Sofrimento é parte da vida humana. Você não é a única pessoa que enfrenta dificuldades hoje. A diferença está na maneira como lidamos com essas adversidades. Medite neste post e aprenda como superar os momentos de sofrimento em sua vida.
Tempo de Leitura: 7″
Read in English
O Significado do Sofrimento
Como pode uma pessoa como o apóstolo Paulo dizer que se alegra em seus sofrimentos? E Jesus, que ao prometer recompensas aos seus discípulos inclui o sofrimento no pacote de benefícios?
Respondeu Jesus: “Digo a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, ou campos, por causa de mim e do evangelho, deixará de receber cem vezes mais, já no tempo presente, casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, e com eles perseguição; e, na era futura, a vida eterna.
Jesus, Evangelho de Marcos 10:29-30
Sofrimento é um termo bastante ambíguo. Pode se referir à desgraça, por exemplo, se um sujeito “sofre as consequências de seu próprio erro”. Ou expressar paciência e persistência, como o amor “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.
Pressão e Perseguição
A Bíblia diz que todo aquele que escolhe Jesus como senhor de sua vida sofrerá perseguição. Essa é uma boa definição do sofrimento prometido por Jesus. Eu aceito esse tipo de sofrimento, porque perseguição me provará ser um genuíno servo de Cristo.
Infelizmente a igreja de Jesus tem servido um alimento muito light, especialmente aqui no Ocidente. Sofrimento é sinônimo de algo errado nesse ensino. Mas Jesus foi bem sincero ao apresentar sua mensagem.
Na verdade você enfrentará sofrimento com Jesus ou sem ele. O mundo é mal. Por isso, nunca pense que ao escolher uma vida nobre, praticando os valores do Reino de Deus, todos ao seu redor abrirão as portas e sorrirão para você.
Jesus Sofreu por Todos os Nossos Pecados
Sofrimento de acordo com a Bíblia é algo bom, muito bom, desde que você esteja unido com Cristo. Por outro lado, distante dele, até o melhor sorvete ou o céu seria ruim. A única maneira de viver bem apesar do sofrimento é estar em Cristo.
Ele sabe o real significado de sofrimento. Jesus sofreu em nosso lugar muito mais do que nós podemos sofrer por ele. Uma das profecias que ele cumpriu foi o que anunciou o profeta Isaías.
Porém ele estava sofrendo por causa dos nossos pecados, estava sendo castigado por causa das nossas maldades. Nós somos curados pelo castigo que ele sofreu, somos sarados pelos ferimentos que ele recebeu.
O Profeta Isaías 53:5
Ele sofreu até a morte para que o nosso sofrimento seja apenas aquele privilégio de o representarmos aqui na terra, enquanto o mundo se opõe à nossa vida em Cristo.
Suzan Bozarth diz que “uma das palavras mais encorajadoras para você dizer a uma pessoa em sofrimento é ‘Isso é temporário‘”. Grande verdade. Por pior que seja a dificuldade, ela certamente passará. E nossas dificuldades nos ajudarão a apoiar melhor as pessoas ao nosso redor à medida em que podemos nos identificar com elas.
O que não é Sofrimento
Mas observe que nem todo problema é o tipo de sofrimento que Jesus declarou para seus discípulos. Não devemos confundir as consequências de nossas más escolhas e os ataques do inimigo com o sofrimento bíblico. Tudo o que Deus faz é bom, ainda que desconfortável e difícil de aceitar no momento.
Como podemos identificar um problema que não combina com um discípulo de Jesus? Quais tipos de sofrimento um cristão deve recusar?
A vida que você tem garantida em Cristo inclui sempre paz, prosperidade e saúde. Qualquer ensino que subtraia essas bênçãos devido ao sofrimento está distorcido.
Sofrimento bíblico não é doença
A Bíblia nunca admite doença pelo fato de uma pessoa se unir com Cristo. Na verdade, ela é bem clara ao mostrar que saúde integral para seu espírito, alma e corpo físico é um direito legal do cristão. Jesus pagou um altíssimo preço para que você tenha acesso a saúde plena.
Nessa semana ouvimos de uma moça que, após passar por vários médicos e exames sem diagnóstico para seu problema de saúde, escreveu versos bíblicos em papel adesivo e os colocou sobre seu corpo enfermo. Ela declarou aquelas promessas de saúde e foi curada. Eu também já fui curado milagrosamente. Jesus cura. Essa é a verdade.
Sofrimento bíblico não motiva pobreza
Além disso, você nunca encontrará na Bíblia um voto de pobreza. Mas você achará muitas promessas de bênção e riqueza mescladas. Há muitos versos bíblicos especiais demais para mim, e esse é um deles. Eu declaro essa verdade sobre minha família todos os dias:
A bênção do Senhor traz riqueza
Sábio Salomão, Provérbios 10:22
e não inclui dor alguma.
A Bíblia fala sobre o segredo da generosidade para a nossa prosperidade. Esse é um dos ensinamentos que têm marcado a nossa família. Deus é extremamente generoso.
Minha mãe diz que ele tem prazer em abençoar seus filhos. Sua bênção inclui sempre riqueza, nunca pobreza. Quando Jesus fala que seus discípulos terão aflições, ele não se refere à escassez de modo algum.
Sofrimento bíblico não consente com ansiedade
Ao estar unido com Jesus, não admita qualquer tipo de preocupação, ansiedade ou apreensão como sendo sofrimento cristão. Deus não te daria algo para o seu corpo adoecer, atrapalhar seu sono ou tirar seu foco de uma vida eficiente.
É interessante que a Bíblia nos orienta a não vivermos ansiosos. Devemos lançar sobre Deus toda ansiedade porque Ele tem cuidado de nós. E a maneira de fazermos isso é orando com ações de graças. Se a ansiedade não fosse uma escolha, a Palavra de Deus não seria incoerente de dizer para nós não vivermos ansiosos.
A Realidade Inegável do Sofrimento e as Opções Disponíveis para Você
O sofrimento passou a ser um fato na natureza corrupta pelo pecado humano. Essa não é a vontade de Deus, mas consequência da queda pela desobediência.
Uma vez presente essa realidade inegável do sofrimento no mundo, há apenas 2 opções para você escolher como se posicionar. E isso fará toda diferença para sua qualidade de vida, sua família e seu futuro.
1. Vida e Bênção
Ao viver unido com Cristo, você sofrerá perseguição. A palavra que mais encontro na Bíblia para se referir à essa realidade é o grego thlipseon, que significa perseguição, aflição, tribulação. A origem desses termo remete à ideia de pressão. É por esse motivo, por exemplo, que muitos refugiados deixam sua terra para buscar asilo em outros países.
Jesus sofreu muito além disso. A Bíblia diz que ele voluntariamente foi feito enfermo, sentiu dores, e morreu como culpado pelos nossos pecados. Por sua obra completa na cruz, temos vida abundante independente das circunstâncias externas. Você tem direito a uma vida abençoada em Cristo.
Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.
Jesus, Evangelho de João 16:33
Permanecer unido a Jesus é sua melhor maneira de agir. Cantar louvores ao único digno. Declarar a palavra de Deus em alta voz para você mesmo e para o ambiente ao seu redor. Desenvolver um relacionamento de profunda comunhão com o Espírito Santo em seu cotidiano.
2. Maldição e Morte
A opção não recomendada é a reclamação. Deus disse ao povo de Israel que diante deles estavam a bênção e a maldição. E disse para escolherem a bênção. É como uma questão objetiva com 2 alternativas e Deus nos diz qual é a resposta certa.
Carlito Paes nos adverte que reclamar é falar de seus problemas para quem não pode resolver. Com essa atitude uma pessoa apenas retrocede ao invés de avançar. Pare de olhar para a sua própria vida como se suas emoções, desejos e enganos fossem o mais importante. Uma vida egocêntrica e em busca de conforto não trará os resultados de que você necessita.
É melhor dar a preferência. Assim você abre oportunidade para outros trilharem o caminho antes de você. Em seguida, você caminhará com mais liberdade, segurança e tranquilidade. Veja como o apóstolo Paulo bateu forte na igreja de Corinto:
O fato de haver litígios entre vocês já significa uma completa derrota. Por que não preferem sofrer a injustiça? Por que não preferem sofrer o prejuízo?
Apóstolo Paulo, carta 1Coríntios 6:7
Conclusão
Não tenha dúvida de que você vai sofrer. Talvez você já esteja sofrendo bastante. Embora essa não seja a vontade de Deus para sua vida, o mundo é mal e nós precisamos ser sábios. As adversidades existem para todos, com ou sem Jesus.
Ao escolher sofrer com Jesus você desfrutará paz, saúde e prosperidade. O mundo exercerá pressão de todos os lados. Mas coragem, siga firme! Siga adorando a Deus, declarando a Palavra de Deus em alta voz e compartilhando com ele suas dificuldades em oração. Jesus venceu o mundo e com ele você também vencerá.
Oração: Deus, eu reconheço a sua bondade e o seu amor leal. Eu escolho me unir ao Senhor em Jesus. Peço que você me ajude a persistir e atravessar cada dificuldade em minha vida. Que o teu Espírito Santo seja meu conselheiro e me ajude hoje e sempre, em nome de Jesus. Amém.
O que achou desse post? Escreva abaixo seu comentário
Comments
One response to “Sofrimento: Sua Realidade Inegável e as Opções Disponíveis para Você”
[…] Reading Time: 7″Leia em Português […]