love Israel

Ame Israel: Um povo especial no coração de Deus

Considerando as eleições que acontecerão em Israel nesta próxima semana, decidi escrever sobre o amor de Deus pelos israelitas. Ao meditar neste post, você terá oportunidade de descobrir o que a Bíblia diz sobre esse povo especial para Deus e reavaliar sua postura em relação a eles. Deixe abaixo o seu comentário e compartilhe com seus amigos. Boa leitura!

Tempo de Leitura: 5″
Read in English

Sem exagero

Quando vejo o quanto Deus ama Israel, não considero exagero algum qualquer esforço em favor desse povo. Deus ama Israel de uma maneira inexplicável. Esse relacionamento deve ser visto sob a perspectiva de um pacto ou aliança feita entre Deus e Israel.

Aqueles que interpretam Israel como sendo a Igreja de Jesus estão enganados e fazem confusão com dois povos distintos. A verdade é que em Jesus, todos os cristãos têm o privilégio de participar do relacionamento com Deus, que antes era exclusivo ao povo de Israel. Dessa forma a Igreja do Senhor Jesus e Israel estão unidos nas mesmas promessas, perseguição e bênçãos.

Quando Jesus veio à terra, ele sabia bem claramente que veio apenas ao povo de Israel. Ele fez distinção entre os israelitas e os gentios durante seu ministério, ministrando prioritariamente às ovelhas da casa de Israel. Em seguida, ele enviou o Apóstolo Paulo dedicado aos gentios, fazendo novamente distinção entre a Igreja e o povo de Israel.

Bênção para Todos

A promessa que Deus fez ao patriarca Abraão é que através de sua descendência, ou seja do povo de Israel, todas as famílias das outras nações seriam abençoadas. E essa palavra se cumpre em Jesus, rejeitado à princípio pelos judeus, trazendo salvação a todos os povos.

Se os gentios foram enriquecidos porque os israelitas fracassaram ao rejeitar a salvação que Deus lhes oferece, imaginem como será maior a bênção para o mundo quando Israel for plenamente restaurado!

Apóstolo Paulo, carta aos Romanos 11:12

O fato de Jesus, como apóstolo e sumo sacerdote da fé, priorizar Israel resultou no pleno cumprimento do propósito de Deus de amar o mundo. De Jerusalém, através de judeus que foram os primeiros cristãos, a mensagem do Evangelho alcançou todos os povos, trazendo desenvolvimento e riqueza às nações da terra.

Aos judeus primeiro

Robert Morris, líder e fundador da Gateway Church, diz que “uma das principais razões pelas quais Deus abençoou a Gateway é por causa da obediência em levar o evangelho aos judeus primeiro”. Ele é questionado por líderes ao redor do mundo, inclusive em conferências e programas de TV, e sempre cita a frase acima em suas respostas.

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.

Apóstolo Paulo, carta aos Romanos 1:16

Eu e a Rapha tivemos oportunidade de visitar Israel 2 vezes e uma das coisas que mais nos impressionou foi a fidelidade daquele povo às promessas da Palavra de Deus. Regiões desérticas produzem todas espécies de frutos, inclusive para exportação, porque isso está escrito nos profetas. Existe um grande projeto para levar água da Galiléia para o deserto pelo mesmo motivo.

Se algo está escrito na Palavra de Deus, eles criam projetos para tornar aquelas promessas realidade. Por isso, nunca lhes falta recursos. A mesma realidade é percebida pela prática do dia semanal de descanso, o Shabbat. Embora esse princípio, assim como o casamento e outros, sejam direcionamentos dados por Deus antes mesmo da criação do povo de Israel, eles são os que mais fielmente o praticam como povo. Temos muito a aprender com Israel.

Todas as vezes que obedecemos um princípio da Palavra de Deus, o resultado é bênção, paz e prosperidade para a nossa família. Esse é o prazer de Deus, ver seu povo vivendo plenamente satisfeito. E além disso, sendo abençoado, o povo de Deus abençoa todos ao seu redor.

Antissemitismo

O único inimigo que atua incessantemente contra esse plano de bênção para todos os povos é o diabo. E o antissemitismo é uma de suas principais estratégias, usada de maneira crescente, para prejudicar uma pessoa ou um povo em relação às promessas de Deus. Mesmo igrejas e líderes cristãos são seduzidos por filosofias antissemitas, ao priorizar outras influências ao invés da Palavra de Deus no que diz respeito a Israel. Martinho Lutero era um adepto à essa ideologia.

No passado, líderes com medo de um controle de Israel sobre o mundo criaram ideias de resistência e combate ao povo judeu. Mas quanto mais eles são perseguidos, mais eles têm tido oportunidade de retornar à terra prometida aos seus patriarcas, restaurarem seu idioma que já estava se perdendo e viverem juntos um retorno às promessas de Deus para eles.

Não há magia que possa contra Jacó, nem encantamento contra Israel. Agora se dirá de Jacó e de Israel: ‘Vejam o que Deus tem feito!’

Números 23:23

Falsas convicções, transmitidas por familiares, escolas e até mesmo igrejas, levam muitos gentios a viverem distantes do que a Palavra de Deus nos ensina sobre seu modo de pensar e amar Israel.

Amamos o que Deus Ama

Nossa família ora por Israel diariamente, investimos financeiramente todos os meses em organizações e projetos pró-Israel e planejamos voltar para visitar aquele país outras vezes. A visão que Deus tem nos dado, bem como sua provisão e prosperidade são fruto de suas promessas. E uma dessas promessas encontram-se em Salmos 122:

Orai pela paz de Jerusalém! Prosperarão aqueles que te amam.

Salmos 122:6

Amamos Israel porque amamos Deus, e Israel tem um lugar especial em seu coração. Somos gratos a Deus pela maneira como nossa nação, o Brasil, se posicionou em favor de Israel no passado e agora volta a se alinhar com o coração de Deus nesse sentido.

Conclusão

Por isso quero te convidar a refletir melhor sobre esse assunto. Principalmente, te encorajo a orar, pedindo a Deus um entendimento conforme o próprio coração dele. Peça que lhe mostre como você deve valorizar esse povo e certamente Ele lhe dará oportunidades práticas para amar Israel.

Oração: Deus, muito obrigado por sua amor leal. Eu te agradeço especialmente por Israel, e por trazer salvação através desse povo a todas as famílias da terra. Eu oro pela paz e prosperidade de Jerusalém. Peço também por sua revelação em minha vida a respeito desse povo amado, em nome de Jesus. Amém.


O que achou desse post? Escreva abaixo seu comentário



Posted

in

by

Tags:

Comments

3 responses to “Ame Israel: Um povo especial no coração de Deus”

  1. […] Reading time: 5″Leia em Português […]

  2. Abeni Bastos Avatar
    Abeni Bastos

    Texto maravilhoso, muito centrado e principalmente, muito Bíblico. Inspirado pelo Espírito Santo!

  3. Michael Avatar
    Michael

    Thiago, muito obrigado por esse texto bíblico, excelente e inspirador! Deus os abençoe ainda mais. Shalom

Show Buttons
Hide Buttons