Quem Deus É {Parte 2} – Deus é Bom

Se você tem dificuldade para aceitar que Deus é bom – sempre – e faz o que é bom – somente – então você está com um sério problema. A prioridade mais importante em sua vida é o que você pensa sobre Deus. E reconhecer a realidade de que ele é bom e faz apenas o que é bom mudará radicalmente sua jornada aqui na terra e também por toda eternidade.

Tempo de Leitura: 5″
Read in English

“Tu és bom, e o que fazes é bom; ensina-me os teus decretos.”

Salmos 119:68

No post anterior “Quem Deus É {Parte 1} – Ele é Eterno” vimos que de eternidade a eternidade ele é Deus, grande, insondável e incomparável. Sua transcendência é um convite para satisfazermos nossa curiosidade. Agora no segundo post da série “Quem Deus é” veremos que a maneira como aceitamos a bondade de Deus afeta diretamente nossas vidas.

Medite neste post e deixe abaixo o seu comentário, expressando seu próprio entendimento e experiências que já teve com Deus até aqui. Prometo revisar este texto em breve, respondendo suas perguntas e apreciando seu comentário.

Bom Pai

A Bíblia nos revela Deus através de várias metáforas. Uma delas é o bom pai. A figura de um pai de verdade já significa bastante. Quanto mais um bom pai é um exemplo realmente muito forte para expressar bondade. Mas ainda assim Jesus ressalta que tal analogia é limitada.

Ele disse que se nós, sendo maus, sabemos dar boas coisas aos nossos filhos, quanto mais o Pai Celestial dará boas coisas aqueles que o pedirem. E ele nos dá o seu Espírito Santo para que o conheçamos em intimidade completa.

Muito maior do que o nosso cérebro possa avaliar, seu Espírito mostra ao nosso espírito quem ele é. Conhecer Deus é um processo espiritual. Tem pouco a ver com seu intelecto e muito a ver com seu coração.

Bondade de Coração

Deus é bom e faz o que é bom. Ele é o autor da vida, muito generoso e sempre paciente. Não escolte seu coração diante dele. Você deseja conhecê-lo mais e o descobrirá de maneira gradativa se o buscar com sinceridade de coração.

Quando Moisés o pediu para lhe mostrar a sua glória, Deus respondeu que faria passar diante dele toda a sua bondade e lhe proclamaria o seu nome. Geralmente quando conhecemos uma pessoa, descobrimos primeiro seu nome e, em seguida, começamos a descobrir mais de seu caráter e suas obras.

Então disse Moisés: “Peço-te que me mostres a tua glória”. E Deus respondeu: “Diante de você farei passar toda a minha bondade e diante de você proclamarei o meu nome: o Senhor. Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão”.

Êxodo 33:18-19

O Vislumbre Inicial

O primeiro atributo que Deus fez questão de citar ao se apresentar de forma mais íntima a seu servo foi sua bondade. O vislumbre inicial foi bondade. Em seguida, ele citou que lhe revelaria o seu nome.

Quando pensamos que temos desfrutado da bondade de Deus e que sabemos que ele é bom, ele ainda nem começou a se apresentar.

Você já buscou conhecer mais intimamente Deus? Já pediu por uma revelação de quem ele é e de sua bondade? Peça agora e você será surpreendido nos próximos dias.

Missão

Deus é totalmente bom, e nele não há qualquer partícula de maldade. Sua graça nos oferece o bem que não merecemos. Dessa forma, ele próprio se põe em missão para abençoar a humanidade. Deus é o primeiro missionário. Embora ele seja bom independente de nós, ele nos escolheu como alvo de sua bondade. Graças a Deus!

Quando o Pai enviou seu filho Jesus para nos reconciliar consigo mesmo através de sua morte e ressurreição, ele estava sendo bom. Esse plano era antigo, existindo já desde antes da fundação do mundo. E a verdade é que ele não muda. Ele é bom, o mesmo ontem, hoje e sempre.

“Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, agora que provaram que o Senhor é bom.”

Apóstolo Pedro, 1Pe 2:2-3

Amigo

Se você deseja se tornar filho de Deus, você precisa aceitar a obra de Jesus em sua vida pela fé. Creia em seu coração que ele ressuscitou dos mortos para o salvar e confesse com sua boca que ele é o seu senhor. Assim você poderá chamar Deus seu pai e desfrutar de todas as bênçãos que Ele lhe oferece em Jesus.

Você será liberto de toda culpa e peso do passado. E passará a ser amigo de Deus. Algo interessante que tenho aprendido em minha caminhada com Deus é que, embora ele me chame de amigo, isso não significa a um relacionamento confortável ou de qualquer maneira.

Pelo contrário, sua bondade me constrange a um elevado nível de respeito, honra e submissão à sua vontade. E assim eu posso viver diariamente o melhor que ele tem preparado para mim e conhecê-lo mais e mais.

“Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês.”

Jesus, ‭‭Evangelho de João‬ ‭15:15‬

Adoração e Gratidão

A Bíblia nos mostra que toda pessoa que escolheu caminhar com Deus, que é a melhor opção disponível no Universo, pagou um alto de preço por esse posicionamento. Tanto diante dele, pois é Deus soberano, quanto diante das forças do mal, que insistem em se opor a tudo o que se refere a Deus.

Ele é bom. Por isso mesmo, não chego à sua presença com reclamação ou desrespeito falando o que eu quiser. A maneira apropriada de me dirigir a ele cada vez que o faço é com gratidão, adoração e ações de graças. Cada vez peço menos a Deus, e o agradeço mais, pois tenho descoberto que ele é bom.

“Deem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!”

‭‭Salmos‬ ‭136:1‬

Porque Ele é Bom e Faz o que é Bom

Quando eu e a Rapha fomos à China há alguns anos, parte da ótima experiência que tivemos lá durante duas semanas de férias foi a capacidade que aquele povo tem de se antecipar às demandas. Ao cumprimentar as pessoas, elas já nos ofereciam uma cadeira para sentar, ou nos mostravam os preços das mercadorias nas lojas. Muitas perguntas eram respondidas antes de serem feitas.

Entendemos que a dificuldade que eles tem para conversar em inglês era parte dessa comunicação facilitada por oferecer o que imaginavam que precisávamos. No caso de Deus, temos entendido que a sua bondade nos beneficia antes mesmo de expressarmos ou percebermos o que precisamos, ao vivermos em um relacionamento de honra para com ele.

Conclusão

Deus é bom e o que ele faz é bom. Não existe nada de mal em sua pessoa. A partir dessa conclusão, decida aproximar-se dele com um coração sincero porque ele já tem se revelado bondoso em sua vida.

E quanto mais você perceber a verdade sobre quem Deus é, mais você desfrutará de sua bondade sobre sua vida e família. Ele é bom, o mesmo ontem, hoje e sempre.

Oração: Deus, eu te dou graças porque o Senhor é bom e o seu amor dura para sempre. Eu creio que Jesus ressuscitou dos mortos e o recebo como meu senhor. Peço que você me revele a sua bondade para que eu viva de maneira que glorifique o seu nome hoje e sempre, em nome de Jesus. Amém.


O que achou desse post? Escreva abaixo seu comentário



Posted

in

by

Tags:

Comments

One response to “Quem Deus É {Parte 2} – Deus é Bom”

  1. […] Reading Time: 5”Leia em Português […]

Show Buttons
Hide Buttons