Após o escândalo envolvendo o jogador de futebol Neymar Jr e a modelo Najila, decidi escrever sobre o que muitos amigos solteiros me perguntam. Como evitar uma cabeçada no relacionamento? Como encontrar o marido ou a esposa ideal? Medite nesse post e deixe abaixo seu comentário.
English Version
Tempo de leitura: 5 min
A imprensa mundial divulgou nessa semana o caso entre o jogador de futebol Neymar Jr e a modelo Najila. Ela o acusa de estupro enquanto ele se defende alegando uma relação consentida. Esse é apenas mais um de muitos casos semelhantes envolvendo famosos.
Mas esse estresse após uma amizade se transformar em um romance mal resolvido tem sido crise na vida de muitos que também conhecemos de perto. As consequências envolvem desde perdas financeiras e vergonha até o extremo da desesperança e, algumas vezes, tentativas de suicídio.
Desde antigamente
A Bíblia diz que quando Deus criou o homem, percebeu que não seria bom que ele estivesse só. Por isso, tratou de lhe preparar uma companheira para o assistir e formarem uma família a partir da qual toda a humanidade veio a existir. A ideia era uma parceria para uma vida mais agradável e bem sucedida. Por que, então, o relacionamento entre homem e mulher se arrastou para situações tão complicadas?
Desde antigamente a grande maioria dos problemas no relacionamento entre homem e mulher referem-se a questões sexuais. Dinheiro e dificuldade de comunicação acompanham essa causa. Mas existe um destaque para a sexualidade porque nesse caso o que está em jogo é o próprio corpo da pessoa envolvida.
Fujam da imoralidade sexual! Nenhum outro pecado afeta o corpo como esse, pois a imoralidade sexual é um pecado contra o próprio corpo.
Apóstolo Paulo, 1Co 6:18
Quando Paulo escreveu sobre esse assunto, ele chegou a dizer que seria bom que o homem não tocasse em mulher. É óbvio que ele não está desaconselhando o relacionamento entre ambos, mas alertando-os para o propósito de abençoarem um ao outro ao invés de somente buscarem satisfação egoísta.
Uma pergunta interessante é por que Jesus não se casou? Qual seria sua resposta para essa questão? Ele sempre esteve acompanhado de mulheres ao ministrar às multidões ou mesmo ao se encontrar individualmente com uma samaritana. Mas podemos tirar algumas conclusões do fato de que Jesus não teve uma mulher como sua esposa.
A mulher perfeita

Em primeiro lugar, reconheça que não existe uma mulher perfeita. Qual é a melhor mulher de todas na Bíblia? Isso mesmo. Aquela apresentada no último capítulo de Provérbios. Agora note que ela é chamada de mulher virtuosa, não mulher perfeita. E provavelmente essa mulher ideal era imaginária ao invés de alguém real.
Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins.
Provérbios 31:10
Salomão queria saber quem a encontraria! Tudo indica que ele em toda sua riqueza e sabedoria ainda não conhecia uma mulher como essa. O texto original é um poema hebraico escrito em forma de acróstico, o que reforça o entendimento de que se trata de uma mulher imaginária e ideal.
O homem perfeito

Em segundo lugar, não existe homem perfeito, além de Jesus. Os homens têm cada um suas próprias crises, ambições e geralmente o desejo de encontrar uma mulher para ser sua parceira pela vida. E nessa busca muitos homens têm se enganado ao pensar que esse relacionamento pode ser obtido de maneira barata ou mesmo a qualquer custo.
Na verdade, o relacionamento que o homem precisa para se completar e cumprir seu propósito de vida só pode ser dado por Deus. Quando Adão vivia só, ainda que estivesse em inocência e plena comunhão com o Criador, Deus trouxe a ele Eva. Esse relacionamento que faria a experiência humana plena é um presente que só Deus pode dar ao homem.
Essa foi a minha motivação ao escolher minha esposa, ter condições de viver os planos de Deus para minha vida. Esperei o que parecia demorar muito e hoje só tenho a agradecer a Deus pelo casamento que desfrutamos há mais de dez anos. Deus é bom!
Valores e Relacionamentos

Esses dias um amigo me fez uma pergunta. Ele queria saber se aceito completamente a Rapha, sua maneira de pensar, seus hábitos e seus sonhos. Ora, em primeiro lugar sim, com certeza. Eu a amo e sou verdadeiramente grato a Deus pelo presente que ela é em minha vida. Mas isso inclui um processo de mudança para nós dois.
Eu mudei bastante desde o primeiro dia em que conheci a Rapha. Meu jeito de falar, de me vestir, de arrumar meu cabelo, etc. Até minha escrita mudou desde que comecei a escrever cartas para ela. Algumas coisas mudaram a seu pedido, outras por minha própria percepção de que ela merecia algo melhor.
E ela também ajustou muito seu jeito de ser para aquilo que combina mais conosco. Me lembro de quando ela correu toda animada para abraçar um amigo na rua. Desde então sua maneira de cumprimentar outras pessoas passou a ser mais modesta, como eu sugeri a ela. Mas muitos outros hábitos, ela simplesmente aprimorou sem minha opinião a influenciar diretamente.
Isso define um relacionamento saudável: o que for necessário é ajustado para uma comunhão mais agradável a ambos. Que lindo! O egoísmo deu lugar ao verdadeiro amor. Como em uma sinfonia, a soma resulta em algo mais belo.
Quando se trata de um casal, tudo pode ser diferente, exceto seus valores. Nesse sentido aceitar as diferenças e ajustar as crenças é possível através do caminho da comunicação saudável.
Se você mesmo não se importar em avaliar as crenças daquela pessoa, como esperar um resultado bom para esse relacionamento? E nesse sentido a Bíblia vale ouro. Tudo o que é orientado ali serve somente para o seu bem. Nenhum costume fora de época se encontra ali. Cada detalhe é uma carta de amor eterno do bom pai para você.
Quando a prática sexual antes do casamento é condenada, por exemplo, isso tem um propósito nobre. Se uma pessoa aceita essa intimidade com você antes do casamento, por que não aceitará com outro após o casamento? Da mesma maneira, uma pessoa que não honra seus pais, como honrará você, seus filhos e o nome de sua família? Aquele que mente e considera isso algo normal, porque não te enganará sempre que tiver oportunidade?
Relacionamento bem sucedido
Não estou dizendo que você deva esperar pela pessoa perfeita para um relacionamento, até porque essa não existe. O problema de muitos é superanalisar tudo. Não caia nesse erro. Mas você precisa conhecer a Palavra de Deus e considerar o que ela orienta para uma vida de temor ao Senhor se deseja um relacionamento bem sucedido.
Que o casamento seja respeitado por todos, e que os maridos e as esposas sejam fiéis um ao outro. Deus julgará os imorais e os que cometem adultério.
Hebreus 13:4
Minha conclusão é que para encontrar uma mulher excelente você precisa ser um homem excelente. Para encontrar um homem que seja um ótimo marido, você precisa ser uma ótima esposa. Não tolere qualquer tipo de imoralidade, especialmente em sua sexualidade. Abrace os princípios da Palavra de Deus e Ele te dará um relacionamento precioso que será um presente para toda a vida.
Oração: Deus, eu te agradeço por sua bondade e amor leal. Peço que o Senhor me ajude a ajustar meus valores aos seus. Me ajude a encontrar a pessoa ideal para juntos construirmos uma família bem sucedida. Eu confio no Senhor e desde já te agradeço, em nome de Jesus. Amém.
O que achou desse post? Escreva abaixo seu comentário
Comments
3 responses to “Relacionamento de casal: Como evitar uma cabeçada?”
[…] Versão em PortuguêsReading Time: 5 min […]
Realmente profundo, ajudou muito!
Bom em saber que Deus tem seus propósitos em tudo.ótima lição de vida e muito boa a visão do viver em família.e escolher a pessoa pra vivermos juntos.não existe a pessoa certa.existe aquela que irá ajustar com a palavra de Deus para nós.uaaau.God bless vou too!