Eu seria um tolo se tentasse definir com palavras adoração. Mas através de minha própria experiência mesclada com o que a Bíblia diz sobre esse tema tenho certeza de que você será enriquecido em sua concepção sobre adoração ao meditar neste post.
Leitura: 7 min
Read in English
Gratidão
Há 20 anos atrás eu comecei a descobrir a adoração. Ainda adolescente, uma pequena bolinha apareceu em meu lábio inferior. O médico que me avaliou disse que precisaria fazer uma microcirurgia para retirar e avaliar aquele material. Naquela mesma tarde, fui submetido ao procedimento e saí do hospital com alguns pontos naquela região do meu lábio.
Não bastasse o susto de ir para o centro cirúrgico naquela tarde, à noite os pontos começaram a sangrar, cada vez mais e mais. Como meus pais não tinham carro naquela época, precisaram chamar uma ambulância que me levou de volta ao hospital. Foram necessários mais três ou quatro pontos no meu lábio inferior, substituindo os antigos.
Poucos dias depois fui a um evento em minha igreja, mesmo sem poder falar muito. O momento de louvor a Deus naquele encontro foi comum, mas tornou-se inesquecível para mim.
Ao retornar para casa, passei a língua em meu lábio inferior e não senti os pontos, que o médico retiraria na próxima semana. Assim que cheguei em casa, olhei no espelho e pude confirmar que não apenas os pontos sumiram completamente como meu lábio não tinha qualquer cicatriz. Enquanto eu adorava a Deus, Ele tocou os meus lábios e me curou inexplicavelmente. Graças a Deus!
Adoração Antecede a Oração
Ninguém orou por mim. Eu não senti nada. Mas quando adoração antecede a oração, milagres acontecem mesmo sem pedirmos por eles. Jesus nos ensinou a adorarmos o Pai antes de orarmos. Assim cresceremos em nosso relacionamento com Deus. Ele é o Criador, o princípio e o fim de todas as coisas, aquele que era, que é e que há de vir. O Senhor somente é santo, santo, santo e digno de toda adoração!
Pai nosso, que estás no céu,
Jesus, Evangelho de Mateus 6:6
que todos reconheçam
que o teu nome é santo.
Hoje entendo que parte do milagre que Ele realizou ao tocar meus lábios naquela noite incluiu amadurecer o tecido afetado, além de sumir com as linhas dos pontos. Que experiência! Eu simplesmente adorei a Deus e Ele veio ao meu encontro para me curar e revelar mais de sua pessoa a mim.
Sinceridade
Adoração sempre estimula um processo de amadurecimento espiritual, desenvolvimento sobrenatural e maior revelação de quem Deus é. Ao mesmo tempo, é necessário que uma pessoa alcance determinado nível de maturidade em Cristo para verdadeiramente adorar a Deus. Isso não tem coisa alguma a ver com seu intelecto, mas com seu espírito.
Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
Jesus, Evangelho de João 4:24
Adão, o primeiro homem, nunca adorou a Deus. A Bíblia diz que Deus deu instruções a ele, o abençoou de tantas maneiras diferentes, mas não faz uma única referência a Adão adorar a Deus. Adoração é um assunto prioritário em toda história, e as Escrituras certamente teriam registrado um ato de adoração de Adão para Deus. Mas isso simplesmente não aconteceu.
Certamente Adão era muito saudável em seu físico, bem provido de conhecimento em seu intelecto e vivia um ambiente perfeito permeado de inocência. Mas Adão não avançou para conhecer mais Deus. Ele se envolveu logo com Eva, mas não ousou buscar a Deus nem um pouco.
Desde Adão, porém, existe um processo de revelação contínua da pessoa de Deus. Cada geração tem descoberto mais sobre seu caráter, sua maneira de se relacionar com a humanidade, seu plano de amor, os benefícios de uma vida em união com o Criador e os consequentes frutos dessa escolha.
Considerando que estamos bem avançados nesse processo de descobrir quem Deus é e como nos relacionarmos com ele em Cristo, podemos entender que temos muito mais condição de adorar a Deus do que Adão. E essa condição de maior revelação não deve ser motivo de conforto ou orgulho, mas sim de maior responsabilidade.
Honra
Assim como Adão no princípio, eu me lembro de nunca elogiar meu pai ou honrá-lo de maneira intencional quando eu era criança. Mas à medida em que cresci, comecei a perceber seu amor e o quanto ele investiu em minha vida. Assim minha revelação de quem meu pai realmente é progrediu. E depois que o Micael nasceu, eu descobri o que é ser pai. Aí então passei a valorizar ainda mais quem meu pai é. Todo relacionamento saudável cresce para um nível de revelação cada vez maior, de geração em geração.
O fato é que Adão não era maduro espiritualmente. Infelizmente essa é a realidade de muitas pessoas hoje, que invertem a ordem das coisas, priorizando trabalho, bem estar e tudo o mais. Adoração é prioridade. Deus criou o homem para o louvor de sua glória. Mas Adão não buscou desenvolver seu relacionamento com Deus, preferindo antes o conforto e o prazer de seu jardim.
A Primícia da Adoração
Seu filho, Abel, foi o primeiro ser humano que adorou a Deus. E isso lhe custou a vida! Seu irmão mais velho, Caim, trouxe do fruto da terra uma oferta qualquer ao Senhor, sabendo que aquilo não era o certo. Essa foi reprovada porque Deus não está interessado em ofertas, ou adoração, mas em adoradores. Caim deu um presente, mas não adorou a Deus. Observe que Caim não sacrificou coisa alguma.
Abel, por sua vez, trouxe pela fé a melhor parte das primeiras crias de seu rebanho de ovelhas para ofertar a Deus. Era um sacrifício, com derramamento de sangue e gordura. Esses elementos apontam para a perfeição que há em Cristo e a unção do Espírito Santo necessários para o adorador. E Deus aceitou de bom grado essa veneração, aprovando sua oferta.
Pela fé, Abel apresentou a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Com isso, mostrou que era um homem justo, e Deus aprovou suas ofertas. Embora há muito esteja morto, ainda fala por meio de seu exemplo.
Hebreus 11:4
Adoração implica em sacrifício, aquilo que é desejável e geralmente custa caro. Esse é o tipo de adoração que Deus gosta. Você pode dar algo a Deus sem o adorar, mas não pode o adorar sem lhe oferecer algo precioso. Se Ele vir em você um coração rendido a Jesus e cheio do Espírito Santo, você estará adorando muito bem!
LaMar Boschman, meu professor e pioneiro da adoração que temos hoje, diz que “se a adoração não está em seu coração, ela não está em sua ação”. Adoração é espiritual. E somente você pode decidir o quanto investirá em seu relacionamento com Deus. Abel foi o primeiro a se lançar com ousadia nesse mistério, e nós aprendemos algo com ele.
Adoração: Um Ambiente Perigoso e Poderoso
Adoração sempre gera morte. Como sabemos, Caim atacou e matou seu irmão Abel. Toda vez que você adorar a Deus, algo em você morrerá. E Deus trocará o seu velho homem pelo novo à medida em que você se expuser à presença dele com sua adoração.
Isso é um privilégio valioso que os homens compartilham com os anjos, que exaltam o Senhor no céu incessantemente. Observe que os demônios não podem adorar a Deus. Quando eles tentaram se expressar diante de Jesus, Ele não os permitiu. Triste situação. A única condição pior do que não poder adorar a Deus é, podendo adorar a Deus, escolher não o fazer.
“Além disso, de muitas pessoas saíam demônios gritando: “Tu és o Filho de Deus!” Ele, porém, os repreendia e não permitia que falassem, porque sabiam que ele era o Cristo.”
Evangelho de Lucas 4:41
Adoração ou Idolatria
Adoração traz definição a um ambiente. Esse pode ser extremamente saudável, propício para milagres e intimidade com o Criador. Ou pode ser um altar para idolatria, dependendo de seu coração.
A. W. Tozer disse que “a essência da idolatria é o entretenimento de pensamentos sobre Deus que são indignos dele”. Mais do que imagens que são abomináveis, as teses sobre quem Deus é a partir de um coração frio e distante da verdade, são uma oferta que o Senhor jamais aceitará. Ele é Deus. Cabe a nós buscar descobri-lo de alguma maneira, espiritual e sincera, pois em sua graça Ele está sempre pronto a se revelar a nós.
Conclusão
Precisamos aprender a adorar através de um relacionamento de gratidão, sinceridade e honra a Deus. O Senhor Criador é digno de toda adoração. E a nossa única razão de vida é dar a Ele a honra merecida.
Assim, meu objetivo com este post foi apenas despertar uma curiosidade santa em você sobre esse tema. Você descobrirá o poder da adoração quando ousar buscá-Lo em espírito e em verdade. E seu maior sacrifício nunca chegará perto do preço que Ele pagou para que você possa desfrutar o privilégio de o adorar.
Oração: Deus, muito obrigado pela oportunidade que tenho de te adorar. Eu quero ser um adorador que alegre o teu coração. Por favor, me ensine a trilhar esse caminho misterioso da adoração, em espírito e em verdade, para a tua glória em Cristo Jesus. Amém.
O que achou desse post? Escreva abaixo seu comentário
Bônus: Pensamentos sobre Adoração
“O mais importante sobre adoração é como seu coração se posiciona. Não importam os fatores externos, importa o seu coração.” Saulo Domingos
“Adoração é amor em expressão.” Robert Morris
“Adoração é um impulso universal, conectado por Deus na própria fibra do nosso ser – e uma necessidade não concluída de ligação com Deus.” Rick Warren
“Pelo fato de Ele nunca mudar, nosso louvor a Ele nunca deve cessar.” D. McMinn
“Nós nos tornamos o que adoramos.” G. K. Beale
“Jesus é o adorador perfeito, conhecendo o Pai ininterrupta, submissiva e completamente.” H. Best
“O Shabbat não é um tempo desperdiçado. É um tempo de adoração.” LaMar Boschman
“No céu existe uma multiplicidade de música porque Deus se deleita na diversidade.” LaMar Boschman
“Adoração tem a ver com um encontro – indo à presença de Deus.” Jack Hayford
“Adoração é o componente chave para as bênçãos de Deus; mas Deus não busca adoração, Ele busca adoradores.” Mike Massa
“Você pode dar algo a Deus sem o adorar, mas não pode o adorar sem lhe oferecer algo precioso.” Thiago Duzzi
“Precisamos aprender a adorar através de um relacionamento de gratidão, sinceridade e honra a Deus.” Thiago Duzzi
Comments
4 responses to “Adoração: Um chamado para maturidade em Cristo”
[…] Reading: 7 minLeia em Português […]
Bom dia meu amigo Thiago.
Como é Bom ler esses tipos de textos que nos impulsiona.a da preferência pra Adoração.antes de tudo adoração.ela sim faz milagres inesperados!
Obrigado .
God belas you!
Como é bom adorar o Senhor Jesus! A Ele a glória!
Adoração Antecede a Oração.. essa vou carregar por toda vida! Aconteceu um fato semelhante a esse testemunho seu comigo uma vez! Eu não orei eu apenas adorei e de fato fiquei curado. Obrigado por compartilhar essa rica palavra meu amigo.