Magia: A diferença entre Fé e Fantasia

O mundo nunca foi tão espiritualizado como em nossos dias. Este post o levará a refletir sobre os perigos da magia causando distúrbios dentro do lar e se posicionando como uma verdadeira inimiga da fé.

English Version
Tempo de leitura: 6 min

Nessa semana fomos assistir Toy Story 4 com nossos filhos e gostamos muito do filme. Infelizmente esse tipo de mensagem sobre amizade, propósito de vida e encorajamento é raridade nos cinemas e livros. É inquestionável que a maioria do que é produzido e oferecido para as crianças é lixo. Pior ainda, muitos pais pagam por isso. Um tema frequente que tem causado grande prejuízo às famílias é magia.

Ciência ou Ilusão?

magia ilusão

Enquanto se apresenta como ciência ou estudo, a magia usa de argumentos falsos para instruir pessoas ao engano. Baseia-se no ocultismo e na ilusão. Mesmo nos contos, nunca um mágico ou uma bruxa terá um final feliz.

O conceito de mágica ignora processos (que são próprios da vida naturalmente), incentiva independência (caminho para a perda) e é insustentável (pois somente aquilo que Deus criou dura para sempre). E as principais consequências para uma pessoa que se envolve com algum tipo de magia na vida real são retrocesso, miséria e rejeição.

Magia, uma inimiga da fé

magia inimiga da fé

Há uma clara distinção entre a fé genuína, bíblica, saudável e a fantasia da magia. Assim como a primeira é totalmente benéfica, a segunda é maligna em todos aspectos. A magia é uma inimiga da fé. Após insinuar que somente quem tem um poder especial ou uma fórmula mágica pode fazer uma maravilha acontecer, desencoraja as pessoas a crerem em milagres, processos e no verdadeiro agir sobrenatural de Deus.


FANTASIA
Firme fundamentoRelativa e imprecisa
ResponsávelInconsequente
Vem da revelação da verdadeVem da dúvida da insatisfação
Pode ser provadaVaga hipótese
Acompanhada de boas obrasAcompanhada de medo e perturbação
Divina Ancestrais e entidades são
demônios disfarçados
Resultados:
Avanço, Riqueza, Bênção
Resultados:
Retrocesso, Miséria, Rejeição

Jimmy Evans propõe a teoria da varinha de condão: Uma vez que você usasse sua varinha mágica, você nunca mais precisaria de Deus. O Criador sabe que precisamos dele mais do que qualquer coisa, pois fomos criados para a sua glória. Quando Deus diz que sua graça nos basta, podemos nos alegrar em nossas fraquezas. Não precisamos de nenhum recurso, pois em nossa fraqueza Ele nos fortalece.

Fechando as portas

fechando as portas para magia

Mas quando famílias se permitem influenciar por magia, elas sofrem. Crianças têm dificuldade para dormir, ficam doentes frequentemente, têm medo e se assustam facilmente. Os pais, por sua vez, consideram tudo isso comum à infância. Geralmente eles também sofreram os mesmos problemas quando eram pequenos. Afinal de contas, a magia tem permissão em suas casas e já se tornou parte do comum.

Mas não é assim em todas as casas. Existem famílias que desfrutam paz, saúde constante e tranquilidade. E assim pode ser com sua família, se você simplesmente entender a principal causa daqueles distúrbios e decidir eliminá-la da cultura de seu lar.

Isso é o que eu e a Rapha escolhemos antes de nossos filhos nascerem. Sempre nos posicionamos em relação às influências que tentam entrar em nossa casa. Estou falando desde filmes e livros até qualquer tipo de presente que recebemos. Você pode considerar exagero ou extremo. Mas essa foi nossa decisão e não abrimos mão dela de maneira alguma. Pelo contrário, valorizamos a cada dia mais os limites que temos estabelecido em comum acordo.

O que a Bíblia diz sobre magia

Bíblia e Magia

A Bíblia relata sobre muitas pessoas que tinham algum tipo de contato com ocultismo conheceram a verdade sobre Jesus. Elas juntaram materiais, especialmente seus livros, e os queimaram publicamente. O valor atualizado das peças é de R$15.000,00 no mínimo. E isso não é apontado como algo radical ou um exagero. O que está relatado ali é que famílias inteiras experimentaram salvação e bênção de Deus sobre suas casas. É disso que estou falando.

Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros e os queimaram na presença de todos, e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinquenta mil peças de prata.

Atos 19:19

Esse tipo de material continua sendo produzido e vendido cada vez mais. Enchem as casas de pessoas que não percebem seu desserviço. A magia continua sendo ofertada com disfarce, mas cada vez mais ousado.

Lixo no lixo

No primeiro semestre desse ano, nosso filho Micael levou dinheiro dele, ganho com seu trabalho em tarefas de casa, para comprar algo na feira de materiais educativos da escola. Quando vimos o que ele tinha comprado, ele já tinha escrito em várias páginas, e não seria interessante a troca. Era um livro e miniaturas dos personagens de Harry Potter.

Quando Micael entendeu do que se tratava, fui com ele à lixeira tarde da noite. Ele jogou fora todo o kit porque já sabe que esse tipo de material não é bem-vindo em nossa casa. O que o fez escolher aquele livro foram os bonequinhos que vinham junto. Apesar de ter custado um bom tanto de seu dinheiro, ele reconheceu que não escolheu bem. No dia seguinte, eu lhe dei dinheiro e ele adquiriu um outro kit, dessa vez do Lego.

Magia e suas irmãs

Dessa forma, a princípio nós ensinamos nossos filhos a verdade da Palavra de Deus sobre esse assunto. Em seguida, eles mesmos desenvolvem o discernimento. Mas todos precisamos estar juntos para mantermos um ambiente de crescimento saudável. Não permita o que é prejudicial entrar dentro de sua casa. Rejeite tudo o que incomoda o Espírito Santo de Deus, e seu lar será um lugar de paz e bênção.

Não permitam que se ache alguém no meio de vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos.

Deuteronômio 18:10

Essa foi a orientação que Deus entregou aos israelitas, e isso serve perfeitamente para nossas famílias. Tudo o que é nojento para Deus também é nojento para nossa família. Magia é considerada pela Bíblia como feitiçaria, mediunidade, sacrifício infantil, tudo na mesma categoria. Deus claramente nos adverte que não aceitemos nenhuma dessas práticas!

Magia, aqui não

Observe que não estou falando contra a Disney, nem negando a beleza das artes e do que é excelente. Já fomos nos parques e curtimos muito assistir shows e ir ao cinema. Mas tudo o que é obscuro, feio e falso é o que a Bíblia nos aponta para reprovarmos, para o nosso próprio bem. Por isso, estórias como A Família Adams ou A Princesa e o Sapo e brinquedos como unicórnios não são bem-vindos em nossa família.

Na verdade, sua família estará protegida e livre de qualquer influência maligna uma vez que você tenha se posicionado conforme a Palavra de Deus orienta. Todos desejarão saber o que faz sua família tão especial, saudável e feliz. E você poderá revelar que sua família gosta de luz, de verdade e somente aquilo que tem a bênção de Deus.

Conclusão

Da mesma forma, as boas obras são evidentes, e as que não o são não podem permanecer ocultas.

Apóstolo Paulo, em 1Timóteo 5:25

Quer ajudar seus filhos? Quer ver seu lar transformado em um ambiente de paz e segurança?

Para sua história ter uma sequência bem sucedida você precisa abraçar a fé em oposição a qualquer tipo de fantasia. Então, arranque pela raiz a ilusão da magia. E convide Jesus para entrar em seu coração e transformar o rumo de sua família.

Oração: Deus, obrigado por seu amor que nunca me deixa perdido. Quando você abre os meus olhos para a verdade, nunca mais serei enganado. Por isso, eu rejeito toda magia e todo engano das trevas. Eu te agradeço por trazer luz à minha vida para que toda minha família desfrute paz, proteção e bênção, em nome de Jesus. Amém.


O que achou desse post? Escreva abaixo seu comentário



Posted

in

by

Comments

One response to “Magia: A diferença entre Fé e Fantasia”

Show Buttons
Hide Buttons