoas não estão lá. Estranho né?

Em geral, as pessoas não apenas evitam orar por assuntos que a Bíblia orienta, como também insistem em orar por motivos errados. Por exemplo, a Bíblia não nos instrui em momento algum a orarmos por nossas finanças. Ao invés disso, ela nos ensina a sermos bons mordomos e generosos para consequentemente termos sucesso nessa área.

Deus em sua infinita bondade nos responde quando pedimos o que queremos. E tudo o que pedirmos em oração receberemos. Mas à medida em que você começar a pedir em oração de acordo com a palavra de Deus, sua vida atingirá um outro nível de intimidade com ele, satisfação e paz. Mais importante do que orar por qualquer motivo é estar em comunhão com Deus e desenvolver um sincero relacionamento com ele.

Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres; aguentem com paciência os sofrimentos e orem sempre.

Apóstolo Paulo, carta aos Romanos 12:12

Isso é simples demais. Melhor do que qualquer pessoa, Deus o conhece. Por isso não tente ser quem você não é diante dele. Relaxe! E lembre-se de ser sincero e pessoal quando orar.

Como orar com resultado garantido: 22 Motivos de Oração de acordo com a Bíblia

E esses são os 22 principais motivos pelos quais a Bíblia nos chama para orarmos. Preste atenção especial aos 3 primeiros da lista, que são os mais enfatizados ao longo da Bíblia:

  • Vontade de Deus: Mt 6:10, Mt 26:42, Cl 4:12
  • Fidelidade e Justiça: Sl 143:1, 1Re 8:45, Lm 3:59, Mt 6:33
  • Proteção e livramento: 2Sm 22:4, Sl 32:6, Sl 59:1, Mt 26:41, Rm 15:31
  • Comunhão com o Pai: Mt 6:6, Jo 17:11
  • Mensagem do Evangelho: Ne 1:11, At 4:29, Ef 6:19, Cl 4:3
  • Amor, em conhecimento e percepção: Fp 1:9, Cl 1:9
  • Resposta e revelação: Sl 10:17, Dn 9:23, Ef 1:18-19
  • Sabedoria: Pv 2:3, Tg 1:5, Cl 1:9
  • Santidade: 1Tm 4:5, Hb 12:14
  • Perdão: Sl 25:12, Mt 6:12, At 8:22, 1Jo 1:9, 1Jo 5:16
  • Oração em línguas: Rm 8:26, 1Co 14:2, Jd 1:20
  • Poder e autoridade espiritual: Sl 68:28, Mt 17:21, Mc 9:29, Ef 3:16
  • Aperfeiçoamento: 2Co 13:9, 1Ts 3:10-13
  • Curas, sinais e maravilhas: 2Re 20:5, At 4:30, Tg 5:15, 3Jo 1:2
  • Perseguidores: Mt 5:44, Rm 12:14
  • Novos trabalhadores: Mt 9:38, Lc 10:2
  • Intercessores: 2Ts 1:3-11, Tg 5:16
  • Autoridades: Sl 72:15, Jl 1:14, 1Tm 2:1-2
  • Familiares e Amigos: Rm 12:15, Tg 5:13
  • Israel: Sl 122:6, Rm 10:1
  • Nação: 2Cr 7:14, Jr 29:7, Ez 36:37
  • Sustento e Prosperidade: Mt 6:11, Fp 4:6, Sl 118:25

Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e será concedido.

Jesus, no Evangelho de João 15:7

Conclusão

Sempre que você orar, fale em secreto com o Pai em nome de Jesus. Dedique-se à oração. E não desanime nunca mas persista. Sua vida será infinitamente melhor com a prática inteligente e sincera da oração com ações de graças.

Oro para que esse post seja um marco em sua prática de oração, dando-lhe um entendimento mais claro de seu valor e levando-o a melhores resultados. Para quem ora não existe impossível.

Oração:  Pai, eu te adoro porque o Senhor é bom e o seu amor dura para sempre. Por favor, me ensine a orar de maneira a te glorificar e obter o resultado que o Senhor deseja em minha vida. Eu te peço e te dou graças em nome de Jesus, amém. 


O que achou desse post? Escreva abaixo seu comentário



Posted

in

by

Comments

One response to “Oração: Conceito, prática e resultados para uma pessoa que ora”

  1. […] Reading Time: 5 minLeia em Português […]

Show Buttons
Hide Buttons