Priorize Deus Put God First

Dinheiro e Família. Priorize Deus acima de tudo em suas finanças

Dando sequência ao post anterior Dinheiro e família, Os 10 Mandamentos para sua gestão financeira vamos tratar hoje do passo inicial para a saúde financeira de sua família. Se você deseja resultados consolidados em suas finanças, priorize Deus. É o que trataremos de maneira breve e objetiva neste post.

Tempo de leitura: 4 min
English Version

Priorize Deus porque tudo pertence a Ele

‘Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem; pois foi ele quem a estabeleceu sobre os mares e a firmou sobre as águas. ‘

Salmos 24:1-2

Todas as coisas no Universo pertencem a Deus. E isso se aplica de maneira muito clara na gestão de recursos financeiros. Por isso é importante que você priorize Deus em relação a seu dinheiro.

Se você o administra bem, a cada dia mais oportunidades serão bem aproveitadas. E consequentemente mais recursos chegarão a você. Não existe outra possibilidade. Por outro lado, se você tem tratado essa questão com desprezo, independente de quanto dinheiro você ou sua família possuem, os recursos fugirão de suas mãos. Tal situação às vezes toma alguns anos para ser percebida, mas inevitavelmente se manifestará.

E isso acontece porque todos os recursos, na verdade, pertencem a Deus, e nós só podemos lidar com o que somos responsáveis. Outra observação interessante é que podemos aprender a lidar melhor com nossas finanças. Existem conceitos e hábitos que podemos desenvolver. Assim seremos capazes de desfrutarmos de mais recursos e paz em relação a esse assunto.

Priorize Deus com responsabilidade

Afinal, de que adianta ganhar muito dinheiro se você não tiver bom proveito dele, se não tiver paz, ou ainda vir sua família prejudicada pelo aumento de seus recursos? Infelizmente isso é comum e triste. Nenhum homem é tão pobre quanto aquele que tem somente dinheiro. E o propósito de Deus é que as famílias usufruam bem de todos os diversos e abundantes recursos que Ele criou.

Se você pensar por um instante, chegará à conclusão de que os recursos com os quais você trabalha foram criados por Deus. As roupas que você veste, os ingredientes de seu prato favorito, a matéria prima de seus bens, tudo vem de Deus. Até o papel do “seu” dinheiro vem dEle.

Creio que isso já seja o suficiente para entendermos que precisamos lidar com responsabilidade em relação ao dinheiro. E a Bíblia nos ensina os parâmetros dessa responsabilidade. Jesus falou mais sobre dinheiro do que sobre pecado. De Gênesis a Apocalipse esse assunto é tratado com seriedade porque ele realmente importa.

Priorize Deus com os primeiros frutos

A primeira orientação clara que a Bíblia nos dá em relação ao dinheiro é que devemos entregar a Deus a décima parte de nossos rendimentos. Isso é chamado de dízimo.

‘“Pode um homem roubar de Deus? Contudo vocês estão me roubando. E ainda perguntam: ‘Como é que te roubamos?’ Nos dízimos e nas ofertas. ‘

Malaquias 3:8

Além disso, priorize Deus com a primeira parte de seus recursos, não com o resto. Deus não aceita nem você vai querer oferecer a Ele uma sobra. A Bíblia é muito direta ao nos ensinar que devemos honrar a Deus com nossos recursos e com a primeira parte dos nossos rendimentos.

‘Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho. ‘

Sábio Salomão em Provérbios 3:9-10

Minha decisão

Eu decidi que entregaria o dízimo de tudo o que eu ganhasse como fruto do meu trabalho ou mesmo como presente. Quando tomei essa decisão, eu ainda namorava a Rapha, há 15 anos atrás. Estávamos planejando nosso casamento e pedi a Deus naquela época que pudesse entregar um dízimo inicial de 100 reais. Ou seja, eu queria um salário de 1.000 reais. Eu gostaria de mais, mas não tinha ideia de como conseguiria nem mesmo esse valor.

No ano seguinte, consegui emprego em outro estado para trabalhar em uma empresa petrolífera. E quando fui contratado o salário era cerca de 900 reais. Mas meu primeiro contracheque foi exatamente 1.080 reais. Entreguei a décima parte a Deus. E poucos anos depois, eu não tinha um salário de 1.000 reais mas um dízimo de 1.000 reais.

Troque a mentalidade de escassez pela abundância

Além disso, sei que toda pessoa que entrega a Deus seus dízimos não fica apenas nos 10%. Se você conhece alguém fiel na entrega dos dízimos, seja quem for, pode perguntar a essa pessoa quantos porcento ela entrega a Deus. E você terá uma resposta maior do que 10.

Já outras pessoas acham um verdadeiro absurdo entregar 10% de tudo o que recebem a Deus. Acham que isso é muito dinheiro. Mas ao mesmo tempo estão demonstrando que ganham pouco dinheiro, porque se ganhassem muito, o dízimo não lhes faria falta. Preste atenção, esse é o tipo de mentalidade pequena e predisposta à uma vida financeira limitada. Esse não é o plano de Deus para você e sua família.

Priorize Deus e Ele te abençoará

‘Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova”, diz o Senhor dos Exércitos, “e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las. ‘

Malaquias 3:10

O que Deus deseja para você é que Ele possa te abençoar. Ou seja, que os 90% que você terá em mãos rendam muito mais do que os 100%. Sim, isso exige um milagre e é exatamente por isso que o dízimo é o primeiro passo. Dízimo é um assunto espiritual. E bênção significa uma ação sobrenatural no mundo espiritual. Ou seja, priorize Deus e o favor dele sobre sua vida fará exponencialmente mais do que você poderia alcançar por si mesmo.

Diante do que você leu neste post, decida dar o primeiro passo. Priorize Deus em suas finanças. Reconheça que tudo vem dele. E obedeça essa orientação bíblica de entregar a uma igreja séria a décima parte de seus rendimentos. Você experimentará a bênção de Deus fazendo transbordar suas finanças. E assim você, sua família e todos ao seu redor serão enriquecidos.

‘A bênção do Senhor traz riqueza e não inclui dor alguma. ‘

Provérbios 10:22

O que achou desse post? Escreva abaixo seu comentário



Posted

in

by

Comments

2 responses to “Dinheiro e Família. Priorize Deus acima de tudo em suas finanças”

  1. […] Reading Time: 4 minVersão em Português […]

Show Buttons
Hide Buttons