escudo da fé shield of faith

Fé: Aprimore seu convívio em família reavaliando suas crenças e decisões

Fé e obediência podem ser consideradas sinônimos. Se você acredita em algo, suas atitudes são coerentes com essa convicção. Isso influencia cada área de sua existência. Dessa forma, uma das melhores maneiras de aprimorar seu convívio em família é constantemente reavaliar suas crenças e decisões. Para aprender mais, medite nesse post e deixe seu comentário ao final.

English Version
Tempo de leitura: 6 min

Senso de eternidade

time eternity tempo eternidade

Uma das afirmações mais intrigantes da Bíblia encontra-se nos escritos do sábio Salomão, ao tratar do conceito do tempo:

E, no entanto, Deus fez tudo apropriado para seu devido tempo. Ele colocou um senso de eternidade no coração humano, mas mesmo assim ninguém é capaz de entender toda a obra de Deus, do começo ao fim.

Eclesiastes 3:11

Ele afirma que Deus colocou no interior do homem a noção de eternidade. Mesmo sem poder entender, essa convicção permanece inquestionável em nós porque Deus a pôs ali. Isso nos mostra que todos, sem exceção, possuem não apenas a capacidade de crer mas também uma revelação genuína em seu espírito. O próprio Criador se encarregou de plantar no coração do homem uma medida de fé.

Por que, então, existem tantas diferentes crenças e religiões no mundo desde os tempos antigos? E qual é maneira mais apropriada de expressar a fé se é que existe uma? A fé pode ser muito simples à medida em que você decide aceitar a realidade como ela é. Ou pode se tornar algo complexo se você preferir resistir à sua singeleza e desejar entendê-la apenas do ponto de vista intelectual.

Por algum motivo, eu demorei a aceitar essa verdade. Mas te convido a abrir seu coração para experimentar a paz e plenitude que somente pela fé você pode alcançar de acordo com o lindo plano de Deus para sua vida. A questão não é o esforço para conquistar algo difícil mas sim o descanso para considerar o simples e suave como Deus um dia escolheu que seria.

Ensino Apostólico Sobre Fé

Jesus apóstolos apostles fé fatih

O Apóstolo Paulo escreveu que a única maneira pela qual um ser humano pode ser aceito justo por Deus é através da confiança. Ele relembra como Abraão, o pai da fé, desenvolveu um relacionamento com Deus e o agradou muito. Esse homem não tinha a Bíblia, igrejas, professores para o ajudar a entender os mistérios da fé. Mas ao perceber a voz de Deus em seu espírito, decidiu obedecer. Ele viveu esse compromisso de maneira extraordinária.

Paulo mostra que a fé de Abraão em Deus, conforme registrado em Gênesis, se manifestou em muitos pactos, mudanças geográficas e sacrifícios. Mas antes de qualquer uma dessas ações, ele foi aceito por Deus pela sua disposição em seguir os direcionamentos de Deus, ao invés de simplesmente ignorá-los. A graça de Deus é alcançada mediante essa confiança que aprende a ouvir e obedecer momento e momento.

“É evidente que diante de Deus ninguém é justificado pela Lei, pois “o justo viverá pela fé”.”

‭‭Gálatas‬ ‭3:11‬

Quem crê obedece

De uma perspectiva um pouco diferente, o Apóstolo Tiago nos mostra que a fé deve ser sempre provada. Existem atitudes que confirmam a existência da convicção na vida de uma pessoa, afetando suas conversas, escolhas, comportamento e especialmente os momentos mais difíceis da vida.

Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios creem—e tremem!

‭‭Tiago‬ ‭2:19

Mas se suas atitudes contradizem sua crença, se seu comportamento não é coerente com sua fé, você está em uma posição extremamente vulnerável. Tiago chega a comparar essa atitude com os demônios, que crêem e estremecem diante da verdade de que há um só Deus. Essa é a fé morta da qual ele fala que não se deve tolerar. Ela age independente da verdade da palavra de Deus e é prejudicial.

O Relacionamento com o Espírito Santo é Necessário para o Desenvolvimento da Fé

criança relacionamento com o Espírito Santo children relationship Holy Spirit

Por outro lado, a fé viva é coerente e abençoa sua vida cada vez mais. Esse tipo de fé e as atitudes que a acompanham crescem em sua vida em um processo. Assim como as crianças estão sempre observando os outros e tentando copiá-los para aprender novas habilidades, suas crenças são desenvolvidas a partir de “cópias”. Você escuta a Palavra de Deus através de outras pessoas antes de aprender a apreciá-la por si mesmo.

A partir do momento em que seus próprios erros e acertos trazem-lhe alguns aprendizados, você começa a desfrutar uma fé mais íntima de acordo com sua experiência. É aí que você percebe que muito mais do que um padrão a ser seguido, a fé é um relacionamento. Ela flui bem quando há honra para com a pessoa que fala, consideração ao que se ouve e compromissos para melhores resultados. O apóstolo Judas escreveu que sua fé é elevada quando você se comunica em comunhão com o Espírito Santo.

“Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo.”

Judas‬ ‭1:20‬

A Fé Verdadeira Age por Compaixão

roteiro da fé faith guidance direction

Em resumo, um breve roteiro para praticar o viver pela fé é a sequência ouvir primeiro, perceber compaixão e, então, agir. Toda expressão de fé surge e aperfeiçoa-se a partir da palavra de Deus. Quanto mais focado e sensível você estiver ao Espírito Santo, mais entenderá suas palavras em seu próprio espírito. A revelação de Deus vem em forma de uma impressão em seu espírito, sem lógica ou justificativa alguma.

Em seguida, você perceberá uma compaixão relacionada ao que ouviu. Jesus sempre se moveu por compaixão. Ele não apenas lia o texto sagrado ou meditava para seguir ministrando às pessoas. Ele percebia compaixão e, por isso, podia comandar os milagres mais inéditos e estranhos que vinham à existência sempre. A compaixão te dá a coragem de ver concluído o que ainda precisa ser iniciado.

E por último vem a ação. Infelizmente somos tentados a decidir, avançar, fazer algo antes de ouvir e perceber compaixão. Esse é o problema. Assim como a fé está sempre relacionada a uma expressão final prática como uma atitude ou comportamento, se esses vierem antes da palavra de Deus e da compaixão, eles servirão como inimigos da fé. Agir de maneira independente mata a fé verdadeira.

Decida viver pela fé

trust acredite

Podemos dizer que todas as religiões são ações independentes, tentativas humanas de ir por esforço próprio até algum status. Mas somente pela fé você poderá entender muitas realidades visíveis e invisíveis. Através da fé em Jesus você é salvo e pode agradar a Deus. A oração feita com fé é sempre respondida, cura os doentes, liberta os aprisionados e te empodera para resultados extraordinários.

Por isso, decida agora mesmo escutar o chamado de Deus para você caminhar pela fé. Escolha a maneira mais leve, simples e poderosa de se viver. Você experimentará o improvável na presença do Espírito Santo ao decidir viver pela fé.

“A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.”

‭‭Hebreus‬ ‭11:1‬

Oração: Deus, eu desejo ouvir sua voz e experimentar o que significa viver pela fé. Me perdoe pelas vezes em que duvidei de você e também por quando me adiantei e agi sem a sua orientação. Eu declaro que de hoje em diante eu viverei pela fé, em nome de Jesus. Amém.


O que o Espírito Santo está falando com você?
Escreva abaixo seu comentário



Posted

in

by

Comments

One response to “Fé: Aprimore seu convívio em família reavaliando suas crenças e decisões”

Show Buttons
Hide Buttons