Rei dos reis reino de justiça

O Rei dos reis {Parte 2} – Um Reino de Justiça

Justiça é a primeira característica do Reino de Deus. Neste post você aprenderá de maneira prática como buscar o Reino de Deus com sua família e especialmente como praticar sua justiça.

Avançando com a série O Rei dos reis, veremos que buscar o Reino de Deus implica viver a partir de uma adequada mentalidade de justiça que somente pode ser alcançada mediante a fé em Jesus.

English Version
Tempo de Leitura: 7 min

Ouro, símbolo de justiça real

Vimos no post anterior que o Reino de Deus está mais relacionado a manifestar a glória do Rei dos reis em uma vida de genuína fé do que conseguir obter algo por esforço próprio. Da mesma maneira, a justiça verdadeira sempre flui do Criador para os homens como um presente.

O primeiro presente que Jesus ganhou foi uma porção de ouro. Assim os sábios que foram visitá-lo indicaram profeticamente o propósito real do menino recém-nascido.

“Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra.”

‭‭Mateus‬ ‭2:11‬

O ouro é uma metáfora para a durabilidade, excelência e nobreza de sua justiça. Isso nos mostra que desde o princípio o Reino de Deus está baseado em retidão e justiça.

Por mais que você tente produzir justiça com suas próprias mãos, nunca conseguirá. Somente em comunhão com o Criador, você alcançará a verdadeira justiça.

Vestes reais

Quando Adão e Eva desobedeceram Deus pela primeira vez, eles perceberam que estavam nus e, por isso, juntaram folhas de figueira para cobrir suas partes íntimas. Mas Deus os ajudou substituindo aquelas vestes fracas por roupas duráveis.

Esse foi o primeiro presente que o homem recebeu. Deus matou um animal, derramando sangue, para vestir nossos pais com roupa de couro. Observe que há um forte significado moral e espiritual nesse presente.

Assim como vimos com o primeiro casal, nós estamos sempre prontos para dar um jeitinho, tentar resolver com nossas próprias mãos. Sempre foi assim.

Durante o ministério de Jesus, seu maior trabalho foi resistir aos religiosos que não aceitavam seu ensino, preferindo seus próprios esforços para viverem de maneira justa.

Isso é tão inútil e triste aos olhos de Deus que, ao ver uma figueira, Jesus amaldiçoou a árvore que secou imediatamente. Os discípulos destacaram que não era época de figos. Então, o problema não era a falta de frutos na árvore. Quando Jesus disse “Nunca mais dê fruto!” e as folhas da figueira se secaram, ele estava declarando que não deseja ver qualquer pessoa jamais utilizando materiais frágeis para se cobrir.

A Verdadeira Justiça é Vivida pela Fé

Aquilo que Deus exige Ele mesmo oferece. A verdadeira justiça nunca foi nem jamais será resultado de um comportamento humano por melhor que este seja.

Uma pessoa pode ser considerada boa se comparada a outra pessoa. Mas o melhor indivíduo na terra é mal se comparado a Deus. Jesus disse que nós, seres humanos, somos maus. Mas o Pai, que é bom, dará o Espírito Santo aqueles que o pedir.

Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem o pedir!

Jesus, Evangelho de Lucas 11:13

Peça por justiça e pelo Espírito Santo

Jesus ensinava sobre oração e a importância de uma pessoa receber o Espírito Santo para viver uma vida justa. Buscar o Reino de Deus inclui pedir em oração por justiça e pelo Espírito Santo em sua vida.

Há várias referências bíblicas sobre oração por justiça. Esse é um bom motivo de oração. Muitos salmos são súplicas por justiça. E Jesus afirmou também que aqueles que tem fome e sede de justiça serão completamente satisfeitos.

Bem e Mal, Certo e Errado

Essa busca comprometida por justiça resume-se em uma vida dedicada a permanecer com Deus, posicionando-se pelo que é certo. Somente o Espírito Santo pode nos ajudar nesse sentido.

Temos apenas conhecimento do bem e do mal, desde que nossos pais comeram do fruto proibido. Mas o Espírito Santo pode nos orientar sobre o certo e o errado. Há uma grande diferença aqui! Bem e mal são referências humanas resultado da queda pelo pecado. Justiça verdadeira não se refere a discernir entre bem e mal, mas entre o certo e o errado.

Ao convidar o Espírito Santo para habitar em você, Ele te ajudará a viver alinhado com a maneira como Deus pensa e escolher o que é realmente correto.

O Fruto da Justiça em meio à Paz

Uma vez ouvi um colega dizer que todas as pessoas julgam ter muita razão. Todos pensam ter bom-senso de sobra enquanto os outros estão enganados e são tolos.

Por isso é tão comum sermos tentados a criticar as pessoas ao nosso redor. Falar mal de outras pessoas são petiscos deliciosos para o paladar. Porém todas as vezes que julgamos erramos. Quanto mais criticamos uma pessoa, mais focamos em detalhes, e menos enxergamos o todo. Isso é exatamente o oposto da sabedoria.

Veja o que diz o apóstolo Tiago, cuja carta é considerada o livro de provérbios do Novo Testamento:

“E aqueles que são pacificadores plantarão sementes de paz e ajuntarão uma colheita de justiça.”

Tiago‬ ‭3:18‬

Cuidado com pessoas que gostam de julgar

O fruto da justiça é semeado em paz. Essa semente não combina com falar mal de outras pessoas. Se alguém deprecia para você outras pessoas, certamente criticará você para outros também. Por isso, tome muito cuidado com pessoas muito críticas e que falam mal dos outros.

À medida em que você aprende a avaliar as atitudes das pessoas com cuidado em seus pensamentos, sem falar mal delas, você descobre uma percepção muito maior de quem elas realmente são. Buscar o Reino de Deus e sua justiça inclui confiar nele, ser flexível, esperar a solução dele ao invés de tentar a sua própria.

“Tu dizes: “Eu determino o tempo em que julgarei com justiça.”

‭‭Salmos‬ ‭75:2‬

Como seu julgamento importa

Felix Tabe, que tenho privilégio de ter como um mentor pessoal, me disse algo que jamais esquecerei: “Converse sobre Jesus; não converse sobre pessoas.” Essa simples frase tem revolucionado minha percepção sobre aqueles ao meu redor, incluindo meus familiares e amigos. Cresci ouvindo meus parentes falarem mal uns dos outros. Isso é totalmente contrário à justiça de Deus.

Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos
e inteligentes em sua própria opinião!

Isaías 5:21

Buscar o Reino de Deus e sua justiça inclui fechar a boca para comentários de julgamentos próprios sobre outras pessoas. Você pode ter certeza de que tudo o que falar de outro indivíduo, falarão de você em breve. Essa é a justiça terrena e inútil. Se você pode criticar algo na vida de alguém, é porque você sabe bem sobre aquele assunto, porque o tem dentro de você também.

Mas quando você consegue dominar suas palavras, você está no caminho da sabedoria e da justiça de Deus. A paciência para aguardar o cuidado, ou justiça, de Deus resulta em grande paz. É como plantar a semente certa no solo certo em condições ideais.

“A minha boca falará sem cessar da tua justiça e dos teus incontáveis atos de salvação.”

‭‭Salmos‬ ‭71:15‬

Quem busca o Reino de Deus e sua justiça não fala mal de pessoas. Sua boca tem outra prioridade que é anunciar o que Deus tem feito em sua própria vida e família.

Justiça Gratuita que Custou Caro

De maneira bruta, o apóstolo Paulo diz que se nosso bom comportamento é o suficiente para alcançarmos a justiça, Jesus sofreu e morreu à toa. O apóstolo da fé viaja por toda Lei e os profetas para mostrar que não há outra justiça senão pela confiança na morte e ressurreição de Jesus.

O apóstolo Pedro, por sua vez, diz que a verdadeira justiça é resultado de nossa escolha diante da mensagem do Evangelho. Enquanto o corpo de Jesus estava no sepulcro, Ele foi em espírito pregar o evangelho aos mortos, aqueles que viveram antes de seu sacrifício na cruz. Não importa como aqueles homens viveram seus dias. Importa a decisão diante do evangelho anunciado a eles.

“Por isso mesmo o evangelho foi pregado também a mortos, para que eles, mesmo julgados no corpo segundo os homens, vivam pelo Espírito segundo Deus.”

‭‭1 Pedro‬ ‭4:6‬

Os apóstolos da igreja primitiva desenvolveram mais do que se aborda atualmente sobre esse assunto porque estavam priorizando o Reino de Deus e ajudando outros nesse caminho. Uma vez que você entende o valor do sangue de Jesus, a fidelidade da Palavra de Deus e o poder do Espírito Santo, você entende também que a única justiça que prevalece é aquela pela fé.

Conclusão

Mais do que ouro e couro de alta qualidade, o sangue de Jesus é o único material que pode o tornar uma pessoa justa diante de Deus e das pessoas. E somente valorizando continuamente a revelação da Palavra de Deus e de seu Espírito em sua própria vida, você viverá diariamente na justiça verdadeira do Reino de Deus.

Portanto, não insista em tentar viver de maneira justa por seus próprios esforços. Apenas abra o seu coração para receber o Espírito Santo, a presença de Jesus, em sua vida e em sua casa. Toda sua família será poderosamente abençoada com paz e prosperidade se você aceitar pela fé tudo que Deus tem preparado para vocês.

Oração: Pai, muito obrigado por sua graça e favor para minha vida. Reconheço minha incapacidade de viver de maneira justa por mim mesmo. Eu creio e declaro que recebo a tua justiça pela fé em nome de Jesus, Amém.


O que achou desse post? Escreva abaixo seu comentário




Posted

in

by

Comments

One response to “O Rei dos reis {Parte 2} – Um Reino de Justiça”

  1. […] Um Reino de Justiça: Como agradar a Deus vivendo pela fé […]

Show Buttons
Hide Buttons