Uma boa gestão financeira é necessária e fundamental para que uma família seja bem-sucedida. Em nosso post anteior Família: Origem, Desafios Contemporâneos e o Elemento Chave para seu Sucesso, citamos os principais causadores de conflitos para as famílias atualmente. Dinheiro se destaca, chamando nossa atenção para a necessidade de uma melhor compreensão sobre esse assunto. É o que tratamos de maneira breve e objetiva neste post.
Tempo de leitura: 4 min
English Version
Dinheiro Exige Postura
Existe uma relação entre o ser humano e o dinheiro. Ou você controlará seu dinheiro, ou seu dinheiro controlará você. Há necessidade de uma decisão em relação a esse assunto. Infelizmente muitas pessoas simplesmente sobrevivem, empurram com a barriga e vivem perdidas em meio à dificuldade constante com suas finanças.
Nesse sentido, nossa família já se posicionou e temos vivido verdadeiros milagres em nossas finanças há alguns anos. Vou compartilhar o mais recente com vocês. No último sábado, eu e a Rapha estávamos conversando sobre comprarmos um tablet para nossa filha Sara. No último aniversário dela, celebramos uma linda festa com seus amiguinhos, mas acabamos atrasando o presente. Isso pela primeira vez, pois presente é importante para nós. Ela tem desejado um tablet há algum tempo, especialmente para assistir desenhos pois não temos TV em nossa casa.
Porém, tínhamos disponível apenas a metade do valor necessário para comprar o tablet que desejamos dar de presente a ela. Então, eu disse à Rapha: Vamos orar e falar com Deus sobre esse assunto. Oramos imediatamente, de forma simples e rápida. Podíamos ter usado nosso cartão de crédito para comprar aquele presente. Mas isso não estava disponível em nosso orçamento e confiamos em Deus, orando e aguardando.
Fé e finanças
‘Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.’
Apóstolo Paulo em Filipenses 4:6
Na verdade, aguardamos pouco. No dia seguinte, um casal de amigos de nossa igreja nos disse que decidiram nos presentear com uma TV. Entendemos imediatamente que Deus estava respondendo nossa oração através daquele casal. Ele nos deu mais do que um tablet! A Sara ficou super feliz. Além de vermos a fidelidade de Deus e mantermos nosso orçamento em ordem, podemos compartilhar tudo isso com nossos filhos. E assim aprendemos mais uma lição juntos!
Mordomia
“Ninguém pode servir a dois senhores, pois odiará um e amará o outro; será dedicado a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro.”
Jesus em Mateus 6:24
Temos conversado com nossos filhos sobre esse assunto que chamamos mordomia. Há alguns anos nossa família não toma nenhuma decisão, nenhuma nem pequena nem grande, baseados apenas em dinheiro. Ao invés disso, entendemos que todas as coisas são de Deus, vêm de Deus e são para Deus. E nós somos mordomos, cuidamos com zelo de tudo o que Ele tem confiado a nós. Não temos medo de nos faltar algo. Na verdade, temos mais do que o necessário e sempre compartilhamos com as pessoas ao nosso redor.
10 Mandamentos para Finanças
Então, queremos te apresentar os 10 Mandamentos para Finanças, de acordo com Robert Morris, líder da Gateway Church, com quem temos aprendido muito sobre esse assunto. Vamos lá:
- Priorize Deus
- Não adore coisas materiais
- Não use o nome de Deus de maneira egoísta
- Seja um bom mordomo
- Ensine seus filhos
- Viva com um orçamento
- Viva abaixo de suas pretensões
- Não compre agora para pagar depois
- Seja uma boa testemunha
- Seja satisfeito
Pense nesses assuntos. E nos próximos posts, veremos detalhadamente cada um desses tópicos acima.
Conclusão
Decida viver como um bom mordomo e seja generoso. Assim como nossa família tem experimentado, tenho certeza de que você viverá verdadeiros milagres em sua família. O favor de Deus fará infinitamente mais do que você possa conquistar por suas próprias forças. Faça simplesmente sua parte, o que você realmente pode fazer. E Deus certamente fará muito mais em seu favor!
‘A bênção do Senhor traz riqueza e não inclui dor alguma.’
Provérbios 10:22
Oração: Deus, obrigado por cuidar sempre de minha família. O Senhor é bom e faz o que é bom. Eu creio e declaro sua provisão para cada uma de nossas necessidades. Por favor ensina-nos a sermos bons mordomos de nossas finanças, em nome de Jesus. Amém.
O que achou desse post? Escreva abaixo seu comentário
Comments
8 responses to “Dinheiro e Família. Os 10 Mandamentos para Sua Gestão Financeira”
Ótimo texto! Deus continue abençoando vocês nessa jornada e provendo-lhes o sustento!
Parabéns família Duzzi, pelos testemunhos de vida que vocês têm nos dado. Que o Senhor continue dando todas as provisões necessárias para vocês! Fico aguardando os próximos posts, todos os mandamentos são realmente importantíssimos, o primeiro e o décimo vejo como fundamentais para uma vida financeira saudável!
Obrigado pelos ensinamentos!
Um grande abraço!
Josecler
Texto ótimo! Repensar e mudarmos o que for preciso, será benção para nós.
[…] sequência ao post anterior Dinheiro e família, Os 10 Mandamentos para sua gestão financeira vamos tratar hoje do passo inicial para a saúde financeira de sua família. Esse assunto em […]
[…] é assunto espiritual. Esse post é o terceiro da Série Dinheiro e família, Os 10 Mandamentos para sua gestão financeira. Veremos que dinheiro não é apenas papel. Nem tampouco está relacionado com energias ou […]
[…] ela nos adverte que não devemos orar. Por exemplo, A Bíblia não nos instrui orarmos por nossas finanças. Ao invés disso, nos ensina a sermos ótimos gestores e generosos para consequentemente termos […]
[…] é sua responsabilidade prezar por eles. Seu extrato bancário, por exemplo, reflete exatamente sua mordomia com as finanças. A educação de seus filhos, a qualidade de seu casamento e sua própria saúde […]
[…] na loteria, fico feliz. Sei que Deus honra meu trabalho. Ele confia em minhas mãos o que posso administrar de maneira saudável para a minha família. Assim nunca perderei dinheiro apostando no acaso. […]