Desde que nascemos passamos a desfrutar de tempo infinito a nossa frente. Mesmo após seu corpo morrer, seu espírito viverá para sempre. Ainda assim prioridades são importantes se você quer viver com qualidade e evitar problemas. E a principal delas é o que você acredita sobre O Eterno.
Tempo de Leitura: 5″
Read in English
Pensando nisso, iniciamos hoje uma série de posts sobre quem Deus é. Considere ler este post deixando de lado o aspecto religioso e coletivo, mas focando em sua própria espiritualidade.
Deixe também abaixo o seu comentário, expressando seu próprio entendimento e experiências que já teve com Deus até aqui. Prometo revisar este texto em breve, respondendo suas perguntas e apreciando seu comentário.
O Eterno
Há alguns dias presenciei um colega chorar de alegria ao contar como alguém presenteou sua família com um passaporte anual para um parque de diversão mais 500 dólares. Me alegrei com ele por saber que ele vinha atravessando um momento difícil. Mas ao mesmo tempo, aquelas lágrimas me levaram a refletir sobre qual tem sido a minha percepção sobre a pessoa de Deus e suas bênçãos sobre minha vida.
Na Alegria e na Tristeza
Assim como uma pessoa pode chorar por um momento de grande alegria, ela também pode chorar por uma má notícia. O choro é algo lindo, e expressa autenticidade e o profundo da alma de uma pessoa. Mais do que milagres e grandes maravilhas, o choro é uma das maiores marcas de um verdadeiro mover de Deus conforme as estatísticas de todos os tempos, afirma o Dr. Randy Clark.
Qual seria a razão pela qual valeria a pena nos alegrarmos diante de Deus? E qual seria o motivo para nos entristecermos diante dele?
Antes de nascerem os montes
Oração de Moisés, Salmo 90:2
e de criares a terra e o mundo,
de eternidade a eternidade tu és Deus.
Nova Era
A Bíblia diz que Deus é eterno. Sem essa revelação, seria impossível para o homem pensar com seriedade sobre a possível existência de um período antes e depois do que vivemos. Mas Deus se apresentou como o Criador que, antes de existirmos, estabeleceu um princípio para uma nova era da qual nós hoje fazemos parte.
Dentro de nossa realidade limitada, Deus não tem início nem fim. Precisamos usar essas palavras como delimitação para expressar o que ele não é. Ele não está restrito ao tempo nem ao espaço.
Ele é eternamente Deus, o único criador e sustentador de todas as coisas visíveis e invisíveis. Os judeus o chamam O Eterno. E por mais de 2 milênios, toda a igreja cristã ao redor do mundo crê que esse é o Deus eterno, imortal, invisível, mas real.
Ao Rei eterno, o Deus único, imortal e invisível, sejam honra e glória para todo o sempre. Amém.
Apóstolo Paulo, carta a 1Timóteo 1:17
O Eterno é Supremo e Incomparável
Ele vive eternamente e nos deu vida. O homem sempre teve dificuldade para aceitar essa realidade, mas nunca deixou de reconhecer sua própria necessidade de um deus a quem se reportar. Por isso, ídolos de barro, pedra e outros materiais foram produzidos. Eles têm olhos mas não vêem, tem ouvidos mas não ouvem, têm boca mas não falam. E aqueles que os confeccionam ou respeitam tornam-se como eles.
Só o Deus eterno pode suprir a necessidade que nós temos de um ser superior para adorarmos e dependermos. Ele é supremo e incomparável. A maneira como nosso relacionamento com ele pode acontecer é sem nivelar a apreciação que damos a outras pessoas ou substâncias.
Da mesma forma, auto-conhecimento, carreira profissional, finanças, casamento e filhos ou qualquer outro assunto também não servem como prioridade – ou ídolos – em nossas vidas. O que aceitamos sobre Deus influenciará positiva ou negativamente toda nossa jornada aqui na terra e também na eternidade.
Ele permanece misterioso em sua essência, mas sempre se revelando a cada pessoa em amor. Sua transcendência é um convite para satisfazermos nossa curiosidade.
Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim ele não consegue compreender inteiramente o que Deus fez.
Sábio Salomão, Eclesiastes 3:11
O Eterno é Insondável
Mike Massa, meu mentor e professor aqui no CFNI, chama nossa atenção para o fato de que Deus é insondável, mas o seu Espírito Santo o sonda até os detalhes mais profundos e o revela a nós. Pense nisso!
Quando a Bíblia diz que olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam, ela não se refere ao céu ou qualquer surpresa – eleve suas expectativas! Pois diz também que ele o revelou a nós por meio de seu Espírito Santo. Nossa maior descoberta é e sempre será o próprio Deus.
A boa notícia é que através de Jesus teremos toda a eternidade para descobrirmos mais e mais O Eterno. E quanto mais o observarmos, mais lhe daremos graças, honra e glória!
Será que você não sabe?
O Profeta Isaías 40:28
Nunca ouviu falar?
O Senhor é o Deus eterno,
o Criador de toda a terra.
Ele não se cansa nem fica exausto;
sua sabedoria é insondável.
O Eterno Habita em Luz Inacessível
Perguntei a um sábio senhor que trabalha com segurança há muitos anos o que ele tem aprendido nesse serviço. Sua resposta foi que não importa a arma que você carrega mas o estilo de vida que você vive. E me explicou que ainda que Deus não tenha arma, Ele vive em luz inacessível. Após alguns instantes entendi que independente da estratégia do inimigo, ele jamais chegará perto de atingir Deus.
o único que é imortal
Apóstolo Paulo, carta a 1Timóteo 6:16
e habita em luz inacessível,
a quem ninguém viu nem pode ver.
A ele sejam honra e poder para sempre. Amém.
Conclusão
Prioridades são importantes se você quer viver com qualidade e evitar problemas. E a principal delas, que influenciará toda sua vida aqui e na eternidade, é o que você acredita sobre Deus.
Ele é eterno. Desde sempre e para sempre, ele é. Sua grandeza e superioridade são apenas alguns aspectos de sua eternidade. Seu caráter e plano de amor serão os assuntos dos próximos posts dessa série. Até o próximo!
Oração: Deus, eu te louvo porque reconheço que você é o único e eterno Deus, o Pai, o filho Jesus e o Espírito Santo. Peço que você me ajude a descobrir o caminho da vida, para que eu viva pela fé, em nome de Jesus. Amém.
O que achou desse post? Escreva abaixo seu comentário
Comments
3 responses to “Quem Deus É {Parte 1} – Deus é Eterno”
[…] Reading Time: 5″Read in Portuguese […]
[…] post anterior “Quem Deus É {Parte 1} – Ele é Eterno” vimos que de eternidade a eternidade ele é Deus, grande, insondável e incomparável. Sua […]
[…] último post da série “Quem Deus é” veremos que a santidade é uma das características de Deus mais destacadas na Bíblia. […]