Este é o último post da série Dinheiro e Família, Os 10 Mandamentos para sua Gestão Financeira. Vamos fazer uma breve revisão e também analisar os 2 mandamentos restantes, que são “Seja uma boa testemunha” e Viva com satisfação”.
Tempo de leitura: 5 min
Versão em inglês
Iniciamos refletindo sobre a necessidade de uma postura ao lidar com seu dinheiro. Como mordomo, reconhecemos a verdade de que todas as coisas pertencem a Deus. Nós cuidamos e desfrutamos dos recursos que Ele nos disponibiliza.
Nesse sentido, é fundamental que você gerencie suas finanças de acordo com as regras que Deus mesmo estabeleceu. Se você fizer a sua parte, ele certamente fará a dele. Vimos a importância de pôr Deus em primeiro lugar, entregando a ele os dízimos. Assim todo seu dinheiro será consagrado a Deus.
Boa parte dessa atitude refere-se a um orçamento bem planejado e também à devida coerência para com ele. E beneficie-se dos limites que sempre existem para a proteção das suas finanças, lembrando-se sempre de viver abaixo de suas pretensões. Não queira atender todos os seus desejos. Jamais compre agora para pagar depois.
Tudo isso toma algum tempo. Mas você está no caminho certo! Vamos, então, aos 2 últimos mandamentos que encerram essa série:
Seja uma boa testemunha
‘Não darás falso testemunho contra o teu próximo.’
Êxodo 20:16
Há pessoas, familiares, amigos e vizinhos vendo como você vive, inclusive financeiramente. Você não deve tomar atitudes para que eles vejam. Sua motivação em qualquer decisão deve ser agradar a Deus, não às pessoas. Mas elas sempre verão.
E se você verdadeiramente busca agradar a Deus com sua vida e família, todos ao seu redor perceberão a realidade de uma vida coerente, responsável e cada vez mais próspera. Todos serão inspirados com sua história ao longo de anos.
Com isso não combina um belo carro na garagem se há dívidas a serem pagas, por exemplo. Ser uma boa testemunha inspira outras pessoas. Mas, na verdade, o maior beneficiado é você mesmo por viver uma vida verdadeira. Lembre-se de que Deus o abençoa para que você seja uma bênção para outros, e isso inclui você ser uma boa testemunha.
‘Tanto sabedoria como dinheiro dão proteção, mas somente a sabedoria preserva a vida.’
Eclesiastes 7:12
Viva com satisfação
Quando você vive para além de si mesmo, utilizando sua riqueza para beneficiar as pessoas ao seu redor você é verdadeiramente próspero. A verdadeira prosperidade tem tudo a ver com satisfação. Deus nos concede absolutamente tudo de que precisamos para viver plenamente. Se você tem condições de acessar este blog, você tem mais do que o necessário para descobrir e escolher uma vida de satisfação.
Mas satisfação é uma decisão, não uma condição imposta. Você escolhe estar satisfeito ao se aproximar de Deus através de Jesus. E a partir do momento em que você desenvolve esse relacionamento, você aprenderá através da Bíblia como viver de acordo com o plano de Deus para sua família. Isso inclui seus bens e riquezas.
E nesse sentido, observe que uma pessoa satisfeita não cobiça o que pertence a outros. Ela vive tão cheia de alegria ao obedecer a Palavra de Deus que não terá desejo nem tempo para a cobiça. Deus a orienta à uma vida plena de satisfação.
‘Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença”.’
Êxodo 20:17
Na verdade, a cobiça é uma inimiga para a vida de satisfação. Se você observa seu vizinho e aquilo que ele possui, e decide desejar o que ele tem ou algo parecido com o que ele tem, então você está fazendo dele o seu deus e senhor. Uma boa definição de deus é tudo aquilo que você considera antes de uma decisão.
Mas se você busca em um relacionamento pessoal com Deus e toma suas decisões de acordo com sua Palavra, então ele é verdadeiramente seu senhor e Deus.
O amor ao dinheiro
‘pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos.’
1 Timóteo 6:10
A Bíblia diz que a raiz ao dinheiro é a raiz de todos os males. Mas o dinheiro em si é neutro. Ele não é bom nem mau. Sua atitude em relação a ele é o que faz toda diferença. Por isso, escolha lidar com suas finanças à maneira de Deus, conforme sua Palavra. Decida viver de tal maneira que você seja uma bênção para todas pessoas ao seu redor. E assim você desfrutará satisfação e cada vez mais verdadeira riqueza.
‘Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”.
Hebreus 13:5
Oração: Deus, muito obrigado por suprir todas as minhas necessidades e me dar mais do que eu preciso. Entrego todo meu coração ao Senhor e minhas finanças também. Me ajude a lidar com o dinheiro de maneira que o Senhor seja honrado e muitas pessoas abençoadas através da minha vida. Peço isso e já te agradeço em nome de Jesus.
O que achou desse post? Escreva abaixo seu comentário
Comments
One response to “Dinheiro e família. Como desfrutar satisfação em uma vida de verdadeira riqueza”
[…] Seja uma boa testemunha […]