Quem Deus É {Parte 3} – Deus é Fiel

Relacionamentos formam a parte mais bela de nossas vidas, desde que sejamos cuidadosos com as alianças que fazemos ao longo dos anos. Reconhecer que Deus é fiel e respondê-lo pela fé com um relacionamento genuíno mudará radicalmente sua jornada aqui na terra e também por toda eternidade.

Tempo de Leitura: 5″
Read in English

Neste terceiro post da série “Quem Deus é” veremos que uma característica própria de Deus é fidelidade e como ele valoriza alianças. Quando tudo muda, a sua palavra permanece firme. O Reino de Deus é eterno, e sua justiça se estende de geração a geração.

Deixe abaixo o seu comentário, expressando seu próprio entendimento e experiências que já teve com Deus até aqui. Prometo revisar este texto em breve, respondendo suas perguntas e apreciando seu comentário.

Ele Permanece Fiel

Diferente de uma criança que se distrai facilmente e muda seu foco várias vezes em questão de minutos, Deus não muda. Quando ele decide, ele sustenta a sua palavra. Ele valoriza compromisso, foco e consistência.

A Bíblia diz que Deus é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Ele não varia de tempos em tempos. E entender essa realidade influenciará a maneira como nos aproximamos dele para nos relacionarmos, afetando nossas orações e a confiança que colocamos em suas palavras.

Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.

Carta do Apóstolo Tiago 1:17

Como Uma Rocha Bruta

Deus é fiel, bom e rigoroso ao mesmo tempo. Se ele está feliz, ele continua fiel. Ao se entristecer e ficar bravo, ele continua fiel. A capacidade de permanecer fiel e justo independente das circunstâncias é exclusiva de Deus e daqueles a quem ele concede.

Imagine uma grande rocha sobre o solo. Se essa rocha for lisa e polida não será difícil movê-la. Mas quanto mais áspera e bruta essa rocha for, mais inabalável ela estará sobre a sua base.

Assim é o rigor de Deus. Quanto mais compreendemos sua severidade, mais enxergamos sua fidelidade e imutabilidade. Essa é uma das mais lindas expressões do amor de Deus. Ele não usa maquiagem nem disfarce algum. Ele é puro e verdadeiro.

Todo relacionamento saudável exige esse tipo de autenticidade e reciprocidade. Deus é fiel e deseja relacionar-se conosco. Cabe a nós correspondermos pela fé e irmos ao encontro dele com um coração disponível.

O Perigo da Idolatria

Se ele tem ciúmes, ele logo o expressa e exige exclusividade. Aí percebemos o perigo da idolatria. Deus enoja qualquer forma de veneração a ícones pois sabe que eles são falsos. São iscas utilizadas por espíritos das trevas para atrair a nossa atenção, que deve ser dedicada exclusivamente a Deus. Ele tem ciúmes de nós porque nos ama. E seu amor é o único capaz de nos fazer plenamente satisfeitos.

“Têm boca, mas não podem falar; olhos, mas não podem ver; têm ouvidos, mas não podem ouvir; nariz, mas não podem sentir cheiro; têm mãos, mas nada podem apalpar; pés, mas não podem andar; e não emitem som algum com a garganta. Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam.”

‭‭Salmos‬ ‭115:5-8‬

Deus de Alianças

A Bíblia nos mostra que Deus valoriza alianças. Ele prometeu a Noé que jamais enviaria outro dilúvio. E estabeleceu o arco-íris como um sinal desse pacto. Até hoje quando vemos o sinal no céu podemos nos lembrar daquela aliança que abençoou não apenas Noé mas todas as gerações futuras, inclusive nós. Essa é uma aliança eterna que não exigiu nada de Noé exceto fé.

Toda vez que o arco-íris estiver nas nuvens, olharei para ele e me lembrarei da aliança eterna entre Deus e todos os seres vivos de todas as espécies que vivem na terra.

Gênesis 9:16

Por mais que a humanidade bagunce a natureza, provocando grandes desastres ecológicos e climáticos, Deus vive e reina fielmente. Sua palavra está firmemente estabelecida e jamais haverá algo próximo de um dilúvio. Ele é fiel à sua aliança.

Em seguida, Deus firmou uma aliança com Abraão prometendo-lhe uma família através da qual todas as famílias da terra seriam abençoadas. E ele já cumpriu e mantém sua promessa. De Abraão, Isaque e Israel surgiu o povo de Israel do qual nasceu o nosso Salvador Jesus. Abraão simplesmente confiou em Deus.

O Que Devo Fazer

Toda aliança de Deus é eterna. Além disso, traz provisão, segurança e melhor qualidade de vida para aqueles que a aceitam. Ninguém é obrigado a ter uma aliança com Deus. Ele nunca forçou uma pessoa a fazer uma aliança com ele. E muitas pessoas atualmente, como também ocorreu em toda história, simplesmente rejeitam uma aliança com Deus.

Como podemos entrar em aliança com Deus? Se ele é fiel e eu desejo ter uma aliança eterna com ele, o que devo fazer?

Nunca duvide

Pare de duvidar e creia! Nunca duvide. Creia somente. Isso é o que a Bíblia diz! Existe uma frase que diz que quem nunca duvidou nunca creu de verdade, afirmando que o processo de crise é necessário para desenvolver a fé. Mentira. Isso é diabólico e perigoso. Dúvida e fé não podem ocupar o mesmo espaço.

O único comando de Jesus diante das dúvidas e dificuldades é: Creia! A não é complexa, mas muito simples. Preste atenção que Deus deu uma porção de fé a cada pessoa. E de maneira muito justa você prestará contas a Deus dessa fé que ele confiou a você.

Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

Apóstolo Paulo, carta aos Romanos 12:3

Não acredite em qualquer explicação complexa sobre fé. Apenas exercite a porção de fé que já está em seu interior. E à medida em que você ouve a voz de Deus, porque ele sempre fala ao seu espírito, sua fé cresce naturalmente sem esforço.

Responda Pela Fé

Essa fé e a fidelidade de Deus tem a mesma raiz. Estou te dizendo que à medida em que Deus se revela pessoalmente a você, basta você responder a ele. O Deus fiel planta fé em seu coração. E ele aguarda com expectativa ver sua resposta em dizer sim para ele.

De repente você estará em aliança eterna com ele. Mesmo se você falhar, ele permanecerá fiel. Não haverá outra opção para você a não ser estar aliançado com o Deus de amor, eternamente desfrutando de sua bondade e fidelidade.

“O teu reino é reino eterno, e o teu domínio permanece de geração em geração. O Senhor é fiel em todas as suas promessas e é bondoso em tudo o que faz.”

Salmos‬ ‭145:13

Conclusão

Deus é fiel e permanece fiel. Ele nunca muda. E tudo o que ele faz dura para sempre. Considerando isso, decida agora mesmo fazer uma aliança com ele.

Simplesmente responda sim a Ele pela fé. A fidelidade de Deus e a fé em seu coração combinam-se perfeitamente e juntas trarão grandes resultados.

Oração: Deus, eu te dou graças porque o Senhor é bom e o seu amor fiel dura para sempre. Por isso, eu decido responder sim e viver em aliança com o Senhor para todo o sempre, em nome de Jesus. Amém.


O que achou desse post? Escreva abaixo seu comentário



Posted

in

by

Comments

One response to “Quem Deus É {Parte 3} – Deus é Fiel”

  1. […] Reading Time: 5″Leia em Português […]

Show Buttons
Hide Buttons