sunflower girassol

Plantar e Colher: 3 Lições Aprendidas com o Nosso Girassol

Compartilho neste post 3 lições preciosas que aprendemos ao plantar com nossa família algumas sementes de girassol. E jamais as esqueceremos. Medite neste post, e comente abaixo o que mais você pode tirar de aprendizado dessa experiência. Boa leitura!

Leitura: 4 min
Read in English

Há cerca de 3 meses, decidimos plantar algumas sementes de girassol no jardim em frente de nosso apartamento. Nunca tínhamos tentado isso antes. Mas acreditamos que seria uma boa experiência de aprendizado com nossos filhos, Micael (7) e Sara (6).

Cerca de 2 semanas, conforme prometido no pacotinho das sementes, o brotinho já estava crescendo com suas primeiras folhas. Foi uma alegria descobrir que nossos girassóis deram certo!

Naquela semana, uma equipe veio aparar nosso gramado e, apesar do girassol estar em uma porção de terra sem grama, a máquina tosou todos os brotinhos. Esses já eram!

Mas alguns dias depois percebemos que alguns brotinhos menores, e um pouco atrasados, estavam se desenvolvendo. Esses foram os responsáveis pelo sucesso do nosso trabalho.

Decidimos, então, identificar a plantação com uma placa para que todos que passassem pudessem saber dos nossos girassóis. As crianças mesmo escreveram “GIRASSOL” em uma folha de papel que foi revestida com um saco plástico, e a fixamos com uma barra de ferro próximo dos brotinhos.

Desde aquele dia, os girassóis cresceram rápido. E nessa semana, eles começaram a desabrochar. A primeira flor veio do maior pé de girassol, enorme, linda e, para nossa surpresa, de frente para nossa janela! Agora nosso plano é, daqui a alguns dias, colher e replantar as sementes desse pé que mais cresceu.

A partir dessa experiência, gostaria de compartilhar com vocês as três principais lições que aprendemos com nossos girassóis:

1. Você colhe daquilo que planta

Isso não significa que você colherá tudo o que plantar. Alguns brotinhos geralmente se perdem no processo. Ao mesmo tempo, uma pequena porção de sua semeadura será suficiente para produzir muito mais do que você semeou. Ainda que pareça demorar, é daí que virá o seu sucesso.

Isso nos mostra também a importância do DNA da semente. Quem planta limão não colherá laranja daquele pé. Semelhantemente, se o que você tem experimentado em sua vida não tem te agradado, é óbvio que precisa trocar suas sementes.

E não se esqueça do poder multiplicador que uma semente tem dentro de si. Bem ou mal, sua semeadura resultará em consequências práticas para sua vida e família. Nunca duvide do poder de uma simples semente.

2. A mentalidade de entender tudo é carnal. A mentalidade de crer é espiritual.

A Bíblia nos instrui sobre a necessidade de aceitarmos não entender tudo, mas crer em tudo. Se você dispõe seu coração a servir com humildade, você abre mão do controle que é tão prejudicial e pesado sobre a sua alma.

Assim você descobrirá como o mundo espiritual é mais real do que o físico. E a maneira como você pode se relacionar bem com sua própria espiritualidade é através da . Ela se manifesta em seu interior como um impressão assertiva, uma imagem que você percebe sem qualquer dúvida. Nem tudo pode ser entendido, explicado ou argumentado.

Mas você deve valorizar a fé e a maneira como o Espírito Santo se comunica com você. Ele lhe dará toda sabedoria de que você necessitar. E você colherá com sucesso daquilo que plantar , mesmo sem entender completamente todo o processo.

Quando perguntaram a Jesus qual é a obra que Deus deseja, sua resposta foi imediata. O Pai nos chama para crer em Jesus. Esse tipo de fé é diferente da crença comum por uma atitude que nos move na direção certa em paz. Decida crer em Deus mesmo quando não puder entender ou explicar, e você colherá seus melhores frutos logo em breve e eternamente.

Jesus respondeu: “A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou”.

Evangelho de João 6:29

3. O fruto é surpresa para quem o avista, mas recompensa para quem o plantou

Deus não criou o homem para ser mero espectador da natureza. Ele nos criou para o representar na terra e lhe dar prazer. Isso se manifesta em uma vida de intencionalidade.

Quando você começa a viver a partir dessa perspectiva, seus planos serão concretizados. E se você considerar a Palavra de Deus neste processo, Ele certamente abençoará tudo aquilo que você tocar e todo ambiente onde você chegar. Ao se posicionar, tudo ao seu redor se ajustará para o seu bem. E Deus será glorificado através de sua vida.

Conclusão

Plantar e colher é uma ótima maneira de aprender sobre a vida. Mesmo que você não tenha experiência com plantação, como é o nosso caso, esse processo é tão simples que uma criança pode desenvolvê-lo.

E daquilo que plantar, você certamente colherá. Mesmo sem entender todo o processo, mas com a expectativa de resultado, você terá a recompensa de colher muito mais do que semeou. Deus o honrará com o melhor da terra e na eternidade se você aproximar-se dele com um coração disposto a ouvir e obedecer.

Oração: Deus, obrigado por sua fidelidade e generosidade! O Senhor é sempre bom e faz apenas o que é bom. Por isso, eu decido viver pela fé, mesmo quando não entender completamente. Ajude-me por favor a viver todos os seus planos para minha vida e família, em nome de Jesus. Amém. 


O que achou desse post? Escreva abaixo seu comentário



Posted

in

by

Comments

2 responses to “Plantar e Colher: 3 Lições Aprendidas com o Nosso Girassol”

  1. Michael Avatar
    Michael

    Thiago, obrigado por essa simples e poderosa reflexão, princípios e lições verdadeiros.

Show Buttons
Hide Buttons