Quer saber como desenvolver o sucesso financeiro de sua família? No quarto post dessa série Dinheiro e família, Os 10 Mandamentos para sua gestão financeira veremos dois aspectos fundamentais para criar uma tradição familiar de verdadeira riqueza.
Tempo de leitura: 4 min
English Version
Seja um bom mordomo
Esse é um mandamento para nos lembrar qual é o nosso papel. Nunca esqueça que tudo pertence a Deus. Nós temos o privilégio de administrar seus recursos para o bem comum. Ele determina as regras, que são únicas e muito boas.
‘No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação. ‘
Gênesis 2:2-3
Deus criou todas as coisas em seis dias e descansou no dia seguinte. Assim também ele separou o sétimo dia da semana para nosso descanso. É curioso como curtir um dia inteiro de descanso nos empodera para termos maiores e melhores resultados. É claro que trabalhar 6 dias na semana também é fundamental, mas o Shabbat é sagrado para o renovo espiritual, emocional e físico. Tenho praticado isso há anos e reconheço que é o principal hábito para uma vida completa.
‘“Lembre-se de guardar o sábado, fazendo dele um dia santo. Você tem seis dias na semana para fazer os trabalhos habituais, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor , seu Deus… Por isso o Senhor abençoou o sábado e fez dele um dia santo.’
Êxodo 20:8-11
Tenha em mente que isso é um princípio para desenvolver o sucesso financeiro de sua família. Se você quer prosperar em sua vida, precisa trabalhar com seriedade por 6 dias e, em seguida, dedicar um dia para seu descanso.
Além disso, um bom mordomo é aquele que gasta com sabedoria, economiza diligentemente e doa generosamente. Se você entende que está cuidando dos recursos de Deus, você não desperdiçará dinheiro. Da mesma maneira não vai aceitar uma mentalidade mesquinha, desejando tudo somente para você. Generosidade e disciplina no controle de suas finanças gerarão resultados consolidados.
“O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais.”
Provérbios 13:11
Ensine seus filhos
E falando nisso, qual a melhor maneira de garantir resultados duradouros do que investir na educação de seus filhos?
Dave Ramsey, uma autoridade sobre finanças na América, diz que “pessoas com riqueza – que também têm uma compreensão saudável da riqueza – não ficam obcecadas com o dinheiro nem adoram dinheiro. Elas são, no entanto, intencionais sobre como ele é tratado e garantem que seus filhos saibam como lidar com o dinheiro. É uma tradição familiar”.
Nós já ensinamos nossos filhos sobre dinheiro. Mesmo pequenos ainda, eles iniciaram aprendendo a distinguir as moedas e notas. Em seguida, começamos a recompensar financeiramente simples tarefas como recolher o lixo da casa e limpar o chão. Assim descobrem tanto o prazer em servir quanto o valor de cada centavo.
Além disso, eles entendem também que lucro é resultado de trabalho sério. Precisam ser responsáveis para se dar bem na vida. Não precisam se preocupar com seus direitos porque esses vêm como consequência natural de sua responsabilidade. Eles aprendem trabalhando, se divertindo, perguntando e lidando de maneira prática com dinheiro.
Mostramos também a eles que dinheiro é um assunto espiritual. E ao ensiná-los a separar o dízimo, eles aplicam o conhecimento de matemática – muito importante quando tratamos de finanças – e geram o hábito de entregar a primeira parte a Deus.
Assim aprendem o mais importante para desenvolver o sucesso financeiro, que é não amar o dinheiro. Ensinamos nossos filhos a amar a Deus e cuidar com boa mordomia dos recursos que Ele generosamente dá para o bem nosso e de todos ao nosso redor.
“Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido. ”
Eclesiastes 5:10
Comece a desenvolver o sucesso financeiro de sua família
Decida hoje mesmo ajustar sua agenda, controlar melhor suas finanças e ensinar tudo o que puder aos seus filhos. Assim, ao desenvolver o sucesso financeiro de sua família você terá como resultado uma nova tradição familiar de verdadeira riqueza.
Oração: Deus, muito obrigado por sua bondade para comigo e minha família. Ensina-nos a sermos bons mordomos e um exemplo para nossos filhos. Que nossa família seja marcada pela sabedoria na administração financeira e generosidade para abençoar muitos ao nosso redor, em nome de Jesus. Amém.
O que achou desse post? Escreva abaixo seu comentário
Comments
2 responses to “Dinheiro e família. Como desenvolver o sucesso financeiro de sua família?”
[…] Reading time: 4 minVersão em Português […]
[…] Seja um bom mordomo […]