Santo é um termo bastante desgastado na sociedade moderna. Na próxima semana teremos o chamado “Dia de Todos os Santos” logo após o “Halloween” (de Hallows’ Even, que significa véspera de Todos os Santos). Apesar de serem datas relacionadas atualmente ao cristianismo religioso, essas tradições são totalmente contrárias à verdade da Palavra de Cristo.
Tempo de Leitura: 4″
Read in English
Neste último post da série “Quem Deus é” veremos que a santidade é uma das características de Deus mais destacadas na Bíblia. Santo é seu único atributo repetido três vezes em sequência. A ideia deste post é revelar o verdadeiro sentido do termo santo e lhe orientar sobre como lidar com o sagrado.
Lembre-se de deixar abaixo o seu comentário, expressando seu próprio entendimento e experiências que já teve com Deus até aqui. Prometo revisar este texto em breve, respondendo suas perguntas e apreciando seu comentário.
Qadosh
Na Bíblia, o termo hebraico qadosh significa elevado, separado, distinto ou de Deus. Nada é sagrado por si só a parte de Deus. Lugares, pessoas, anjos e dias são considerados santos porque relacionam-se com Deus. Ele é santo, santo, santo como lemos no profeta Isaías e também no Apocalipse:
“E proclamavam uns aos outros: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória”.
O Profeta Isaías 6:3
A santidade de Deus nos constrange. Não existe outra resposta diante dela a não ser temor santo, reverência e pedido de ajuda. Contemplar o Deus santo em adoração é ao mesmo tempo assustador e delicioso. Podemos perceber a enorme distância entre nosso status e a gloriosa majestade de Deus, enquanto seu amor nos envolve com aceitação e nos transforma para sermos cada vez mais parecidos com ele, se o permitirmos.
Amigos ou Servos
Deus é santo de verdade. Essa é sua natureza. Mas isso não significa de maneira alguma que ele deseja manter distância de nós. Deus criou o homem e a mulher para se relacionarem com ele por toda eternidade. Uma vez que a humanidade se corrompeu, um vão passou a existir em Deus e a gente.
Mas Deus sempre tem um plano. Ele decidiu através de uma família trazer ao mundo o salvador, seu próprio filho Jesus. Nossa vida sem ele não faz sentido, não tem motivo de existir nem jamais seria satisfatória. Se você percebe uma necessidade de mudança radical em sua vida, você precisa tornar-se amigo de Jesus.
Ele deixou sua glória em nosso favor. Chamou discípulos que expandiram sua mensagem de salvação a todo mundo. E disse que não lhes chamaria servos, mas amigos, pois tudo o que ouviu do Pai lhes tornou conhecido. Você também pode tornar-se amigo de Jesus, se decidir obedecer as suas palavras.
Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu ordeno.
Jesus, Evangelho de João 15:14
O Espírito Santo, meu Melhor Amigo
Pode parecer estranho, você precisar obedecer uma pessoa para desfrutar de sua amizade. Mas lembre-se de que não estamos falando de um homem comum como qualquer outro. O Deus santo nos convida para um relacionamento pessoal com ele. Não existe nenhuma oportunidade que chegue aos pés dessa: ser amigo de Deus e tornar-se santo como ele é.
Me lembro que aceitei esse convite de Jesus quando eu ainda era criança. Desde então, tenho me relacionado pessoalmente com seu Espírito Santo, meu melhor amigo. Suas palavras não me controlam ou manipulam. Elas me guiam a uma vida de justiça, paz e alegria plena.
Santo, Justo e Bom
As palavras de Jesus são verdadeiras e coerentes sempre. Elas tem a capacidade de nos conectar com Deus desde o início desse novo relacionamento até uma crescente intimidade com ele. Veja o que o apóstolo Paulo diz sobre o mandamento de Jesus:
De fato a Lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom.
Apóstolo Paulo, Carta aos Romanos 7:12
Lembrando que esta carta foi escrita a um público amplo de gentios e judeus que moravam em Roma, é importante notarmos a distinção feita pelo apóstolo entre lei e mandamento. A lei é o conjunto de ordenanças dadas por Moisés exclusivamente ao povo de Israel. O mandamento é amar como Jesus amou. O mandamento é para os judeus uma partícula da lei, e para os gentios toda a sua própria vida.
A maneira como você responde ao mandamento de Jesus faz toda a diferença em sua vida, aqui e na eternidade. É sua decisão de viver em amor que te faz santo como ele é santo. Mais do que isso, essa decisão de fé em Jesus o conduz a uma vida de muitos frutos para que o Pai seja glorificado. Se você aceita esse mandamento, você vive. Senão você permanece simplesmente o mesmo e o futuro não será bom.
Conclusão
Se seu feriado, festa ou fantasia não tem Deus claramente presente, cuidado! Falsos santos e fantasmas não servem nem mesmo para brincadeira.
Então, não perca tempo. Decida aceitar as palavras de Jesus em sua vida e ser cheio do Espírito Santo. O Deus que o convida para ser santo, como ele é santo de verdade, te oferece tudo de que você precisa. Basta você dizer sim e receber uma nova vida de presente.
Oração: Deus santo, eu te dou graças e escolho viver o melhor que o Senhor tem para a minha vida. Eu aceito Jesus como meu Senhor e Salvador pessoal. Por favor, me encha com o teu Espírito Santo e me ajude a viver para a tua glória. Eu te peço e agradeço, em nome de Jesus. Amém.
O que achou desse post? Escreva abaixo seu comentário