Palavras importam. Desde que conheci a Rapha temos cultivado juntos o hábito de cuidar bem de nossas palavras porque tudo o que falamos hoje cria o nosso futuro em detalhes. Medite neste post e aprenda como ajustar sua linguagem para o bem de sua família e todos ao seu redor.
Tempo de Leitura: 5 min
Read in English
Quem de vocês quer amar a vida
Salmos 34:12-13
e deseja ver dias felizes?
Guarde a sua língua do mal
e os seus lábios da falsidade.
Estávamos hospedando minha irmã e cunhado no meio do inverno. Super cansados, após um dia de vários passeios e atividades pela cidade de São José dos Campos, gastamos um bom tempo comendo juntos e batendo papo ao redor da mesa. Já era tarde quando meu cunhado foi para o banho, e eu fiz uma simples brincadeira, dizendo: “Só falta o chuveiro não esquentar”.
Não deu outra. Quando ele ligou o chuveiro, percebeu um barulho característico da resistência se rompendo. Enquanto tínhamos chuveiros elétricos, que eu particularmente não gosto principalmente pelo barulho, costumava ter uma resistência reserva. Mas naquela ocasião, não tínhamos. E ele teve que tomar um banho gelado mesmo.
Por Sua Palavra Poderosa
A Bíblia nos mostra que “Disse Deus” e todas as coisas foram criadas pela sua palavra. A palavra de Deus tem poder criador. O autor aos Hebreus diz que Ele também sustenta todas as coisas por sua palavra poderosa, e pela fé entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de modo que aquilo que se vê não foi feito do que é visível.
Em seguida, Ele deu esse mesmo poder exclusivamente ao ser humano. Ou seja, através de nossas palavras devemos criar o nosso futuro e igualmente o sustentar.
É triste notar como a maioria das pessoas não sabem disso ou não valorizam essa verdade. Criam desgraça para si mesmos com a própria boca. E ao falar, não se importam em mudar o plano no meio do caminho como se não tivessem empenhado sua palavra em um compromisso. Casamentos são desfeitos, filhos sofrem todo tipo de complicações e muitas angústias são vividas, a longo prazo, por esse motivo.
Mas não deve ser assim com você e sua família. Aprenda a usar suas palavras com sabedoria, e sua fala será uma jóia rara para o bem de sua família e todos ao seu redor.
A palavra proferida no tempo certo é como frutas de ouro incrustadas numa escultura de prata.
Sábio Salomão, Provérbios 25:11
Para Viver Dias Felizes
Palavras sempre têm consequências. Se você quer evitar muito sofrimento, guarde sua boca. Com amor, compartilhamos com você 3 atitudes práticas para viver dias felizes:
1. Ouça mais e Fale menos
Temos dois ouvidos e uma boca. E isso não é à toa. Por isso, ouça mais e fale menos.
Essa atitude é realmente simples. Basta você prestar atenção às pessoas enquanto falam com você. Não interrompa enquanto outros falam – às vezes a tentação é grande. Outra prática interessante é utilizar perguntas para que você permita os outros falarem enquanto você escuta.
Salomão, o rei mais sábio de todos os tempos, disse que até o tolo se passa por sábio quando fica quieto. E no Brasil dizemos que quem fala muito dá bom dia a cavalo. Melhor evitar falar muito, e também evitar quem fala muito, porque é problema à vista.
2. Selecione Bem suas Palavras
De suas palavras faladas, você e outros colherão frutos a curto e longo prazo. Logo, selecione bem suas palavras.
A Bíblia diz que o pai da mentira é o diabo. Se você quer ser filho de Deus e desfrutar suas bênçãos, você deve ter um compromisso inegociável com a verdade. Eu e a Rapha não aceitamos qualquer mínimo desvio da verdade. E isso se tornou um hábito saudável em nossa casa.
Além disso, crie o hábito de declarar aquilo que você deseja em seu futuro. Ao invés de dizer “estou tão cansado” diga “hoje meu descanso será merecido”. O que ajuda dizer que você está cansado? Ajuda a gerar mais cansaço antecipadamente. Mas ao declarar que você terá descanso, você terá descanso.
Suas palavras realmente importam e criam seu futuro. Assim como você disser, assim será amanhã e daí por diante.
3. Troque Reclamação por Gratidão
Não importam as circunstâncias, por piores que sejam . Deus é sempre bom. E tenho certeza de que você tem mais motivos para dar graças do que para se queixar. Por isso, troque palavras de reclamação por palavras de gratidão.
Esse é o nível avançado! Quando você se recusa a se queixar do calor, do frio, das decisões de outras pessoas, e de tudo ao seu redor, você estará voando alto para um destino de bênçãos abundantes.
Aqui eu destaco que você precisa guardar sua boca de falar mal de pessoas. Seja quem for, e qual for a atitude daquela pessoa, não fale mal de ninguém. Depreciar ou simplesmente comentar qualquer desaprovação sobre outros tem o poder de tornar você uma pessoa tola e desagradável. Se você puder, elogie. Senão, guarde seu coração e fique quieto.
Pratique ações de graças. Leia Salmos todos os dias. Aprenda mais sobre esse assunto com o livro de Provérbios, na Bíblia. Deixe suas palavras serem motivo de alegria para todos, inclusive para você.
A minha boca falará com sabedoria; a meditação do meu coração trará entendimento.
Salmos 49:3
Conclusão
Nossas palavras não estão soltas. Elas importam mais do que imaginamos. E Jesus nos ensinou que falamos daquilo que está em nosso coração.
Por isso, decida agora mesmo encher seu coração de gratidão, selecionar muito bem suas palavras, e dar preferência para ouvir ao invés de falar. Você será uma pessoa mais agradável e próspera ao usar com sabedoria as suas palavras.
Oração: Deus, eu te dou graças porque o Senhor é bom em todo o tempo. Obrigado pela capacidade de falar e poder criar meu futuro assim como o Senhor faz. Por favor me ajude a guardar o meu coração e a minha boca falará para a tua glória, em nome de Jesus. Amém.
O que achou desse post? Escreva abaixo seu comentário
Comments
2 responses to “O Poder das Palavras : 3 Atitudes Práticas para Amar a Vida”
[…] Reading Time: 5″Leia em Português […]
Muito bom .