Paz é a segunda característica do Reino de Deus. Assim como os demais atributos deste reino, paz também é uma dádiva recebida pela fé em Jesus e independente de circunstâncias.
English Version
Tempo de Leitura: 6 min
Neste terceiro post da série O Rei dos reis, veremos que existe um único caminho para a verdadeira paz. Identificaremos também qual é o principal ladrão de tranquilidade e como eliminá-lo de sua vida para que sua família desfrute paz e prosperidade continuamente.
Vimos no primeiro post desta série que o Reino de Deus está mais relacionado a manifestar a glória do Rei dos reis em uma vida de genuína fé do que obter algo por esforço próprio. No segundo post percebemos como buscar o Reino de Deus implica viver a partir de uma adequada mentalidade de justiça. Agora avançaremos para o próximo atributo desse Reino, que é a paz.
O Segundo Presente
O segundo presente que Jesus ganhou foi uma porção de incenso. Assim os sábios indicaram profeticamente seu propósito como sacerdote e também como uma oferta pessoal que seria sacrificada voluntariamente a Deus em favor da humanidade.
Além disso, aquela oferta de incenso revela o segundo princípio do Reino de Deus. Firmado eternamente sobre justiça, esse reino oferece perfeita paz aqueles que vivem nele. Essa quietude no espírito humano é a convicção necessária para decisões certas.
O incenso originou-se no Egito para propósitos religiosos. Atualmente continua sendo utilizado em rituais espirituais para gerar um ambiente místico e sugerir a importância do desprendimento da vida material para paz de espírito. Muitas igrejas combinam iluminação com máquinas de gelo seco, seguindo a mesma ideia.
Oração por Paz
A Bíblia mostra que o incenso representa as orações dos santos:
Seja a minha oração como incenso diante de ti
Rei Davi, Salmo 141:2
e o levantar das minhas mãos como a oferta da tarde.
Observe que o caminho para a verdadeira paz é uma vida sincera de comunhão com Deus através da prática da oração com ações de graças. Quando orar, não considere pedir a Deus algo que você deverá receber mas peça crendo que já o recebeu. Assim você poderá já orar com gratidão, reconhecendo a soberania e a generosidade do Rei dos reis.
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
Apóstolo Paulo, carta aos Filipenses 4:6
Ele é bom em todo o tempo e sabe de nossas necessidades mesmo antes de lhe pedirmos. Na verdade, o que importa é a nossa intimidade com Deus, pois nós precisamos dele mais do que qualquer outra coisa. Ele é a nossa paz e fonte de tudo de que necessitamos.
O Ladrão da Paz
É por isso que Jesus disse que não podemos ter a mente dividida ou distraída. A causa de tribulação para a maioria das pessoas é a dependência financeira, não importa quanto recurso uma família possui.
Observe que Jesus fez a declaração “se buscarem o Reino de Deus e sua justiça, todas as demais coisas lhes serão acrescentadas” logo após ensinar que não podemos servir a Deus e a mamom.
Mamom, que é o termo hebraico usado por Jesus para dinheiro, refere-se a uma entidade espiritual maligna que se opõe ao Reino de Deus. Ele é o ladrão da paz.
Uma vez que você decide viver no Reino de Deus, você não depende de dinheiro, ou mamom. Os servos de Deus vivem em paz porque dependem exclusivamente de Deus e lhes garante o sossego. Mas chamo sua atenção para a realidade de que há muita gente achando que é servo de Deus enquanto, na verdade, está servindo mamom.
Sua motivação para o trabalho nunca deve ser ganhar dinheiro, mas glorificar a Deus. Isso fará toda a diferença para o sucesso de sua carreira!
Por isso, o apóstolo Paulo ensina sobre oração com ações de graças como solução contra a ansiedade, ao falar sobre dinheiro aos Filipenses. No último capítulo de sua carta, o apóstolo agradece pelas ofertas enviadas a ele em um momento de privação. E garante que Deus suprirá todas as necessidades daquele povo devido à sua generosidade financeira. É nesse contexto que ele diz:
O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.
Apóstolo Paulo, carta aos Filipenses 4:19
Prometem Quando Não Há Paz
Há muitas propostas de inteligência financeira, emocional, meditação e vários programas oferecendo paz, enquanto servem mamom. O verdadeiro interesse é apenas ganho financeiro. Por isso, tome muito cuidado!
Oferecem curativos superficiais
Jeremias 8:11
para a ferida mortal do meu povo.
Dão garantias de paz,
quando não há paz alguma.
Serenidade não pode ser comprada com dinheiro. Deus a dá como um presente aqueles que se achegam a ele com um coração sincero e grato. E essa é a paz que excede todo entendimento humano. Ela é poderosa para guardar a nossa alma e, consequentemente, garantir muitos benefícios.
Shalom
A verdadeira paz não é apenas ausência de guerra, como significa a raiz latina pax. Também está muito além de uma atmosfera de relaxamento ou quietude física.
O termo bíblico é shalom, com o qual o povo se cumprimenta em Israel até hoje. Shalom significa plenitude, porção mais do que suficiente além de minha necessidade.
Essa paz que desfrutamos no Reino de Deus é fruto do Espírito Santo, produzido por ele mesmo na vida daquele que o recebe pela fé. Quando você crê em Jesus e o confessa como seu salvador, você recebe o Espírito Santo. A partir daí, basta você falar com ele sobre suas dificuldades e preocupações. Ele trará as mudanças necessárias em sua vida e ao seu redor. Experimente!
Pela paz de Jerusalém
Além disso, existe uma promessa bíblica de paz e prosperidade para aqueles que amarem a cidade de Jerusalém. Essa cidade está cheia de pessoas de todo o mundo diariamente. Por isso, quando abençoamos Jerusalém abençoamos o mundo. Veja, então, 3 atitudes que pratico há anos e compartilho lhe convidando a abençoar Israel e Jerusalém:
- Orar pela cidade de Jerusalém e por Israel todos os dias – esse é um mandamento bíblico com promessa;
- Visitar Israel – cada visita a Israel exige um milagre, basta você crer;
- Falar somente bem de Israel – e discordar de quem os critica.
Orai pela paz de Jerusalém! Prosperarão aqueles que te amam
Rei Davi, Salmo 122:6
Conclusão
Quando você decide aceitar pela fé o convite de Deus para sua vida, e viver guiado por sua Palavra e pelo Espírito Santo, paz sobrenatural vem sobre sobre sua vida e família.
Essa paz não tem explicação, prazo de validade nem mesmo preço a pagar. Assim como Jesus recebeu de presente o incenso dos sábios, ele receberá sua oração com fé e lhe dará paz que ultrapassa todo entendimento humano para você ser abençoado e bem-sucedido todos os dias de sua vida.
Oração: Pai, eu te adoro porque teu Reino é de justiça, de paz e de alegria no Espírito Santo. Eu decido agora entregar a ti todas as minhas dificuldades e preocupações. Por favor, me ajude momento a momento a orar confiando em ti e com o coração grato. Eu oro com fé e recebo tua paz, em nome de Jesus. Amém.
O que achou desse post? Escreva abaixo seu comentário
Comments
3 responses to “O Rei dos Reis {Parte 3}: Um Reino de Paz e Prosperidade”
[…] Versão em PortuguêsReading Time: 6 min […]
[…] Um Reino de Paz: Como viver a partir da abundância real […]
[…] paz imediatamente, quando der graças ao Bom Agricultor conforme está escrito em Filipenses […]