mola spring relacionamentos relationships

Relacionamentos e a metáfora da mola

Mola é uma peça elástica que reage quando recebe uma força tirando-a de seu estado original. Vamos contar com essa metáfora para refletirmos sobre como desfrutar sucesso em nossos relacionamentos. Medite nesse post, deixe seu comentário ao final e também compartilhe com seus amigos.

English Version
Tempo de leitura: 4 min

A metáfora da mola para relacionamentos

metáfora da mola para relacionamentos

A mola significa você mesmo. A mão de Deus é a força que o leva para perto de outras pessoas com um propósito nobre. Mas uma vez que Ele retire sua força, instantaneamente você retorna à posição original que é a solitude. Vamos ver como esse movimento ocorrendo constantemente representa uma vida de sucesso em seus relacionamentos.

Desde quando chegamos a Dallas para um tempo de treinamento no Christ for the Nations Institute, percebemos Deus nos direcionando para um tempo especial de solitude com Ele. Distante dos nossos parentes e amigos do Brasil, nos encontramos em meio a um mix de culturas. Temos vizinhos de dezenas de países com muitos costumes diferentes. E conhecer outros povos e seus hábitos nos fascinam.

Nesse contexto, quando paramos para pensar em nossos relacionamentos, a Rapha ama a ideia de estar com pessoas. Eu sou menos relacional do que ela. Também amo investir tempo com outras pessoas mas posso ficar muitos dias a só, sem que isso seja um problema para mim. Enquanto eu amo estar quieto e pensar, a Rapha ama conversar e interagir com as pessoas. Somos diferentes e isso é maravilhoso!

A lei dos relacionamentos

Conversando sobre esse constraste, concordamos que o mais importante de todos relacionamentos, e que decidimos priorizar, é com Deus. Um tempo de adoração e meditação pela manhã tornou-se nossa absoluta prioridade. Mas quando olhamos para a Bíblia vemos que o relacionar-se com Deus e com as pessoas são duas coisas inseparáveis.

Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.

Jesus, Evangelho de João 14:!5

Jesus disse que se o amarmos, obedeceremos seus mandamentos. E ele mesmo resumiu o primeiro (ou maior) deles como amar a Deus acima de todas as coisas. Em seguida complementou que o segundo é semelhante a esse, que é amar o seu próximo como a nós mesmos. Se é semelhante, ambos são igualmente importantes.

Respondeu Jesus: “ ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. 38Este é o primeiro e maior mandamento. 39E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’

Jesus, Evangelho de Mateus 22:37-38

Além disso, Jesus questionou como seria possível amarmos a Deus a quem não vemos se não amarmos o nosso próximo a quem vemos. Novamente, o interagir com as pessoas esbarra com o relacionar-se com Deus. O ser humano foi criado para glorificar a Deus e isso inclui relacionamentos saudáveis.

Deus os abençoou e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”.

Genesis 1:28

A inconveniência do equilíbrio

Os conventos, por exemplo, nunca foram ideia de Deus mas de homens equivocados. A ideia de servir e amar a Deus retirando-se da sociedade por longo período não se encontra na Bíblia nem faz sentido algum. O próprio termo convento vem do latim conventus, que significa “assembleia”, originalmente a assembleia romana, onde os cidadãos se reuniam para fins administrativos ou de justiça. Refere-se mais a estar com as pessoas do que se distanciar delas. Não se afaste das pessoas.

Por outro lado, o tentar ser relevante e popular não é o segredo para relacionamentos saudáveis. Sabemos que receita do sucesso ainda não foi descoberta, mas a do fracasso é querer agradar a todos. Procure ter paz com todos ao seu redor. Mas lembre-se de que sempre que você agradar um grupo de pessoas, você desagradará outro. Não perca seu tempo tentando ser amigo de todos. Isso é uma ilusão.

Por último, o equilíbrio também não é a melhor palavra para descrever relacionamentos. Essa termo tem sido muito utilizado. Mas não basta simplesmente tentar balancear o tempo que você investe com Deus e com as pessoas. Isso pressupõe seu próprio esforço para gerir algo acima de sua capacidade.

O estímulo correto

Então, a única maneira de acertar em seus relacionamentos, evitando muito sofrimento, é verdadeiramente privilegiar sua comunicação com Deus em seu cotidiano. Dê a Ele seus primeiros pensamentos e palavras assim que acordar. Muitas vezes seus sonhos também são revelações para você, soluções de problemas que ainda surgirão. Preste atenção ao que Deus tem a lhe dizer e honre-o com suas palavras no início de cada dia.

C. S. Lewis disse que a dor é o megafone de Deus para um mundo ensurdecido. Eu prefiro ouvir Deus sussurrar em meu espírito enquanto estou atento à sua voz. Assim Ele não precisa se esforçar comigo.

Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.

Isaías 1:19

Elasticidade sobrenatural em seus relacionamentos

Dessa maneira, enquanto você prioriza ouvir Deus e ser grato por sua voz, provisão e movimento, Ele mesmo trará os relacionamentos estratégicos ao seu redor. Conexões que você nunca imaginou, portas excelentes abertas para você e grandes resultados serão consequência do favor de Deus sobre sua vida. Permita que a mão de Deus o empurre ou puxe para a direção que Ele escolher.

Isso não é o mais natural. Mas se você aceitar esse processo, como uma mola que vai e volta, Deus te abençoará com relacionamentos saudáveis e prósperos. De tempos em tempos, Ele retirará sua força que te empurra para as amizades, e nesses momentos você simplesmente desfrutará satisfação plena na solitude com o Espírito Santo. Se você permitir essa elasticidade, muitos choques serão amortecidos e um lindo movimento de confiança e inteligência marcarão seus relacionamentos.

Oração: Deus, eu reconheço sua bondade e soberania sobre minha vida. Eu decido confiar meus relacionamentos a você, crendo que seu movimento trará bênção e satisfação plena a minha vida. Conto com sua ajuda para que meus relacionamentos sejam saudáveis e te glorifiquem, em nome de Jesus. Amém.


O que achou desse post? Escreva abaixo seu comentário



Posted

in

by

Comments

One response to “Relacionamentos e a metáfora da mola”

  1. […] Versão em PortuguêsReading time: 5 min […]

Show Buttons
Hide Buttons