Famílias estão sempre aprendendo. Não existe uma receita de sucesso. Mas certamente existem alguns ingredientes que são fundamentais para a criação de filhos bem-sucedidos. Medite nesse post e aprenda qual é o principal deles que não pode faltar em sua casa.
English Version
Tempo de leitura: 5 min
Meus pais estavam nos visitando. Eu e a Rapha preparávamos o esboço de uma palestra sobre criação de filhos para pais grávidos. Após esmiuçar o assunto e concluir nossas anotações, decidi perguntar à minha mãe qual era o ponto mais importante sobre esse assunto na opinião dela. Ela é sempre requisitada para cuidar de crianças pequenas enquanto os pais trabalham, porque confiam nela e admiram a maneira como educou a mim e minha irmã.
Sua resposta foi imediata e nos fez ajustar nossas notas, pois trouxe à tona um assunto fundamental que não havíamos considerado. Ela falou simplesmente “ser firme”. Pais precisam ser firmes no trato com seus filhos ou todo seu esforço irá por água abaixo.
Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz
Isaías 26:3
aquele cujo propósito está firme,
porque em ti confia.
Um firme alicerce

Toda fundamento precisa ser firmemente estabelecido. Caso contrário, em breve desmoronará, causando grandes prejuízos. Nenhum pai cria seus filhos para ser uma criança no seu destino, mas para ser um adulto. Oportunidades virão e com elas responsabilidades que exigem um preparo. Dessa forma, se uma criança não receber uma firma base na infância, não suportará o peso da obrigação no futuro breve.
Essa firmeza é importante porque revela coerência. Por isso, os pais precisam se comunicar e estar em acordo. A maneira como agimos influencia mais o comportamento de nossos filhos do que nossas palavras. E ambos são importantes. Eles precisam observar nossas atitudes coerentes com nosso discurso. E esperam uma comunicação clara quando os orientamos.
Garantindo a proximidade

Se nossos filhos precisam ouvir algo, nós precisamos garantir que temos sua atenção antes de falar com eles. Olho no olho é a melhor maneira de garantir esse diálogo claro e firme. Na verdade, as crianças estão sempre mais atentas a nós do que imaginamos. Você pode perceber isso quando os pais estão conversando entre si e iniciam um assunto de interesse das crianças. Elas silenciam imediatamente e focam na conversa, para a qual não estão convidadas.
Mas elas também tem a capacidade de demonstrar desentendimento quando lhes falamos algo que desagrada. Fingem que não estão escutando enquanto prosseguem ocupados com qualquer outra coisa. É aí que muitos pais continuam falando ao vento, gritam ou desistem de se comunicarem com os filhos. Mas podemos chamá-los pelo nome e garantir que somos ouvidos e compreendidos sobre o que lhes falamos.
E se falamos e somos ouvidos, precisamos exigir que obedeçam. Isso é ser firme. Nós preferimos evitar falar com nossos filhos do que dizer algo sem requerer que cumpram aquilo. Imagine depois de duas ou três vezes que seus filhos ouviram um comando seu, não obedeceram e nada lhes aconteceu. Eles estariam aprendendo a desobedecer, desrespeitar, ignorar sua pessoa bem como qualquer autoridade sobre eles. Isso é gravíssimo e custa caro lá na frente.
Evitando interferência

Um verdadeiro inimigo nesse processo é o uso inapropriado do aparelho celular. Vemos essa triste cena em todos os ambientes: pais ignoram seus filhos enquanto interagem com outras pessoas ou qualquer app em seus celulares. Esse aparelho é importante em alguns momentos, mas não deve jamais competir com a atenção dos seus filhos.
Quando realmente precisamos usar o celular para acessar uma informação ou concluir alguma tarefa, pedimos aos nossos filhos para aguardar um instante. E quanto antes tivermos guardado o celular, daremos a dedicação de que precisam. Tome muito cuidado para evitar essa interferência, pois seus filhos são indiscutivelmente mais importantes e merecem prioridade.
Assim eles percebem que são valorizados genuinamente e podem contar conosco. Nós os afirmamos como filhos amados quando investimos nesse relacionamento reconhecendo seu potencial.
Correção necessária
No entanto, vemos muitos pais desprezando o breve período de tempo que têm com seus filhos. Não querem pagar o pequeno custo de ensinar seus filhos a ouvir e obedecer. Depois precisam parcelar uma dívida puxada para a vida toda. Você evitará muito prejuízo ao decidir ser firme no trato com seus filhos. Isso significa amá-los de verdade, e assim proteger o futuro deles e o seu próprio também.
Discipline seu filho, pois nisso há esperança;
Salomão em Provérbios 19:18
não queira a morte dele.
Nossos filhos já passaram da fase de correção física, quando usávamos chinelo de borracha especialmente pelo barulho que fazem. Isso foi necessário do segundo até o sexto ano de idade. Agora voltamos à valorizar somente o tom de voz, que era exatamente o fazíamos até o primeiro ano deles. Falar firme é suficiente para eles compreenderem a mensagem. Algumas palavras como “agora” ou “essa é a última vez que estou te avisando” ajudam a mostrar a urgência exigida para obediência.
Do contrário haverá algum tipo de punição. Agora, se você quiser perder o respeito de seu filho, fale e não cumpra. Eles vão logo perceber que nem você mesmo leva a sério o que fala. Quando prometemos algo aos nossos filhos, eles sabem que somos sinceros. Se não concluir o almoço não haverá sobremesa. Então, sobremesa só depois do almoço concluído. Ou fica sem sobremesa. Agir assim nem sempre é fácil mas, na verdade, é simples.
Conclusão
Ser firme não é opcional. Seus filhos realmente tem essa expectativa de serem afirmados, exigidos e até disciplinados. Eles precisam dessa segurança que somente você pode oferecer. Assim, a convivência com seus filhos se tornará muito mais saborosa se você decidir ser firme no trato com eles.
Basta você permanecer firme na maneira como fala com eles, como os corrige e os ama consistentemente. Então, o que você precisa ajustar na maneira como se relaciona com seus filhos?
O justo jamais será abalado; para sempre se lembrarão dele.
Salmo 112:6
Oração: Deus, eu te agradeço por ser meu bom pai. Eu também quero ser um bom pai (boa mãe) para meus filhos. Por isso peço sua ajuda para eu os amar de verdade, sendo coerente e firme em todo tempo. Me ajude a criar meus filhos para o sucesso e para sua glória, em nome de Jesus. Amém.
O que achou desse post? Escreva abaixo seu comentário
Comments
One response to “Criando filhos bem-sucedidos: Qual o principal ingrediente?”
[…] Versão em PortuguêsReading Time: 5 min […]