arame limites boundaries

Limites: Quem está no controle de sua vida?

Limites são essenciais para uma vida bem sucedida. Sem eles, é simplesmente impossível desfrutarmos relacionamentos saudáveis e obtermos satisfação ao longo da vida. Limites nos ajudam a alcançar estabilidade emocional, amizades duradouras, prosperidade financeira entre outros benefícios. Aprenda nesse post como identificar e estabelecer limites para o bem de sua família.

Tempo de leitura: 5 min
English Version

Quem está no controle de sua vida? Quando se trata de sua agenda, suas finanças e também sua intimidade, não há outra pessoa que possa te ajudar a avançar com segurança senão você mesmo. É seu direito e responsabilidade buscar entender quais devem ser esses limites e, então, aplicá-los de maneira prática ao seu cotidiano.

Comando e controle

Me lembro, por exemplo, de quando trabalhava em uma petrolífera com destilação e tratamento de combustíveis. Altíssimas temperaturas e pressões são necessárias para obter os combustíveis que você usa diariamente. Essas variáveis precisam ser controladas para obter o produto desejado, e evitar grandes prejuízos.

Para isso, os gerentes eram os responsáveis por decidir os parâmetros, orientando sobre os volumes e especificações dos produtos a serem tratados. Podemos chamar essa responsabilidade de comando. Eles davam as instruções.

Como técnico, meu trabalho era controlar as variáveis operacionais dentro dos parâmetros pré-determinados para obtermos o resultado desejado. Minha responsabilidade ali era governar aquelas variáveis e evitar que fugissem do controle.

Veja que há uma diferença entre comando e controle. Há diferentes responsabilidades entre quem estabelece os limites e aquele que os controla. A Bíblia diz que Deus estabeleceu limites desde o princípio. Ele somente está no comando de tudo o que possamos imaginar. Sua palavra é soberana.

Estabeleceste um limite para as águas, para que nunca mais cobrissem a terra.

Salmos 104:9

Isso nos confirma que limites são importantes e necessários. Deus estabeleceu limites para as águas, para a duração da vida humana na terra, para o dia e a noite, e até para a perfeição. Deus está definitivamente no comando.

Mas você está no controle. Uma vez estabelecidos os limites, é sua responsabilidade prezar por eles. Seu extrato bancário, por exemplo, reflete exatamente sua mordomia com as finanças. A educação de seus filhos, a qualidade de seu casamento e sua própria saúde também são reflexos diretos de como você tem tratado os limites necessários à sua vida. Principalmente para você, homem.

Por sua conta e risco

Isso se torna cada vez mais desafiador pelo fato de vivermos em uma sociedade com valores deturpados. Precisamos estudar horas e gastar bastante dinheiro para fazermos uma prova e, se aprovados, obtermos o direito de dirigir um carro com habilitação. Mas sem qualquer estudo e com apenas uns trocados você pode se casar e constituir uma família.

Assuntos como finanças, sexualidade, honra nos relacionamentos e outros são motivos de crise para as famílias por dificuldade que as pessoas têm em entender o valor de limites adequados. Isso demonstra, de certa forma, uma falta de compreensão da identidade e propósito na vida de uma pessoa. Falta posicionamento, compromisso, diante das variáveis que envolvem nossas vidas.

A ajuda nesse sentido, quando você decide ouvir o que Deus tem a dizer a seu respeito e levar isso a sério. Confie em Deus de todo o seu coração, sabendo ele é bom em todo o tempo. Assim a fé o guiará às melhores decisões.

Mas, por outro lado, não negue sua responsabilidade. Assuma sua posição e cuide daquilo que Deus confiou a você. Isso é um privilégio. Você tem o direito e a responsabilidade de avançar em seus dias cheio de sucesso e prosperidade.

Direito porque você merece cuidar bem de sua própria vida e família. Vocês merecem um futuro melhor. Sabe aquela máscara de oxigênio nos aviões que, se necessário, você deve colocar primeiro em você para depois poder ajudar os outros? É bem assim. Avalie seu casamento, seu relacionamento com seus filhos, com seus líderes, amigos, parceiros de trabalho, etc. Você pode identificar áreas que pedem limites, e cuidar bem deles.

Quando dizer sim e como dizer não

E limites remetem às suas responsabilidades porque você somente tem controle sobre suas decisões. Henry Cloud diz que “limites deixam o que é bom pra dentro, e o que é mal para fora”. Ele também usa uma ótima expressão ao nos convidar a observar quando dizer sim e como dizer não para controlar a sua vida.

É melhor você evitar dizer sim para muitos convites. E diversas vezes em que precisar dizer não, tente fazê-lo de maneira a não ofender as pessoas. Mas diga não sempre que necessário. Quando se trata de decisões práticas cotidianas, há apenas 2 sentidos, sim e não.

Quando disserem ‘sim’, seja de fato sim. Quando disserem ‘não’, seja de fato não. Qualquer coisa além disso vem do maligno.”

Jesus, em Mateus 5:37

Jóias preciosas

Eu e a Rapha temos colecionado muitos “combinados” entre nós. Isso são jóias em nosso relacionamento. Nos sentimos mais seguros e tranquilos diante das decisões à medida em que estabelecemos em comum acordo limites. Um exemplo simples, desde que nos casamos há 11 anos, não damos carona para uma pessoa do sexo oposto se estivermos sozinhos. Em nenhuma hipótese. Já fui solicitado e minha resposta foi simplesmente não. Limites são “sim” ou “não”. E pronto.

Limites são responsáveis por nos garantir liberdade. Imagine, próximo de uma rua movimentada, um parque infantil sem cerca. As crianças estariam em perigo constante, sem saber até onde poderiam brincar com segurança. É o que acontece em cada área de sua vida em que você não tem limites claramente estabelecidos.

Limites não são negociáveis

Há apenas 2 coisas que não têm limites: a sabedoria e a maldade. A Bíblia diz que não há limites para se escrever livros (Ec 12:12). Também diz que aquele que tem falta de sabedoria deve pedir a Deus, e ele a dará livremente. A Bíblia é simplesmente maravilhosa e a cada dia amo mais meditar na palavra de Deus:

Tenho constatado que toda perfeição tem limite; mas não há limite para o teu mandamento.

Salmos 119:96

Mas assim quanto a sabedoria não tem limites, a maldade também não. Então, é seu papel zelar por seus limites pessoais. Cuide de proteger sua família de tudo aquilo que a ameaça. Mantenha distância de qualquer possibilidade de perigo e, especialmente, aquelas áreas em que seus familiares e amigos já tiveram problema. As estatísticas não mentem. Tenho certeza de que finanças e sexualidade merecem sua atenção para evitar grandes abismos.

Seja sincero consigo mesmo. Aceite sua fragilidade e a realidade de que sua família depende de sua coerência para com os limites necessários. Não negocie seus limites e eles lhe garantirão segurança e liberdade.

Oração: Deus, muito obrigado por sua bondade e por estabelecer limites para minha segurança e liberdade. Te peço sabedoria para discernir os limites necessários e ser coerente com eles. Sei que se eu fizer a minha parte, o Senhor certamente fará a sua para o bem de minha família, em nome de Jesus. Amém.


O que achou desse post? Escreva abaixo seu comentário




Posted

in

by

Tags:

Comments

3 responses to “Limites: Quem está no controle de sua vida?”

  1. […] Reading time: 5 minVersão em Português […]

  2. Cristina Avatar
    Cristina

    Gloria a Deus thiago que o senhor continue te dando sabedoria seus textos tem nos ajudado muito. Um abraço estamos com saudades de todos

  3. […] conceito de tempo, mas ele escolheu o tempo para se revelar à humanidade e também mostrar-nos os limites estabelecidos nesse relacionamento. Por toda a Bíblia, você verá que homens e mulheres em sua […]

Show Buttons
Hide Buttons